Após uma viagem violenta, Agamemnon, sua esposa Climnestra e Cassandra se perderarm e acabam na Argólida, país de Egisto. Egisto, seduziu Clitemnestra e convidou Agamemnon para um banquete, onde este foi traiçoeiramente morto. Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho.
Ele não deu crédito a esta terrível previsão, que, irremediavelmente, veio a acontecer: Egisto, amigo e companheiro de Clitemnestra, mulher de Agamémnon, matou Agamémnon, às ordens da esposa infiel, quando do seu regresso da guerra de Troia.
Como punição os ventos no porto de Áulis pararam e Agamenon deveria sacrificar sua filha em um altar a Ártemis, para que a deusa fizesse soprar bons ventos para a partida dos exércitos gregos a Troia.
Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros. Sua mágoa não tinha limites.
O Terrível Destino de Agamemnon - Ep 1/3 - Mitologia Grega - Orestia
Quem foi o grande amor de Aquiles?
A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.
Qual foi o motivo da briga entre Aquiles e Agamenon?
A Ilíada conta a história da briga entre Agamemnon e Aquiles no ano final da guerra. Agamemnon tomou para si uma escrava atrativa e espólio de guerra, Briseis, que era de Aquiles. Aquiles, o maior guerreiro da altura, saiu da batalha por vingança, e quase custou a guerra aos gregos.
Príamo tentou atingir Neoptolemo, mas foi brutalmente morto por este. Outras lendas dizem que Príamo, louco de tristeza por ver Troia em chamas, tentou manusear suas velhas armas. Sem forças, caiu e foi decapitado por um soldado.
É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.
A morte do grande herói da Antiguidade é apresentada em várias versões, porém a mais aceita relata que ele morreu ferido no calcanhar por uma flecha certeira, poderosa e assassina, atirada pelo príncipe Páris e guiada por Apolo.
No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.
A única parte do corpo de Aquiles que permaneceu vulnerável foi seu calcanhar, pois foi segurando-o que Tétis o suspendeu para banhá-lo nas águas mágicas.
Segundo a lenda, Aquiles era praticamente invulnerável devido a um banho mágico no rio Estige, proporcionado por sua mãe, a deusa Tétis. Mas, durante o banho, Tétis segurou Aquiles pelo calcanhar, deixando-o vulnerável nesse único ponto.
De acordo com "Ilíada", Agamenon organiza guerra de vingança aos troianos devido ao filho do rei de Tróia (Páris) ter raptado Helena, sua esposa. No filme "Tróia", temos essa cena onde Páris de Tróia rapta Helena e isso gera conflitos entre os gregos e os troianos.
Aquiles amava a Briseis e ao vê-la ser retirada, é humilhado e entristecido. Segundo escreve o narrador, “Aquiles põe-se à parte, afasta-se, chorando, /Sentado junto ao mar salino-cinza, e olhava, /Ao longe, as águas cor de vinho.” (HOMERO, 349-351).
Clitemnestra trama a morte de Agamêmnon porque ele, anteriormente, sacrificara a filha de ambos para que os deuses soprassem os ventos que levariam os navios à guerra.
Assim, fingiram aceitar a derrota e entraram na cidade fortificada pelos portões da frente, com soldados em seu interior, que mataram troianos e garantiram a vitória grega na Guerra de Troia, depois de dez anos.
A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos. A decisão de Aquiles de passar seus dias em sua tenda com Pátroclo é vista por Ulisses e muitos outros gregos como o principal motivo de ansiedade em relação a Tróia.
Aquiles se irrita profundamente com Agamemnon, furioso com a ideia de que ele se deitou com ela. Quando a disputa se resolve, e Aquiles retorna à luta, Agamemnon jura a Aquiles que ele e Briseis jamais dividiram uma cama. Nos romances medievais, Briseis se torna Briseida, e é a filha de Calcas.
Porém, quando soube que o seu amigo Pátroclo, príncipe grego que se achava no cerco de Troia, havia sido morto por Heitor, quis vingar a morte do amigo, pegou de novo em armas e matou Heitor, que arrastou depois, preso pelos pés a uma carroça, em três voltas aos muros de Troia.