Para criar uma boa premissa, precismos levantar gatilhos que sejam verdadeiros suficientes para gerar uma oscilação de comportamentos e situações padrão. Uma boa premissa precisa ser capaz de regimentar uma espécie de lei que comandará toda a história.
As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Definição de Termo: Premissa. Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto.
As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.
COMO ESCREVER PREMISSA - A DIFERENÇA ENTRE PREMISSA E LOGLINE
Como identificar premissa?
Uma premissa é um juízo, ou uma afirmação, que dá início ao movimento argumentativo por raciocínio lógico e é usada para reforçar determinada conclusão. Assim, a premissa é uma observação, afirmação ou constatação quase que incontestável que pode funcionar como um argumento.
Se premissas verdadeiras garantem uma conclusão verdadeira, então o argumento é válido. Formulação alternativa da definição. Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa. premissas IMPLICAM sua conclusão.
Uma premissa é uma afirmação considerada verdadeira ou aceita como verdadeira, embora possa não ser comprovada de forma definitiva. Ela é utilizada para estabelecer uma base lógica ou fundamentar um raciocínio.
A premissa é uma afirmação ou proposição que serve como base para uma argumentação ou uma conclusão. Em uma argumentação, as premissas são as proposições que se apresentam como verdadeiras ou aceitáveis, e são usadas para chegar a uma conclusão.
- Indicadores de premissa: pois, desde que, como, porque, assumindo que, visto que, admitindo que, isto é verdade porque, a razão é que, em vista de, como consequência de, como mostrado pelo fato que, dado que, sabendo-se que, supondo que, etc.
Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.
Quando falamos de premissas de um projeto falamos de pressupostos que devem ser considerados e tratados como verdadeiros. A partir do momento que nos propomos a elaborar um projeto, existem alguns pontos que são incertos e/ou que dependem de outras partes, que não estão sob nosso controle, para que se concretizem.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
Uma falsa premissa é uma afirmação que parece verdadeira à primeira vista, mas é incorreta ou enganosa, levando a conclusões erradas. Exemplo: Falsa premissa: “Todas as crianças são fisicamente fortes.” Premissa: “Cebolinha é criança.”
A premissa de um texto como um livro, filme ou roteiro é entendida como a motivação inicial de uma história. Segundo Robert McKee, a premissa “raramente é uma afirmação completa. Geralmente, é uma questão aberta: o que aconteceria se…?”.
1. [ Retórica ] Cada uma das duas proposições de um silogismo (a maior e a menor), das quais se infere ou se tira a conclusão. 2. Ponto de partida para a organização de um raciocínio ou de uma argumentação.
Primeira premissa: chamada de premissa maior, funciona como uma afirmação geral. É constituída pelo termo maior e o termo médio. Segunda premissa: definida como premissa menor, é uma afirmação específica. Inclui o termo médio e o termo menor.
Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão. Para que o argumento seja válido, não basta que a conclusão seja verdadeira. É preciso que as premissas e a conclusão estejam relacionadas corretamente.
Se houver uma premissa particular, isto significa que pelo menos um dos termos (maior ou menor) foi tomado particularmente. Isto é assim porque, pela 4ª Regra, o termo médio deve ser tomado universalmente ao menos uma vez.