1) Não se pode medir os níveis naturais de lítio no organismo com exames laboratoriais comuns. 2) Os valores que o laboratório informa como normais (chamados valores de referência) são na verdade o valor sanguíneo ideal que se deve atingir ao usar o lítio como medicamento.
No nível terapêutico a dosagem de Lítio deve permanecer enter 0,8 e 1,2 mEg/L. Abaixo do valor mínimo, de 0,8 mEq/L, o Lítio não tem efeito terapêutico. Acima do valor máximo, de 1,2 mEq/L podem ocorrer sintomas de intoxicação por Lítio.
A primeira dose de 900 mg eleva os níveis sangüíneos de lítio a um valor terapêutico em torno de 0,8 mEq/L, o qual fica abaixo (0,4 mEq/L) dos níveis efetivos em 6 horas (Vismari et al., 2002).
Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa. Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos.
A medida do lítio pode ser pedida pelo clínico ou por um especialista em saúde mental. Posso fazer o exame em casa? Não. É necessário equipamento especializado para o exame.
Quando é preciso fazer o exame de lítio? | Dra Inês Gullich Responde
Como dosar o lítio?
Não há dose padrão de lítio, mas a dosagem do paciente deve ser determinada individualmente com base em seus níveis séricos. A dose inicial é tipicamente entre 450 e 600 mg de carbonato de lítio por dia, onde 450 mg de carbonato de lítio correspondem a 12,2 mmol de lítio puro.
Jejum: Jejum obrigatório de 8 horas. Recomenda-se a coleta 12 horas após a administração do medicamento. Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco . Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
A litemia (dosagem de lítio) que se usa exclusivamente para regular a dosagem de um remédio chamado carbonato de lítio . Este exame NÃO serve para dar diagnóstico de transtorno bipolar. Qualquer pessoa que faça este exame sem tomar a medicação terá dosagem 0.0, tendo ou não transtorno bipolar.
Se pararem de tomar o lítio, quase com toda a certeza, voltam a ter, de novo, frequentes episódios. A doença Bipolar já não estará controlada. Contudo algumas pessoas com doença Bipolar têm episódios raros de mania e/ou depressão, algumas vezes com anos de intervalo.
A dose de lítio deve ser diminuída pela metade caso haja febre acima de 38 ºC, desidratação ou diarreia. O lítio também deve ser tomado com cuidado redobrado quando é usado simultaneamente medicamentos que podem diminuir a excreção renal da substância ou aumentar os efeitos tóxicos do composto.
Níveis terapêuticos de lítio compreendem entre 0,6 a 1,2, mas, para a maioria dos casos, é suficiente de 0,6 a 0,8. Por sua litemia ter o valor de 0,2, provavelmente seu psiquiatra fará ajuste na dose do lítio, aumentando 1 ou 2cps ao dia. No entanto, isso irá depender de sua tolerabilidade e da própria conduta dele.
Regimes alimentares pobres em sódio podem alterar o efeito do remédio. Outra recomendação é sobre o consumo de cafeína. As bebidas com essa substância devem ser evitadas, dado o seu potencial de promover a desidratação.
Qual é a dosagem ideal de lítio para quem é bipolar?
Transtorno bipolar: Mania Aguda: 600 mg a cada 8 horas (para litemias entre 0,8 e 1,4 mEq/L). Fase de Manutenção: 300 mg 3 ou 4 vezes ao dia, totalizando 900 a 1200 mg/dia (para litemias de 0,6 a 1,2 mEq/L).
Pode chegar a ataxia, hipertonia muscular, fasciculações, hiperreflexia importante, nistagmo, paresias, paralisias e movimentos coreoatetóicos. As intoxicações mais avançadas podem apresentar convulsões, espasticidade, turvação de consciência e coma.
Este valor está abaixo do valor terapêutico para certos transtornos mas somente o médico que esta lhe acompanhando neste momento pode lhe orientar. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o lítio são tontura, tremor nas mãos, sede excessiva, náusea, vômito, diarreia, ganho de peso, aumento do tamanho da tireoide, urina excessiva ou perda involuntária de urina.
O estabilizador de humor ele age no sistema nervoso centrar, fazendo com que o indivíduo tenha uma melhora significativa. O medicamento controla no processo de ciclagem entre os episódios.
O lítio diminui crises maníacas e depressivas, bem como a frequência e intensidade das mesmas, além de auxiliar em episódios de crises suicidas. É o único fármaco com efeito anti-suicídio comprovado.
A meia-vida de eliminação após uma única dose de Li é de 18 a 24 horas em adultos jovens e quase o dobro em idosos. Após a continuação da terapia por mais de 1 ano, a meia-vida de eliminação de Li aumenta, chegando a quase 60 horas.
Depende da fase de tratamento com o Litio. No começo do tratamento se pede a cada aumento de dose do Litio ou em caso de suspeita de intoxicação medicamentosa. No tratamento de manutençao da dose se pede a cada 6meses.
Folha Online - Equilibrio. Em relação à matéria sobre minerais, foi falado que a falta de lítio provoca queda de cabelo e que o mineral é encontrado em gengibre, nozes e alguns cogumelos.