Os próprios alemães estão entre os primeiros a admitir que aprender alemão não é fácil. Gênero neutro, conjugação verbal, pronúncia do R, verbos trennbar, formas acusativas e dativas... Definitivamente muitos são os desafios para quem está desejando falar a língua de Goethe.
Nem todo mundo sabe, mas aprender alemão pode ser mais desafiador para um brasileiro que para um americano. Isso acontece porque o alemão, assim como o inglês, é uma língua de origem germânica, enquanto o português é um idioma de origem latina.
ALEMÃO vs. INGLÊS: Qual é Mais Difícil? (Gabriel Poliglota)
Qual é o idioma mais difícil do mundo?
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Vale ter em mente, então, que são necessários, aproximadamente, 7,5 meses de estudos com dedicação de, no mínimo, 3,5 horas por dia ao conteúdo da língua alemã. Além disso, é necessário estudar 7 dias por semana para atingir esta meta!
Uma das principais dificuldades relatadas por estudantes brasileiros ao aprender alemão é a pronúncia. Assim como outras línguas, não estamos acostumados com algumas pronúncias. O R, o TH, o ICH, Ü, possuem pronúncias que não conhecemos, pois não há em língua portuguesa.
A resposta é “Sim”. Conheço brasileiros e pessoas de outras nacionalidades que não têm tempo ou disposição para aprender o alemão e que decidiram tocar suas vidas apenas falando inglês após virem morar aqui. Mas estou falando de Munique, que é uma cidade cosmopolita.
A mais longa palavra que já foi incorporada no dicionário alemão é a 'Kraftfahrzeughaftpflichtversicherung', que significa 'seguro obrigatório de automóvel'.
Alemanha (em alemão: Deutschland), oficialmente República Federal da Alemanha (em alemão: Bundesrepublik Deutschland, AFI: [ˈbʊndəsʁepuˌblik ˈdɔʏtʃlant] ouça), é um país localizado na Europa Central.
Hallo (Olá): É um cumprimento mais informal e pode ser usado em qualquer situação. Exemplo: Hallo, wie geht es dir? (Olá, como você está?) Grüß Gott (Deus te saúde): É uma saudação muito comum no sul da Alemanha e na Áustria. Exemplo: Grüß Gott, schön dich zu sehen (Deus te saúde, bom te ver).
Bitte schön (“de nada”): se alguém disser “Danke schön”, responda automaticamente com “Bitte schön.” Desta forma, você responde com um “de nada” no mesmo nível de gentileza do “obrigado”. Bitte sehr” é outra forma de dizer “de nada”, em resposta a “Danke sehr”.
A palavra kein é utilizada para negar substantivos com artigo indefinido ou nenhum artigo. As terminações de kein no singular são idênticas às terminações do artigo indefinido ein. Essa regra também se aplica ao acusativo: No caso de substantivos no plural sem artigo, a palavra keine é usada para a negação.
Por que é difícil falar alemão? De fato, isso se dá por uma união de questões. Por exemplo, o fato de não termos muito contato com o idioma e o fato de a língua germânica ser completamente diferente das línguas de origem latina, com as quais estamos mais habituados.
Com isso, foi visto que a língua alemã está na categoria 2 de dificuldade. Isso quer dizer que são necessárias 30 semanas – 750 horas de aula – para a boa assimilação do idioma.
Mesmo que seja iniciante, você certamente pode começar a aprender um idioma por conta própria. E agora você tem todas as ferramentas necessárias para aprimorar suas habilidades e aproveitar ao máximo seus estudos do idioma alemão.