O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
A luz branca é composta pelas mesmas cores que o arco-íris. Depois da chuva, muitas vezes vemos no céu um bonito arco-íris, que resulta do facto de algumas gotas de água que as nuvens formam decomporem a luz branca que por elas atravessa, da mesma maneira que o prisma de Newton.
Quando vemos a luz emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas. Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida.
A luz branca é capaz de ser decomposta em todas as cores presentes no espectro de luz visível. A velocidade da luz branca varia de acordo com o meio no qual ela se propaga. A velocidade da luz branca no vácuo é de 299.792.458 m/s.
LUZ BRANCA PARA TIRAR FOTOS / ⬜ 1 HORA LUZ BRANCA - LUZ FRIA ⬜
O que a luz branca pode causar?
Alteração no Ciclo Biológico:
Tanto em humanos quanto em animais, a exposição excessiva à luz branca à noite pode interromper o ciclo circadiano, responsável pela regulação do sono e de outros processos biológicos. Isso pode levar a distúrbios do sono, impactando negativamente a saúde física e mental.
Geralmente indica que a pessoa está tendo uma boa noite de sono. Esse fenômeno tem sido associado a uma série de coisas diferentes, como a mente em paz. Ver uma luz branca é sinal de dom espiritual. Você tem uma boa capacidade de sensitividade ou até mesmo de mediunidade.
As lâmpadas com luz branca, possuem um efeito bastante estimulante, sendo assim, geralmente são recomendadas para ambientes de trabalho que demandam alta concentração, como consultórios, clínicas, farmácias e hospitais. Esse tipo de iluminação também pode ser usado para destacar a limpeza do local.
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.
O que acontece quando a luz branca atravessa uma gota de água?
A formação do arco-íris ocorre quando uma luz branca é interceptada por uma gotícula de água. Quando ocorre a interceptação uma parte da luz solar é refratada para dentro da gota, refletida em seu interior e refratada novamente para fora da gota, formando o espectro de cores.
Basta usar três cores, ditas primárias: o vermelho, o azul e o verde. Projetando, sobre uma tela branca, feixes de luz com essas três cores primárias, observamos que a soma delas, no centro, é branca. A soma do vermelho com o verde é o amarelo e assim por diante.
A luz que mais se aproxima da normal é a violeta; em seguida são as cores: anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha. As cores que formam a luz branca são chamadas de espectro da luz.
Agora, quando um objeto possui cor branca é porque ele reflete todas as cores que incidem sobre ele. Assim, podemos dizer que a luz proveniente do Sol, e que chega até a Terra, é uma soma de todas as cores. Conhecemos esse conjunto de cores como sendo a emissão de luz branca.
R: A luz branco frio não esfria o ambiente, ela é assim chamada devido a sua tonalidade de cor se aproximar dos tons frios, como o azul, branco, etc. A Luz branco frio é mais clara que a luz branco quente? R: A percepção visual é de que o ambiente fica mais claro, porém na pratica isto não ocorre.
Por esses fatores, cada uma delas é usada para finalidades diferentes em um ambiente. No caso, a luz amarela gera maior conforto e aconchego aos ambientes, sendo uma alternativa para iluminar salas de estar, jantar ou quartos. Já a luz branca, você entende quando e por que usar no próximo tópico.
A luz branca, também conhecida como luz fria, é indicada para ambientes que exigem mais foco e atenção. É importante mencionar que a temperatura da luz não quer dizer que ela vai esfriar (ou esquentar) literalmente o ambiente, e sim sobre a temperatura da cor.
O que significa ver uma luz branca com os olhos fechados?
Em geral, fotopsia não representa nenhum problema grave. Entretanto, como já dito anteriormente, em determinadas situações, ela pode ser sinal para alguma doença ocular como uma retina descolada.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
A luz branca entra no interior dessas gotículas e sofre refração, em seguida, sofre uma reflexão interna total, sendo, por fim, refratada novamente para o ar. O caminho tomado pela luz no interior da gotícula é longo o suficiente para que se observe o desvio angular entre as diferentes frequências da luz branca.
Um dos principais problemas associados à luz branca é a perturbação do sono. Como mencionado anteriormente, a luz branca contém uma grande quantidade de luz azul, que pode interromper a produção de melatonina – um hormônio importante que ajuda a regular o sono e a vigília.
A luz branca é um fenômeno óptico que ocorre quando todas as cores do espectro visível estão presentes em uma única fonte de luz. Ela é composta por uma combinação de diferentes comprimentos de onda, que são responsáveis por criar as cores que vemos no dia a dia.