Sêmen na coloração vermelha e rosa ou amarelo-esverdeada podem indicar infecções no aparelho reprodutor masculino, como orquite (dos testículos), epididimite (dos epidídimos) e prostatite (da próstata).
A presença de hematospermia no sêmen pode causar alguns sintomas como por exemplo: dor ao urinar, dor na área testicular, aumento da temperatura na região genitália e dor durante a relação sexual, são sinais de alerta que também devem ser investigados.
Em muitos casos, a infecção é assintomática. Em outros casos, pode apresentar: sangue na urina e/ou no sêmen; maior frequência da vontade de urinar; secreção pela uretra; disúria, que é a dificuldade para urinar que pode ser acompanhada de dor; dor na relação sexual e/ou ejaculação; coceira; e/ou febre e mal-estar.
O sêmen normal e saudável tem um aspeto esbranquiçado e viscoso, que vai se tornando mais líquido depois de ser ejaculado. Caso o homem esteja sem ejacular alguns dias, a cor do sêmen pode variar ligeiramente, podendo ficar mais amarelado.
A cor do sêmen saudável varia entre o transparente e o branco opalescente (leitoso ou nacarado), conforme o período de abstinência sexual. Mas essa coloração pode apresentar alterações perceptíveis quando há algum problema no aparelho reprodutor masculino.
O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.
O sêmen caracteristicamente normal é cinza-esbranquiçado, tendo uma textura gelatinosa e pegajosa. Ele é dessa cor devido à sua composição que, além das células reprodutivas (os espermatozoides), também conta com uma ampla variedade de minerais, proteínas, entre outras substâncias químicas.
O esperma tem um cheiro bem característico, que lembra amônia, água sanitária ou mesmo cloro. Isso acontece porque a maior parte do sêmen é formado por substâncias alcalinas (ou seja, que estão acima do valor 7 na escala de pH).
Dificuldade em conseguir ou manter uma ereção e a baixa contagem de espermatozóides, são os principais sintomas que o homem é infértil. Nesse caso, uma análise de sêmen pode ser usada para medir o número e a qualidade dos espermatozóides no sêmen de um homem.
As principais causas da redução do volume de sêmen ejaculado são: Obstrução do duto ejaculatório, que pode ser causada por infecção da próstata ou das vesículas seminais; Ejaculação retrógrada, condição na qual o sêmen é ejaculado para trás (em direção da bexiga).
A cor do líquido seminal deve ser branca opalescente. Amostras translúcidas podem apresentar baixas concentrações espermáticas e outras colorações encontradas frequentemente, como rósea, amarronzada ou esverdeada, podem indicar presença de células sanguíneas ou infecções.
Isso inclui desequilíbrios hormonais, inflamação ou infecção da próstata ou uretra, e condições médicas como diabetes, hipertensão e doenças da tireoide.
Uso excessivo de álcool: reduz o teor de zinco no sêmen e esse mineral é importante para a formação do espermatozoide. Em homens com alcoolismo crônico verificou-se redução da concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides.
Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher. Por isso, mesmo que a relação sexual aconteça cinco dias antes da ovulação, a mulher terá chances de engravidar, uma vez que os espermatozoides poderão permanecer vivos durante todo esse período e fertilizar o óvulo.
Quanto tempo demora para produzir sêmen nos testículos?
Todo o processo da espermatogênese dura cerca de 64 dias nos testículos e mais 12 dias nos epidídimos para concluir o amadurecimento dos gametas. Eles ficam nos epidídimos até o homem ser estimulado sexualmente e, com os líquidos seminais, formam o sêmen, que é eliminado com a ejaculação.
Quais doenças que podem deixar o homem estéril? Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.
Qual a probabilidade de um homem Esteril ter filho?
Em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada a fatores masculinos. Com esses dados, pode ser discutido se homem com problema de fertilidade pode engravidar. Entretanto, a fertilidade masculina depende não apenas da produção, como também da qualidade e do transporte dos espermatozoides.
Alguns casos de infertilidade masculina de origem genética, em que há um hipodesenvolvimento do aparelho reprodutivo, principalmente por falta de testosterona, é possível realizar um tratamento hormonal de longo prazo, com suplementação de testosterona.
O homem sente algo quando ejacula?” O homem normalmente sente uma plenitude repentina nos órgãos genitais internos antes da ejaculação, indicando que o sêmen preencheu a parte interna da uretra. Essa sensação é acompanhada por contrações musculares que também podem ser identificadas.
A análise seminal é uma parte importante da avaliação da saúde reprodutiva masculina. A cor do sêmen saudável deve ser esbranquiçada ou acinzentada, mas a presença de cor amarelada, marrom ou vermelho, pode indicar problemas de saúde que afetam a fertilidade masculina.
Quando o homem ejacula muito rápido o que pode ser?
A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitas coisas podem estar relacionadas com a presença desta alteração. A história das relações sexuais anteriores, o uso de medicamentos, o comportamento ansioso e transtornos como depressão podem estar relacionados com a ejaculação precoce.