“女性” (jossei) é composta pelos kanjis “女” (mulher) e “性” (sexo/gênero), literalmente significando “gênero feminino”. “女” (onna) é um kanji único que representa mulher e é amplamente utilizado em contextos diários.
Significa “menina” e pode ser usado para se referir a uma filha de maneira informal. Exemplo: “彼女の女の子はかわいいですね。” (Kanojo no onnanoko wa kawaii desu ne.)
Quando se chama alguém pelo seu nome em japonês, acrescenta-se o título honorífico SAN depois do nome. Quando se fala com meninas, pode-se acrescentar CHAN depois do nome.
A palavra “女性” (jossei) é a forma mais comum e formal para dizer mulher em japonês. “女” (onna) é mais informal e pode ser usado em contextos mais casuais.
O sufixo 君(kun) denota informalidade e é o correspondente masculino do chan. Costuma ser usado com o primeiro nome ou algum apelido. É geralmente usado por pessoas superiores na hierarquia. Usa-se com homens, normalmente mais novos.
Chan. Usado para crianças e meninas como forma de tratamento íntima e informal. É como um diminutivo carinhoso, e por isso também é utilizado entre um casal de namorados, amigas próximas ou até mesmo com animais pequenos, como cães e gatos.
A SAMA (S.A. Minerações Associadas) é uma indústria de amianto localizada em Minaçu, em Goiás, no Brasil. A empresa extrai o amianto crisotila, denominado Crisotila Canabrava.
San é um título honorífico bastante utilizado na língua japonesa, que significa “senhor” ou “senhora” na tradução literal para o português. O sufixo san, assim como as outras formas de tratamento em japonês, deve ser utilizado após o nome próprio de determinado indivíduo.
Em primeiro lugar, como você realmente diz ''olá'' e ''oi'' em japonês? Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.
Alguns nomes japoneses femininos populares incluem Sakura, Hana, Yui, Aiko, Yumi, Rina, Nao, Mio, Haruka, Emi, Yuka, Misaki, Ayumi, Riko, Asuka, Sora, Miyu, Yuna, Ai, Kaede, Yuri e muitos outros. Esses nomes são apreciados por sua beleza, significado profundo e conexão com a cultura japonesa.
Talvez o nome seja estranho, mas você já deve ter ouvido um "san", "chan" ou "kun" dito logo depois do nome ou sobrenome de alguém. Esses termos são exatamente os sufixos de tratamento, que podem ser chamados também de Títulos Honoríficos.
Shi (romanização do hiragana し ou katakana シ) é um dos kana japoneses que representam um mora. No sistema moderno da ordem alfabética japonesa (Gojūon), ele ocupa a 12.ª posição do alfabeto, entre Sa e Su.
Senpai não é equivalente a crush (do inglês, "esmagar"), e sim um pronome para tratar alguém mais experiente (veterano), enquanto kōhai não possui uma tradução certa, mas de um modo geral tem um significado equivalente a “calouro”, embora não implique uma relação tão forte quanto significa no Ocidente.
Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
Shihan (師範) é um título normalmente usado em artes marciais. A palavra significa mestre ou modelo. Cada arte ou organização tem requerimentos diferentes para o uso deste título, mas em geral é uma graduação muito alta, que leva décadas para ser atingida.
De forma simples, senpai 先輩 significa “veterano”, enquanto kōhai 後輩 significa “novato”. Senpai se refere a alguém que está acima na hierarquia e vale para a escola, trabalho, clube esportivo ou organização. Eles devem atuar como mentores dos kōhai e assumir a responsabilidade por eles.
愛” (ai) é a tradução de 'amor' em japonês. Explore o uso desse e outros termos e expanda seu vocabulário afetivo no idioma! A palavra amor em japonês se diz “愛” (ai).