Como era a higiene na era medieval?
Devido à falta de banhos regulares, a nobreza e a alta classe social recorriam ao uso excessivo de perfumes e aromas fortes para mascarar os odores corporais. A higiene oral era praticamente inexistente. As pessoas limpavam os dentes com panos. O resultado eram problemas dentários graves e mau hálito generalizado.Como se tomava banho na Idade Média?
A História mostra que o banho na Idade Média era praticamente nulo. Além da precariedade dos sistemas de higiene, o novo comportamento religioso apresentava a prática como um ato desonroso e impuro. Para Vigarello, a água do banho é insinuante e perturbadora, porque supõe o toque com o corpo.Como eram os banheiros na Idade Média?
Os sanitários medievais ou latrinas, na época chamados privada, constituíam, de modo geral, um assunto tosco. Mas em um castelo onde já havia um pouco mais de conforto, certamente que isto exigiu mais esforço arquitetônico do que o investido em outros elementos da construção.Como era a higiene pessoal e urbana nas cidades medievais?
As pessoas tomavam banho, lavavam os cabelos e os dentes diariamente, em muitos casos. As epidemias de peste bubónica a partir de finais do Medievo também reforçaram a ligação que já se fazia entre a higiene e a saúde - apesar do declínio dos banhos públicos em inícios do século XVI, como veremos na segunda parte.Como era a higiene feminina na ERA VITORIANA | Século 19
Como era a higiene bucal na Idade Média?
A população medieval tinha por hábito esfregar os dentes e as gengivas com panos de linho ásperos. Pastas caseiras como a feita da junção de sal com sálvia moída eram comuns. Além de limpar os dentes, essas pastas colocadas nos panos contribuíam para o branqueamento dental e para um hálito fresco.Como era a higiene antes do papel higiênico?
Antes, mas muito antes de surgir o papel higiênico, as pessoas usaram uma grande variedade de materiais naturais para a higiene anal: lascas de madeira, conchas, peles de animais, feno, folhas, areia e, óbvio, a água de rios e lagos.Quantas vezes as pessoas tomavam banho na Idade Média?
Por essa época, a Igreja tratava imundície como um sinal de sacrifício e dizia que banhos eram lascivos, sensuais, e um hábito de judeus e islâmicos. Monges, dependendo da ordem, tomavam banho duas vezes por ano.Como os antigos faziam suas necessidades?
Antigamente, não havia privadas e nem sistema de esgoto — a maioria das pessoas fazia suas necessidades ao ar livre, entre árvores e arbustos, ou usava penicos.O que era proibido na Idade Média?
Muitas leis da Idade Média buscavam restringir o consumo excessivo de comida e bebida — das pessoas mais pobres, é claro. Por isso, em 1336, uma lei foi promulgada para proibir que as pessoas recebessem mais do que dois pratos de comida durante uma refeição.Como era a higiene na época de Jesus?
A imundície era generalizada, porque lixo e dejetos eram despejados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas elas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos _ que despejavam pela janela, não raro sobre a cabeça de alguém.Como eram tratadas as doenças na Idade Média?
O auxílio aos doentes era o mesmo dado aos pobres, alocados em diversos albergues ou casas-de-Deus, regidos por religiosos, onde se focava menos no trato do corpo e sim na purificação e preparação para o Além.Como as pessoas tomavam banho sem a existência de chuveiro?
Na Antiguidade, a ausência de redes encanadas e esgotos era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização do banho. Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados.Como os medievais tomavam banho?
Agora, quando o inverno acabava e o acesso às casas de banho ficava mais fácil, a galera fazia a festa mesmo. Só havia um outro pequeno problema nisso aí: os medievais tomavam banhos peladões: mulheres e homens nos mesmos lugares. Aí, imagine: eles ficavam limpos, mas saíam “imundos”.Qual rainha tomou dois banhos na vida?
Na época da rainha Vitória, o palácio de Buckingham não tinha nenhum local especial para tomar banho… Na França, o rei Louis XV tomou somente dois banhos em toda sua vida, um no dia do seu casamento e outro durante um certo evento nacional.Como os romanos se limpavam no banheiro?
Mas arqueólogos e antropólogos fizeram muito trabalho sujo e interessante ao documentarem como as pessoas se limpavam em outras culturas no passado. Na Roma antiga, aqueles que faziam suas necessidades em uma latrina pública possivelmente usavam um tersorium para se limpar.Como era a higiene íntima na Idade Média?
A limpeza íntima era feita com folhas de sabugo de milho – ou com a mão mesmo.Quando não existia papel higiênico?
No caso dos gregos, eles recorriam ao uso das mãos ou pedaços de rochas para se limpar. Os mais chiques ainda usavam folhas de alho-poró. Na Idade Média, o hábito de se limpar não era uma prioridade. Eles simplesmente usavam o que estava à mão: feno, folhas de árvores ou o canto de suas roupas.O que as pessoas usavam como papel higiênico?
Papel higiênico foi desprezado por alguns norte-americanosEntre os séculos 16 e 17, os colonos e os nativos americanos utilizavam espigas de milho como papel higiênico. Embora também haja evidências de outros materiais orgânicos como musgo, folhas e cascas, parece que havia certa preferência pelas espigas de milho.
De quem herdamos o costume de tomar banho?
O costume de tomar banhos diários também foi herdado dos povos indígenas, algo que era estranho aos portugueses durante o período do Brasil colônia.Como era a higiene dos índios?
O legado indígena para os brasileirosTodos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.