As expressões “Axé” e “Amém” representam tradições religiosas distintas, mas igualmente válidas. Enquanto “Axé” é uma saudação nas religiões de matriz africana, “Amém” é comumente associado ao cristianismo. Ambas refletem valores essenciais para aqueles que as utilizam, como positividade, fé e conexão espiritual.
No Zen-Budismo, "gassho" (ou "gasshô") é um cumprimento que expressa respeito e reverência. É chamado de "mudra" ou gesto em que colocamos as mãos juntas, palma com palma em frente ao peito. 🙏 O "gassho" é parecido com o "namastê" utilizado na ioga, que significa: “O sagrado em mim reconhece o sagrado em você”.
Amém, ámen ou âmen (hebraico אָמֵן, grego ἀμήν, árabe آمِينَ) é um termo encontrado pela primeira vez na Bíblia hebraica e subsequentemente no Novo Testamento que indica uma afirmação ou adesão com que se concluem muitas orações nas grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
No meio espírita, talvez para evitar o uso de uma palavra claramente vinculada à liturgia cristã, o Codificador do Espiritismo propôs, em lugar do vocábulo “Amém”, a frase “Assim seja”, primeiramente na edição de agosto de 1864 da Revista Espírita, quando fez ali referência à Oração Dominical.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
🕉OM ou AUM = AMÉM🕉 é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas(livros sagrados) e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Deus Todo Poderoso. É o som da Explosão Cósmica e a semente que "fecunda" os outros mantras.
Namaste ou namaskar vem do sânscrito que significa “O Deus em mim saúda o Deus em você”. É a forma mais popular de cumprimentar na Índia. Essa expressão tem origem na crença de que todos são essencialmente divinos, cabe apenas a cada um despertar essa divindade latente.
Assim, o Amém é uma assinatura vocal. Ao dizê-la, o ouvinte torna-se assinante de um convênio. Coloca o seu nome no final de uma página, dizendo, com efeito: Estes são os meus pensamentos; eu darei apoio a eles. Na adoração dos hebreus, a palavra era usada para confirmar a oração e para sublinhar a solene promessa.
✅Amém é uma interjeição litúrgica hebraica de concordância, de afirmação. Foi mantido em sua forma no grego e latim. Usamos até hoje essa palavra em nossos cultos e orações! Embora alguns considerem até como um acrônimo (como alguns judeus o fazem), não tem nada a ver com o uso primário e textual na Bíblia Hebraica.
kum]) é uma expressão de cumprimento/saudação utilizada por muçulmanos; sendo um encurtamento da frase completa As-salāmu ʿalaykum wa-raḥmatu llāhi wa-barakātuhu (em árabe: ٱلسَّلَامُ عَلَيْكُمْ وَرَحْمَةُ ٱللَّٰهِ وَبَرَكَاتُهُ) traduzido como "Que a paz esteja sobre ti, assim como a misericórdia e as bênçãos de Deus" ...
A Bíblia não faz referência direta ao termo "axé", pois é uma palavra de origem africana. No entanto, é possível encontrar princípios e ensinamentos que podem ser relacionados à ideia de "axé", como a valorização da espiritualidade, a busca pela conexão com o divino e a importância da fé e da prática religiosa.
Quando rezamos o “Pai-Nosso”, ao dizer o “AMÉM”, significa que encerramos a oração. Na Santa Missa, após rezar toda a oração, não devemos finalizá-la, porque ela ainda não foi terminada. Toda a resposta que o sacerdote dá, que inicia com: “Livrai-nos de todos os males, ó Pai.....”, ainda faz parte da oração.
Pronunciar esta palavra é proclamar que se tem por verdadeiro o que se acaba de dizer, com o objetivo de ratificar uma proposição, unir-se a ela ou a uma oração. Por isso, expressar em forma grupal no âmbito do serviço divino ou ofício religioso também significa “estar de acordo” com o que foi dito.
Em hebraico, a palavra “amém” está ligada à mesma raiz da palavra “crer”. Essa raiz exprime a solidez, a confiabilidade e fidelidade. Assim, compreendemos por que o “amém” pode ser dito da fidelidade de Deus para conosco e de nossa confiança n'Ele. No profeta Isaías encontramos a expressão “Deus de verdade”.