Resumo sobre concentração comum É expressa em g/L (gramas por litro). É calculada pela fórmula C = m/v, em que m é a massa em gramas da substância de interesse (soluto) e v é o volume em litros da solução.
Qual a concentração em g/l de uma solução resultante da dissolução de 50g de NaCl?
Qual a concentração em g/l de uma solução resultante da dissolução de 50g de NaCl para um volume final de 200ml? Portanto, a concentração da solução resultante é de 250 g/L.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades. No entanto, se você quiser expressar essa relação em porcentagem em massa (τ%), basta multiplicar o resultado por 100%. Não pare agora...
Veja: 1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).
Basicamente basta multiplicar a largura, o comprimento e a profundidade da piscina. Por exemplo, se sua piscina possui 5 metros de largura, 10 metros de comprimento e 1,5 metros de profundidade, o cálculo ficaria assim: 5m x 10m x 1,5m = 75 metros cúbicos.
Para calcular a cubagem de uma mercadoria, você precisa seguir a seguinte fórmula: Comprimento x Altura x Largura. Por exemplo, a cubagem de uma caixa com as seguintes medidas: altura de 80 centímetros, largura de 60 centímetros e comprimento de 90 centímetros, ficaria: 0,90m x 0,80m x 0,60m = 0,432m³.
O volume de uma porção do fluido num tubo pode ser escrito como V = A d , onde é a área da seção transversal do fluido e é a largura desta porção de fluido, veja o diagrama abaixo.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.
A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro). Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução. Observe um exemplo de exercício em que se utiliza essa grandeza: “Um adulto possui, em média, 5 L de sangue dissolvidos na concentração de 5,8 g/L.
Quantos gramas de ácido cloridrico são necessários para preparar 2,5l de solução aquosa do ácido com concentração de 12 g/l?
Quantos gramas de ácido clorídrico são necessários para preparar 2,5 l de solução arqueirosa do ácido com concentração de 12 gramas por litro. Portanto, são necessários 30 gramas de ácido clorídrico para preparar 2,5 litros de solução aquosa com concentração de 12 gramas por litro.