Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Ventilação adequada. Deixe as janelas e portas sempre abertas para passagem de ar, porém, feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
- Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.
Além de todas as outras qualidades, as abelhas também são vistas como símbolos de abundância e prosperidade. A colmeia é uma comunidade organizada e bem sucedida, com cada abelha cumprindo sua função específica para garantir a prosperidade da colônia como um todo.
Triture o alho e a cebola; • Em um recipiente repleto com 5 litros de água, adicione a cebola e o alho picados. 2° Passo: coar a mistura. Coe o material espremendo a mistura em um pano fino para que se aproveite somente a parte líquida. 3° Passo: adição do restante da água.
É no final de julho, em agosto e setembro quando surgem mais relatos destas pretensas fugas de enxames das colmeias. Alguns números podem elucidar o fenómeno do “desaparecimento súbito” de abelhas. Nesta altura do ano, entre julho e setembro, morrem de velhice cerca de 1000-2000 abelhas/dia.
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
Eles preferem construir colmeias em espaços apertados, do tamanho de uma mochila grande, geralmente dentro de espaços rastejantes, paredes e sótãos. Uma vez estabelecidos em um local confortável, podem permanecer ali indefinidamente, construindo colmeias e produzindo mel.
O que fazer quando tem um enxame de abelhas na minha casa?
“Seja em um enxame, com abelhas migratórias (em deslocamento), ou em uma colmeia (abrigo construído em um local fixo), a primeira dica de segurança é se afastar do local e acionar o Corpo de Bombeiros. Nós fazemos a vistoria e o extermínio do inseto.
– Estresse: Quando uma abelha se sente estressada, ela pode se tornar agressiva e atacar. – Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo.
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.
acetato e citronellal repeliram completamente tanto as abelhas africanizadas quanto as Xylocopa, não devendo ser utilizado em cultivos comerciais. O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
“Apenas uma pessoa especializada no assunto deve tentar retirar esses insetos, caso contrário ela pode ser atacada ou causar um incêndio. Acionar sempre o Corpo de Bombeiros, que irá ao local e resolverá a situação”, finaliza.