As figuras poligonais que dão forma a área lateral de um cubo são quatro quadrados, logo, não há novas regras e fórmulas. Por isso, a área lateral do cubo será quatro vezes a área de um quadrado.
O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. Ouça o texto abaixo! O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados. Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.
Então, para encontrar o comprimento da aresta, que é um lado, precisamos tirar a raiz de ambos os lados dessa equação. No lado esquerdo, a raiz cúbica cancela o cubo. E então a raiz cúbica de 64 é quatro e a raiz cúbica de centímetros cúbicos seria centímetros.
Área da base do cubo = a², pois é a área da face inferior do cubo. Área lateral do cubo = 4a², pois é a área das 4 faces laterais do cubo. Área total do cubo = 6a², pois é a área das 6 faces do cubo.
A área lateral de um prisma deve ser calculado a partir da soma das áreas de suas faces laterais. Tendo como exemplo um prisma reto, ou seja, todas as áreas das faces laterais congruentes, a fórmula da área lateral é: A1 = n . a, sendo “n” o número de lados e “a” face lateral.
Você precisa apenas multiplicar a largura pelo comprimento da área. Por exemplo: o espaço tem 7 m de comprimento e 4 m de largura. Então, multiplicando 7 m x 4 m, tem-se 28 m².
Em uma observação rápida é possível notar que o cubo possui seis faces: um quadrado na parte de cima, um quadrado na parte de baixo e quatro quadrados nas laterais. As divisões entre esses quadrados formam as 12 arestas: quatro na face de cima, quatro na de baixo e quatro localizadas nas faces verticais.
O volume do cubo é calculado elevando a medida da aresta ao cubo. O volume do cubo é o cubo da medida da sua aresta, logo, para calculá-lo, utilizamos a fórmula V=a3. O cubo pode ser conhecido também como hexaedro regular por possuir todas as suas arestas com a mesma medida.
Quando você eleva a 3, está multiplicando o número por ele mesmo três vezes. Então, 5 vezes 3, você já viu antes, é 15. Mas, 5 ao cubo, 5 vezes ele mesmo três vezes, é igual a 5 vezes 5, que é 25.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.
As figuras poligonais que dão forma a área lateral de um cubo são quatro quadrados, logo, não há novas regras e fórmulas. Por isso, a área lateral do cubo será quatro vezes a área de um quadrado.
Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).