Como deve ser a estrutura de um resumo?
Do ponto de vista estrutural, o resumo segue a composição básica de boa parte dos gêneros textuais. Em outras palavras, ele possui introdução, com a apresentação do tema; desenvolvimento, com as principais ideias; e conclusão, com o fechamento do texto.Como se escreve um resumo?
Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos
- Fazer uma leitura atenta. ...
- Marcar partes importantes. ...
- Anotar comentários. ...
- Pensar em correlações. ...
- Organizar as informações. ...
- Escrever com as próprias palavras. ...
- Fazer listas ou tópicos. ...
- Ler novamente.
Como começar um resumo exemplo?
O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.Como fazer a introdução de um resumo?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.Como fazer um RESUMO. [Prof. Noslen]
Como fazer um resumo passo a passo?
8 dicas de como fazer um resumo eficiente
- Faça marcações. ...
- Anotações pós-estudo. ...
- Explique aquilo que aprendeu. ...
- Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. ...
- Se preferir, faça um mapa mental. ...
- Se concentre e escreva o resumo. ...
- Priorize a realização das etapas a mão.
Que palavras usar para iniciar uma introdução?
Frases para iniciar uma introdução
- “Hoje em dia…”
- “Muito se discute a importância de…”
- “Atualmente…”
- “Nos últimos anos…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Muitos sabem…”
- “Muitos têm conhecimento de…”
- “Ao analisar…”
Quais as melhores Palavras para iniciar um resumo?
Confira algumas opções:
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Quais Palavras usar em resumo?
Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.Como saber quais são as Palavras chaves de um resumo?
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.Como fazer um resumo bom e rápido?
8 dicas de como fazer um resumo eficiente
- Faça marcações. ...
- Anotações pós-estudo. ...
- Explique aquilo que aprendeu. ...
- Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. ...
- Se preferir, faça um mapa mental. ...
- Se concentre e escreva o resumo. ...
- Priorize a realização das etapas a mão.
O que é um resumo exemplo?
O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.Quais são os três tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.O que não deve conter no resumo?
Não deve consistir de um amontoado de sentenças desconexas, cada uma referindo-se a um tópico. O resumo não deve conter citações bibliográficas, tabelas, quadros, esquemas.O que é um resumo deve conter?
Quanto ao conteúdo, um resumo deve conter, obrigatoriamente: objetivo geral do artigo; o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos); a descrição básica da metodologia; e os principais resultados.Quantas linhas devem conter um resumo?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.Como começar o primeiro desenvolvimento?
Desenvolvimento 1 (D1)Em conjunto a isso, deve aparecer também a reafirmação da tese. Tecnicamente, o D1 ocupa um espaço de 7 a 8 linhas e, no mínimo, 3 períodos. Ademais, por iniciar com um conector, ele tem, ao menos, 3 conectores.
Como iniciar uma boa conclusão?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Que palavras usar na conclusão?
Palavras de Conclusão
- Acima de tudo;
- Afinal;
- Assim;
- Como resultado;
- Definitivamente;
- Dessa forma;
- Desse modo;
- Em conclusão;
Quantas linhas tem que ter uma introdução?
Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.Como escrever a introdução perfeita?
Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.O que é uma introdução exemplo?
A introdução é a primeira parte do texto e tem como objetivo apresentar o tema que será abordado e capturar a atenção do leitor. Ela pode ser utilizada em diferentes tipos de texto, como redações, artigos, trabalhos acadêmicos, entre outros.Quais os 7 passos para fazer um resumo?
7 passos para escrever um resumo profissional
- #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
- #2. Determine o público-alvo. ...
- #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
- #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
- #5. Adapte-se ao cargo. ...
- #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
- #7. Revise e edite.