Para averbar imóvel já construído, que passou por um processo de reforma ou ampliação na sua infraestrutura, é necessário comparecer ao Registro de imóveis munido dos seguintes documentos: cópia do IPTU, certidão de conclusão da obra, solicitação do interessado, habite-se e outros.
Quanto custa para averbar um imóvel já construído?
O custo para averbar um imóvel pode variar de acordo com o seu estado, pois existem impostos com valores diferentes em cada um. Mas, na média, o custo pode variar de 1% a 3% do valor do imóvel, isso já incluindo todas as despesas.
O que fazer para registrar um imóvel já construído?
Nesse caso, você precisará procurar a justiça para registrar sua propriedade. O mais comum é utilizar uma ação por usucapião para regularização do imóvel. Apesar do nome difícil esse tipo de processo é bem simples: você precisa provar que mora naquele local há mais de cinco anos.
Uma casa não averbada não está apta para ser vendida por meio de financiamento bancário, além de ocorrer a desvalorização da propriedade por falta de regularização. Para averbar qualquer mudança referente à construção ou ampliação de construção, é obrigatório a apresentação de alguns documentos.
Para fazer a averbação, você deve ir ao mesmo cartório de registro de imóveis do seu bem. É necessário apresentar a documentação solicitada, que varia de acordo com o tipo de averbação que precisa ser feita.
Ainda, para venda, imóveis sem a devida averbação da construção perdem valor comercial por serem considerados irregulares. Assim, a averbação da construção interfere efetivamente no ganho de capital, o qual deverá ser declarado à receita quando for realizada a venda.
Todos estes processos aqui listados são exemplos de averbação do imóvel. Logo, imóvel não averbado é aquele que não passa por uma alteração de registro dentro do cartório responsável pelo mesmo, possuindo sua documentação não atualizada e diferente do estado atual da propriedade em questão.
O processo para se obter o habite-se de uma casa, por exemplo, e regularizar esse imóvel junto à prefeitura leva entre 12 e 18 meses, custando, em média, os honorários do arquiteto, que variam entre R$4.000 e R$10.000. Esses valores dependem do tamanho do imóvel e de especificidades dele.
Quanto custa para regularizar um imóvel já construído?
O valor para regularizar um imóvel é de aproximadamente 8% do valor da transação imobiliária. É fato que no Brasil o número de imóveis irregulares é alto e poucas pessoas se preocupar em ter a documentação do imóvel em dia.
Como tirar o habite-se de um imóvel já construído?
Primeiramente, o proprietário deve contratar um Advogado Imobiliário ou um engenheiro para verificar se a construção está em conformidade com a legislação e o Código de Obras. Em seguida, é preciso solicitar a vistoria da prefeitura ou do órgão responsável pela construção para que seja emitido o Habite-se.
Para regularizar uma construção que tenha iniciado ou terminado há mais de 5 (cinco) anos, você deve seguir os mesmos passos do processo de aferição. O reconhecimento da decadência e o abatimento dos valores é feito automaticamente pelo sistema.
Quanto um advogado cobra para regularizar um imóvel?
Na intervenção de um advogado(a) para a solução de qualquer assunto de forma extrajudicial, os honorários mínimos normalmente não serão menores de R$2.000,00. Porém, esse valor é uma estimativa e pode variar de acordo com cada regularização. Para um planejamento de custo inicial pode utilizar entre R$2 mil a R$5 mil.
O que é necessário para averbar a construção de um prédio (comercial/residencial)? Deve ser apresentado requerimento do proprietário, com firma reconhecida, indicando o número da matrícula, o endereço completo, a área construída, o valor da obra conforme índices do Sinduscon, e o valor atribuído a obra.
A diferença é que o registro de imóvel é feito para formalizar a transferência de uma propriedade de uma pessoa para a outra ou, no caso de um imóvel novo, para declarar que alguém está se tornando proprietário daquele bem. Já a averbação é feita sempre que há qualquer modificação, física ou cadastral, no imóvel.
Quanto custa uma averbação no cartório de imóveis?
A averbação com valor declarado terá o custo proporcional ao valor do imóvel, podendo variar ainda de acordo com a cidade e o tipo de registro. Para imóveis até R$265.000, o valor do serviço é de R$519,86.
Quanto tempo demora para sair a certidão averbada?
É possível também levar a ordem judicial ou escritura pública em qualquer cartório civil do Estado de São Paulo e da quase maioria dos cartórios civis do Brasil. Em 5 dias úteis a certidão já averbada estará disponível para retirada no mesmo cartório onde a ordem judicial ou a escritura pública foi apresentada.
Para averbar um imóvel, o proprietário deve reunir a documentação necessária, como plantas e projetos, e protocolar o pedido no cartório de registro de imóveis responsável pela área em que o imóvel está localizado.
É bem simples caso o dono de um imóvel queira checar os dados da averbação deste, basta ter em mãos a matrícula do imóvel. Dessa forma, na matrícula é possível pode encontrar todas as informações do imóvel, além é claro de saber se ele está averbado.
Averbar significa acrescentar informações ou eventos importantes que ocorreram após o registro inicial do imóvel. A averbação pode ser necessária quando ocorrem mudanças na propriedade, como construção, ampliação, demolição, alteração de uso ou destinação do imóvel, hipoteca, penhora, entre outros.
Para solicitar a Averbação de Construção, o proprietário deve se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo ao imóvel recém-construído. Depois, o proprietário deve ir até a prefeitura, onde o imóvel receberá um número de cadastro que garantirá a regularização completa da obra.
Sobre o valor do ato, de qualquer natureza, será cobrado 30% sobre o emolumento referente ao valor do registro do imóvel, também estipulado pela 1ª Circunscrição de Goiânia. Já para o ato sem valor declarado, será cobrado o valor de R$ 54,68 por averbação (valor referente ao procedimento mais taxas cartoriais extras).
Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado. Cada prefeitura pode guardar o documento em um órgão específico, mas, normalmente, os documentos ficam armazenados na Diretoria de Controle Urbano.