Nebulizações: A inalação de uma névoa fina de soro fisiológico ou medicamento pode ajudar a afinar o muco, desobstruir as vias aéreas e aliviar a congestão nasal.
O vapor pode ajudar a soltar o muco nas vias aéreas. Então, deixar seu gato no banheiro quando você toma banho pode ajudá-lo a respirar mais facilmente. Colocar umidificadores para seu gato também é uma opção!
O que fazer para desobstruir o canal urinário do gato?
Os gatos que exibem sinais de doença do trato urinário inferior devem ser examinados por um médico veterinário o mais breve possível. Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal.
Utilizam-se seringas estéreis e solução fisiológica morna. O médico veterinário deve continuar com esse processo até que a urina saia translúcida e sem sedimentos. Dependendo da situação em que o paciente se encontra, a sonda uretral deve ser mantida por até 3 dias.
Basta ligar o chuveiro no quente e manter a porta do banheiro fechada. Coloque o gato lá dentro por alguns minutos, mas, claro, fique com ele. Limpe frequentemente o focinho do gato, usando um algodão umedecido em água morna ou soro. Mas se atente para que a água não esteja muito quente, pois pode machucar o gato.
-Levar o gato junto para o banheiro na hora do banho. O vapor pode ajudar a desobstruir. -Lavagem nasal com soro fisiológico usando um pipeta ou um seringa de 1ml. Lave uma narina por vez.
Resumo. A obstrução uretral é uma emergência urológica grave, comum em felinos e que pode ser fatal caso o fluxo urinário não seja reestabelecido dentro de 24 a 48 horas.
Nos casos iniciais, o veterinário pode recomendar manejo nutricional com alimento coadjuvante, para auxiliar na dissolução dos cristais na urina; é fundamental estimular o gato a ingerir mais água, com alimento úmido e água limpa e fresca de fácil acesso.
Outro sinal de que algo não vai bem é observar se a urina apresenta sangue ou se o gato lambe os órgãos genitais excessivamente. “A principal recomendação é incentivar o gato a tomar água, a ingestão adequada de água dilui a urina e evita a formação dos cálculos”, afirma a médica veterinária, Bárbara Benitez.
Após o tratamento é importante cuidar do gato para evitar novas infecções. O veterinário pode recomendar uma alimentação específica com pouca concentração de cálcio e outros nutrientes que, em excesso, podem ser prejudiciais para o trato urinário. Ele também pode orientar receitas caseiras.
Nebulizações: A inalação de uma névoa fina de soro fisiológico ou medicamento pode ajudar a afinar o muco, desobstruir as vias aéreas e aliviar a congestão nasal.
Os casos de rinotraqueíte e asma felina também tem a mesma indicação. O inalador correto a ser utilizado é o ultrassónico pois produz uma vaporização de melhor qualidade.
Feche a boca do gato e sopre jatos curtos e rápidos de ar nas suas narinas, dando tempo para o ar sair antes de soprar de novo (4-5 segundos). Você pode usar a mão para fazer um caminho e evitar que o ar escape. Sinta se o peito do gato sobe e desce com o ar.
De acordo com o grau de comprometimento da obstrução, pode ser necessário a introdução cuidadosa de sonda uretral para a descompressão da bexiga e, em seguida, a lavagem vesical para retirada dos tampões e cristais. Gatos com histórico de urólitos, devem ser observados e monitorados, necessitando de exames periódicos.
O Homeo Pet Fusfelis é um medicamento homeopático indicado para a prevenção e tratamento da urolitíase felina e da doença do trato urinário inferior felino (DTUIF) – também conhecida como síndrome urológica felina (FUS – Feline Urinary Syndrome).
Ela é igualzinha ao órgão humano: quando está cheia, dá vontade de urinar. Então, tem como saber se a bexiga do gato está cheia: apalpe a barriga do bichano, bem entre coxas. Se você sentir um caroço do tamanho de uma bola de golfe ou um pouco maior que isso, é porque ela está “carregada”.
Em alguns casos, o veterinário pode prescrever remédio para gato com nariz entupido, e realizar lavagens com soro fisiológico também pode ser indicado. Siga rigorosamente as orientações do profissional.
No local da urina, polvilhe um pouco de bicarbonato. Em seguida, umedeça a área com uma solução de quatro partes de água e uma parte de detergente comum. Espere secar; Quando a superfície estiver seca, escove a área suavemente com uma escova de roupas.
Encoste os dedos fazendo uma leve pressão para cima no ponto abaixo das bochechas, no meio do rosto e solte em seguida; Faça um movimento de rotação com os dedos posicionados na parte inferior das fossas nasais, repetindo por no mínimo 10 vezes.
O ressonar dos gatos é frequentemente acompanhado por outros sintomas. Então, se há inflamação, um dos sintomas associados são as descargas nasais viscosas. Isto além do típico estridor, ou seja, o ruído respiratório devido ao facto de as vias respiratórias estarem restringidas.
Se seu pet está com o nariz entupido e espirrando, isso pode ser um sinal de alergia. Pólen, comidas e ácaros são possíveis causas de irritação no nariz do seu melhor amigo peludo.