Como por exemplo, a área de um terreno de 8 metros de comprimento e 6 metros de largura é de 48 metros quadrados (8 x 6 = 48 m²). Sendo assim, não há como transformar metro linear em metro quadrado, pois o primeiro envolve apenas uma dimensão, enquanto que o segundo envolve duas dimensões. Gostou da resposta?
O cálculo do metro linear pode ser feito basicamente com uma trena, fita métrica ou régua. Basta medir a distância de uma ponta a outra da parede, de todos os lados do cômodo e somar no final, ou seja, se são 4 paredes, você vai medir horizontalmente cada uma delas e somar no final.
É uma unidade de medida do sistema internacional de medidas. Um metro linear corresponde à circunferência da terra dividida por 40 milhões. O metro linear é representado pela letra “eme” minúscula, colocada logo após os algarismos. É a unidade fundamental para calcular a extensão de objetos e distâncias.
Qual a diferença entre o metro linear e o metro quadrado?
Medidas a metro quadrado são utilizadas na hora de calcular a quantidade de revestimentos para piso ou paredes, por exemplo, já que é importante preencher todo o espaço. O rodapé, por sua vez, é calculado em metro linear, que é usado para medidas em linha.
As unidades de medidas agrárias mais utilizadas são o hectare, alqueire, tarefa e linha, sendo as três últimas unidades correspondentes a medidas tradicionais, que variam de acordo com a região. No Pará um alqueire corresponde a 16 linhas ou 48.400 m², cada tarefa corresponde a uma linha ou 3.025m² (BARROS, 2013).
O metro linear é utilizado para medidas em linha. Esta medida serve, por exemplo, para medir um muro ou um alicerce de uma casa. Por exemplo, uma parece que tem 7 metros de comprimento, mede 7 metros lineares. Atenção, que esta medida apenas serve para medir elementos retos.
Como por exemplo, a área de um terreno de 8 metros de comprimento e 6 metros de largura é de 48 metros quadrados (8 x 6 = 48 m²). Sendo assim, não há como transformar metro linear em metro quadrado, pois o primeiro envolve apenas uma dimensão, enquanto que o segundo envolve duas dimensões.
Documentos amontoados ou empacotados: multiplicar a Altura (A) pela Largura (L) e pelo Comprimento (C) para obter o volume de documentos em metros cúbicos e multiplicar esse total por 12 (doze) para efetuar a conversão para metros lineares.
Como calcular o metro quadrado? O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.
Com as medidas em mãos, o próximo passo é utilizar a fórmula simples para calcular o metro quadrado. Basta multiplicar o comprimento pela largura da área. A fórmula é: área (m2) = comprimento (m) × largura (m).
Multiplique a largura do varão ou trilho pelo fator de franzimento. Exemplo: Cortina no varão que vai cobrir uma parede de largura 3,50m (tamanho do varão) usando um tecido de 3 ou 2,80m de largura. Se for tecido leve, para uma cortina com franzimento padrão: 3,50m x 2.6 = 9,10m de tecido (consumo).
Suponha que você vá comprar chapas de granito do tipo Amarelo Icarai que mede 1,80 x 3,00 m. Então vamos aos cálculos: multiplique a largura e o comprimento da chapa o resultado será a medida em M². Agora multiplique pelo valor do m² investido.
Para a documentação empacotada, amarrada ou amontoada utilizar-se-á a metragem cúbica, ou seja: comprimento X altura X largura das pilhas de documentos. Para conversão em metros lineares, multiplique o resultado obtido em m³ por 12.
Portanto, já vimos que um metro corresponde a 100 centímetros, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 100 para converter centímetros em metros.
Imagine um quadro no formato A5, com 15 cm de largura por 20 cm de altura. A sua metragem linear — representada pelo seu perímetro — equivale à soma dos seus quatro lados, ou seja 70 cm.
Da mesma forma, um A4 pode conter duas folhas A5 sem distorção ou desperdício. O tamanho do papel obedece o sistema métrico, uma folha A0 tem 1m² portanto para obter 1m² precisamos de duas folhas A1 ou quatro A2, oito A3, dezesseis A4, e assim por diante.
O cálculo do metro linear pode ser feito basicamente com fita métrica, fita métrica ou régua. Basta medir a distância de uma extremidade à outra da parede, em todos os lados da sala e adicionar ao final, ou seja, se houver 4 paredes, meça cada parede horizontalmente e adicione-a ao final.
Ao que equivale 100 metros quadrados? A medida de 100 m² pode ser um norte em alguns projetos. Se você está se perguntando ao que equivale esse número, saiba que ele representa uma área de 10 m de comprimento por 10 m de largura, formando um quadrado de 10 x 10 m.
Basta medir a largura e comprimento do espaço e multiplicar essas medidas para obter a área total em metros quadrados. Por exemplo, se um cômodo tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área total será de 20 metros quadrados.
No seu exercício, a largura é de 1 m, se são 10.000 metros quadrados, pois ao dividir a área pela largura, aqui 10000/1 resulta nos 10.000 m lineares (1 Km linear). Se a largura fosse de 2 m, o cálculo seria 10.000/2 = 5.000 metros lineares.
São quatro passos necessários para calcular a fórmula do metro quadrado. Basicamente, deve-se multiplicar a largura pelo comprimento. Por exemplo: se uma sala tem um piso de 4 metros de largura por 6 de comprimento, a área resultante será de 24 metros quadrados.