Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade. O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.
Outros bichos que enxergam as coisas completamente diferentes de nós são os bovinos. As vacas, aliás, não vêem o verde. Para elas, tudo está em tons de laranja e vermelho. Elas também percebem tudo de uma forma aumentada.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.
As vacas têm sentidos altamente desenvolvidos. Por terem olhos nas laterais de suas cabeças, podem ver o que está ao redor e atrás delas – elas têm um alcance visual de mais de 300° em comparação com nossos 180°.
Os bovinos possuem boa qualidade de visão, inclusive noturna, enxergando muito bem durante a noite. Diferente dos humanos, os bovinos possuem uma visão panorâmica, devido à posição de seus olhos, que afastados conseguem enxergar atrás da cabeça, adquirindo uma visão de 360 graus quase perfeita.
A ideia pronta das pessoas é que o boi não gosta da cor vermelha. Mas a verdade é que ele nem o vermelho consegue enxergar. Segundo o livro “Improving Animal Welfare”, de Temple Gardin, os bois não têm o receptor da cor vermelha na retina. Eles apenas vêem amarelo, verde, azul e tons de violeta.
Porém, os bovinos possuem uma estrutura visual chamada de “tapete lúcido”, que permite a esses animais enxergarem quatro vezes melhor que os humanos em baixa luminosidade. O seu campo de visão chega quase a 360 graus e elas são daltônicas, não sendo capazes de distinguir vermelho e verde.
Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.
A audição dos bovinos é semelhante à dos humanos, por ser muito sensível aos sons de alta frequência, possuindo uma sensibilidade de até 21000 Hz (ALGERS, 1984) A maior preocupação com barulho durante o manejo é o fato de que sons estranhos ou excessivamente altos podem assustá-los, o que impedirá a movimentação ...
As vacas alojadas individualmente em cubículos dormem aproximadamente quatro horas por dia e ficam num estado de sonolência durante cerca de oito horas. As vacas dormem mais à noite, quando o ambiente do estábulo se torna mais tranquilo, mas o sono pode ocorrer durante todo o dia.
Para o bovino, a língua é instrumento de comunicação. As lambidas liberam hormônios que relaxam. A vaca, por exemplo, lambe a cria depois do parto para mostrar carinho. O touro também lambe o ombro da vaca no cio para acalmar a fêmea e preparar para a monta.
“Durante o dia, as cobras, por exemplo, utilizam seus olhos de maneira similar aos humanos, com os cones e bastonetes. Mas esses animais só enxergam em tons de verde e azul”, exemplifica o biólogo.
Inicialmente pensava-se que era o vento ou o sol que fazia com que todos os elementos de um rebanho se voltassem para o mesmo lado ao pastarem. Mas, segundo Sabine Begall, que liderou o estudo, é possível que os campos magnéticos da Terra influenciem o comportamento desses animais.
Eles não podem chorar porque não sabem qual será o seu destino, pelo menos até alguns momentos antes da morte. Muito poucas espécies animais têm choro emocional (elefantes, por exemplo). Para a maioria dos animais, as lágrimas têm apenas uma finalidade lubrificante para o olho.
Em relação às cores, a visão diz respeito às células receptoras das cores azul, vermelho e verde. Na ausência de uma delas, como ocorre com cachorros e gatos, os animais enxergam em preto e branco. O mesmo ocorre com o boi.
Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia.
As necessidades básicas para todas as vacas são: alimentação, água, luz, ar, descanso, espaço e saúde. As vacas precisam ter espaço suficiente para comer, beber, caminhar, socializar, descansar e até mesmo se coçar. Cada vaca deve ter acesso fácil a alimento de qualidade, durante as 24 horas do dia.
Eles descansam sem perda da vigilância e provavelmente sem perda da consciência. O animal pode deitar-se com os olhos fechados, mas qualquer barulho ou movimento pode causar uma resposta imediata”, explica Aloísio Torres de Campos, Professor do Curso CPT Conforto Animal para Maior Produção de Leite.
Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.