Como eram as navegações antigamente?

Extremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios, mas também de ataques piratas, doenças e choques com nativos dos locais visitados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Como eram feitas as viagens no passado?

Passada toda a agitação que cercava o cotidiano do navio diurnamente, os tripulantes se recolhiam à noite para buscar algum descanso no porão do navio. Nesse momento, marujos, soldados, cargas e animais se misturavam na insalubridade de um lugar nada confortável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Como funcionavam as grandes navegações?

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Como eram as viagens marítimas?

As viagens marítimas duravam meses e representavam desafios aos navegadores como, por exemplo, as adversidades climáticas. Portugal e Espanha foram países pioneiros e se tornaram grandes potências na realização das expansões comerciais por vias marítimas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

Como era o dia a dia das embarcações portuguesas?

Piolhos, ratos e baratas completavam o cenário. O cheiro, contam as crônicas da época, era repugnante. O trabalho da tripulação – levantar e baixar velas, vigiar o horizonte, bombear água do porão, pescar, vigiar o tempo, sol e estrelas – era dividido em turnos, em geral de quatro horas. Dormia-se pouco, portanto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aventurasnahistoria.com.br

As Grandes Navegações e a Era dos Descobrimentos

Como eram as embarcações antigamente?

Embarcação de bordos altos e casco arredondado com castelos de proa e popa, surgiu na metade do século XVI, armada de três mastros com velas redondas, quadrangular no mastro de ré e gurupés de velas latinas. As maiores naus podiam atingir 65 metros de comprimento, 20 de largura e deslocar 5.000 toneladas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em naufragiosdobrasil.com.br

Quanto tempo durava uma viagem de navio antigamente?

Os porões tinham pouca ventilação, eram muito escuros e úmidos e vinham quase sempre superlotados. No início, a travessia era feita em navios a vela, e levava cerca de 60 dias para ser concluída. Com os navios a vapor, a viagem passou a demorar entre 20 e 30 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pesquisaitaliana.com.br

Como era a higiene das Grandes Navegações?

O padrão era usar a mesma roupa durante todo o percurso, que durava meses. "Quando possível, todos se perfumavam e incensavam o ambiente, na tentativa de controlar o mau cheiro emanado dos corpos e da sujeira", diz Gurgel. Surgiam, assim, pragas de piolhos, percevejos e pulgas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

Como era ir ao banheiro nas Grandes Navegações?

Juntamente com a tripulação, existia a presença de ratos e baratas, sempre comprometendo a qualidade dos alimentos. Outro fator que contribuía para a falta de higiene era a ausência de banheiros na embarcação – geralmente os tripulantes faziam suas necessidades em recipientes e as lançavam ao mar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

Quanto tempo duravam as viagens das Grandes Navegações?

Primeira viagem de circum-navegação realizada pela Marinha do Brasil durou 430 dias e percorreu 35.044 milhas náuticas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marinha.mil.br

Como eram os navios na época das Grandes Navegações?

As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular). Eram barcos fáceis de conduzir e controlar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bbc.com

Por que os portugueses tinham tanto medo do mar?

Afirmava-se que os oceanos possuíam grandes monstros marinhos, que atacariam as embarcações. Além disso, eles acreditavam que ao Sul os mares eram tão quentes que ferviam, colocando os navegantes em risco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Como era uma nau?

Já as naus tinham várias cobertas (conveses abaixo do convés principal) e três mastros. Por serem mais ágeis e terem capacidade de navegar em ventos vindos de um maior leque de direções do que seria possível com as naus, as caravelas eram as embarcações por excelência para os descobrimentos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

Como se viajava antigamente?

Os súditos podiam circular nelas desde que portassem diploma (espécie de passaporte) e viajavam mais de 60 quilômetros por dia em cavalos ou veículos de tração animal como a birota, que tinha duas rodas e levava duas pessoas, e a raeda, para grandes grupos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Como as pessoas viajavam em 1960?

As aeronaves tinham mais espaço entre as poltronas e para bagagens de mão, proporcionando mais conforto durante a viagem. Nas viagens de longa distância as empresas ofereciam refeições completas e bebidas como vinho e uísque. O jantar era servido em pratos de porcelana e o vinho, em taça de cristal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em catracalivre.com.br

Como as pessoas viajavam antes do avião?

Os oito passageiros viajavam em bancos de madeira e vime e, por conta do alto barulho dos motores, mal conseguiam conversar entre eles. A temperatura também era alta a bordo, e a forma de se refrescar era abrir as janelas do avião.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.fab.mil.br

Como os navegadores dormiam?

À noite, os marinheiros dormiam ao relento, sobre o convés mesmo, em camas de palha ou oleados molhados. Os porões abaixo iam cheios de mercadoria de troca para o Samorim na Índia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gazetadopovo.com.br

O que os navegadores comiam durante as viagens?

Normalmente, o que se comia era biscoitos de trigo e centeio, geralmente mofados devido à má conservação, bem como cheirando à xixi de ratos, meio comido pelas baratas e gorgulhos (carunchos). Havia também carne salgada. Os capitães e comandantes embarcavam alguns animais, como galinhas, cabras, e porcos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Como era a vida das pessoas nas Grandes Navegações?

Não era nada fácil...

Extremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios, mas também de ataques piratas, doenças e choques com nativos dos locais visitados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Como os navegadores faziam suas necessidades?

Os passageiros mais ricos faziam suas necessidades em penicos, que, depois, eram despejados no mar por seus encarregados, geralmente crianças.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clickideia.com.br

O que os marinheiros costumavam comer durante as viagens?

Contudo, observa-se que os principais produtos da dieta a bordo, seja nos portos ou durante as viagens, eram proteínas, como a carne, ou carboidratos, como pão, biscoitos, arroz, batata e açúcar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais eram as doenças mais comuns nas viagens marítimas durante as grandes navegações?

Gengivas inflamadas, feridas nas mucosas e na pele, dificuldade para respirar e fraqueza. Esses sintomas, comuns entre os marinheiros na época das grandes navegações, indicavam a ocorrência de escorbuto, doença nutricional provocada pela falta de vitamina C que pode levar à morte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

Onde os tripulantes dormiam?

O espaço destinado ao descanso dos tripulantes é chamado de SARCÓFAGO (exatamente, igual aos que eram colocados os egípcios após a morte), e tem este nome peculiar por não ter janelas e ser um espaço estreito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ceabbrasil.com.br

Como os navios navegavam antigamente?

O navio tem agulha, não bússola. A origem é antiga. As primitivas peças imantadas, para governo do navio, eram, na realidade, agulhas de ferro, que flutuavam em azeite, acondicionadas em tubos, com uma secção de bambu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marinha.mil.br

Porque Cabral veio ao Brasil?

“A expedição de Cabral tinha como objetivo retornar às Índias e estabelecer acordos comerciais locais. No trajeto e com receio de perder seus territórios nas Américas, a esquadra desembarca no Brasil, tomando posse oficial das terras nas Américas pertencentes a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bbc.com