Atualmente, essa unidade de medida é definida por um objeto: um quilograma é a massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio fabricado em Londres que é guardado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em um cofre na França desde 1889.
A definição atual para 1 kg é a massa de um “protótipo” físico fabricado em 1889 e guardado em um cofre do Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês) BIPM, apelidado “Le Grand K” (“O Grande K”) .
São Paulo - Em 1889, a medida exata do quilograma foi definida como sendo o peso de um cilindro metálico constituído de platina-irídio, denominado de "Protótipo Internacional de Quilograma". Nesta semana, passou a valer um acordo firmado por cientistas de mais de 60 países para alterar a forma como o quilo é medido.
Desde 1889, um cilindro composto de uma mistura dos metais irídio e platina — conhecido como Le Grand K (O Grande K, em francês) — era a representação concreta do que seria 1 quilo (1 kg).
Pode ser difícil de acreditar, mas era um cilindro com 130 anos, guardado numa cave em França, que definia o que é "um quilograma". Em 1889, surgiu a necessidade de concretizar fisicamente esta medida, num formato mais simples de reproduzir.
O Rei Luís XVI, da França, criou um peso padronizado para impedir que comerciantes enganassem os consumidores. O peso equivalia a um litro de água mantido a zero graus Celsius.
Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
Nós já estamos acostumados a desde sempre sabermos que 1Kg é 1Kg, ou que essa unidade de medida pode ser representada pelo o somatório de 1.000 g (mil gramas), ou 1.000.000 mg (um milhão de miligramas) ou até mesmo 1.000.000.000 µg (um bilhão de microgramas) e assim por diante, mas é sobre essa última unidade de medida ...
A unidade de massa quilograma, cuja abreviatura é kg, foi definida como a massa de um cilindro de platina iridiada, depositado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, nos arredores de Paris. Esse padrão de massa foi feito em 1887 e nunca sofreu alteração.
Atualmente, essa unidade de medida é definida por um objeto: um quilograma é a massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio fabricado em Londres que é guardado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em um cofre na França desde 1889.
O quilo é formado no intestino delgado após o quimo sofrer as ações das substâncias lançadas nesse órgão. Nesse local, o quimo é modificado pelo suco entérico, pelo suco pancreático e pela bile.
A definição estabelecida até ontem remonta ao reinado de Luís XVI, na França. Na época, o rei decidiu criar uma definição oficial do quilo para impedir que comerciantes enganassem clientes quando eles pesavam mercadorias. Essa primeira medição foi equivalente a um litro de água congelada a zero graus Celsius.
Sua definição científica tinha por base a massa de um decímetro cúbico de água destilada, no vácuo, no seu ponto de congelação. A palavra também vinha do grego, significando “peso pequeno”. O mesmo sistema decimal foi definido para se pesar derivados, como o centigrama e o quilograma.
Atualmente, há uma definição muito simples: é a massa de um pedaço de liga de platina-irídio que está guardado na Secretaria Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, na França, desde 1889. É o chamado protótipo internacional do quilograma, também conhecido como Le Grand K.
O novo padrão vigora a partir desta segunda-feira, 20, Dia Mundial da Metrologia. O quilograma passa a ser definido pela constante de Planck, representada pela letra “h”, que relaciona a energia de um fóton com a sua frequência.
Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg. No entanto, um litro de outra substância pode não ter o mesmo peso em quilos que a água. Vamos usar agora o chumbo, esse material tem uma densidade de 11,2. Para sabermos quantos litros tem o chumbo deveremos dividir o quilo pela densidade.
Adaptando o conceito do matemático, o grupo chegou a seguinte conclusão: um metro seria o equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Equador e o Polo Norte. A escolha dos dois pontos não foi arbitrária, representava algo natural e imutável – isto é, que para sempre representaria o mesmo valor.
Quantos litros de água equivalem a 1 kg? 1 quilograma de água pura é igual a 1 litro ao atingir sua densidade máxima de 1 kg/l, à temperatura de 39,2 °F ou 4 °C. Para temperaturas mais altas, 1 kg de água é um pouco maior que 1 litro. Por exemplo, 1 kg de água equivale a cerca de 1,002 litros em temperatura ambiente.