Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico. Exemplos: Na2O (Óxido de sódio), BaO (Óxido de bário). Óxidos ácidos: são formados por ametais e apresentam caráter covalente.
Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio, e o outro elemento participante pode ser tanto um metal quanto um ametal. Dessa forma, eles podem ser formados por ligações iônicas (mais fortes) e covalentes (mais fracas).
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo.
Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Ouça o texto abaixo! Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.
Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico. Exemplos: Na2O (Óxido de sódio), BaO (Óxido de bário). Óxidos ácidos: são formados por ametais e apresentam caráter covalente.
Os hidróxidos são considerados eficazes quando utilizados como precursores dos óxidos, devido a sua versatilidade e propriedades estruturais (LI et al., 2015). Os óxidos são compostos binários formados essencialmente por oxigênio e outro elemento menos eletronegativo.
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor com forte odor pungente, muito irritante quando em contato com superfícies úmidas, pois se transforma em trióxido de enxofre (SO3) e passa rapidamente a ácido sulfúrico (H2SO4), que é bastante solúvel em água.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
Os sais são formados por um cátion diferente do íon H+ e um ânion distinto do íon OH-. Os sais são formados na reação entre um ácido e uma base. Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio e um outro cátion. Hidretos, carbetos e sulfetos são outras classificações para compostos inorgânicos.
Os óxidos duplos ou mistos são aqueles que se comportam como se fossem formados por dois óxidos de um mesmo elemento químico. Por exemplo, o Fe3O4 é formado pelos óxidos de ferro FeO e Fe2O3. Esse óxido é conhecido como magnetita e é utilizado no ímã natural.
Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Os óxidos apresentam a fórmula geral ExOy, em que “E” é um elemento qualquer (com exceção do flúor, pois esse é mais eletronegativo que o oxigênio) e “O” é, obviamente, o oxigênio.
O ácido sulfúrico é um líquido claro, incolor e inodoro que apresenta aspecto oleoso em condições normais de temperatura e pressão. É um potente ácido inorgânico, altamente corrosivo para compostos orgânicos e abrasivo para a maioria dos metais.
Se a primeira parte (X) for o H (hidrogênio), a substância é um ácido. Se a segunda parte (Y) for o grupo OH (hidroxila), a substância é uma base. Se a segunda parte (Y) for exclusivamente o O (oxigênio), a substância é um óxido.
Hidróxidos, popularmente chamados de bases de Arrhenius, são compostos inorgânicos formados a partir da ligação de um cátion e um grupamento hidroxila (OH-). Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-.
As principais funções inorgânicas são os ácidos, as base, os óxidos e os sais. Esses compostos pertencem à Química Inorgânica e não possuem o elemento carbono disposto em cadeias. Confira abaixo as principais característica de cada uma delas: Ácidos: o primeiro elemento do composto é um hidrogênio.
Ácido – substância que libera íons H+ (prótons), quando dissolvida em água. Base - substância que libera íons – OH (hidróxido), quando dissolvida em água.