Ao abrir as janelas ou ligar o ar-condicionado, você ajuda a remover a umidade do ar interior, diminuindo a diferença de temperatura e prevenindo a condensação. Em dias chuvosos, abra as janelas antes de ligar o ar-condicionado para remover a umidade e facilitar o desembaçamento dos vidros.
O sabão em barra ou sabão em pedra é um excelente truque para desembaçar vidros e espelhos. Basta passar o sabão em barra, com muito cuidado, sobre toda a superfície do espelho e retirar logo em seguida com ajuda de um pano úmido. Na sequência, passe um pano limpo e bem seco.
Isso pode ser evitado abrindo os vidros ou ligando o ar-condicionado para circulação de ar fresco. De forma geral, em dias mais quentes e de tempo estável, a solução para o vidro embaçado é simples: basta abrir os vidros do carro e deixar que o ar circule.
Ainda existem várias soluções para você. Uma delas é ligar o ar-quente em direção do vidro para fazer com que as gotículas de água que estão o fazendo embaçar evaporem. Mas não intercale o ar quente e o ar frio. O ar frio voltará a resfriar essas gotículas e só vai atrasar o processo.
Ligue o ar-condicionado e direcione para o pára-brisas
Este é um dos melhores métodos para desembaçar o vidro do carro, de forma rápida e segura. Outra opção é ligar o ar quente do carro, fazendo com que as gotículas de vapor evaporem. Sendo possível desembaçar o pára-brisas rapidamente.
Passe um pano com álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) para dar brilho e termine de secar com o pano Perfex, papel-toalha ou jornal. Dica de praticidade: se você limpar o vidro com produto multiuso com álcool (Ypê Multiuso cinza), não precisa passar o álcool antes de secar.
A maior questão é: será que deves ligar o ar frio ou o ar quente? Bom, a resposta é simples: ambos funcionam mas o melhor mesmo é usar o ar condicionado.
Quando os vidros estão sujos, a umidade presente no ambiente se adere à sujeira, formando uma camada que resulta no embaçamento. A limpeza regular dos vidros ajuda a remover a sujeira e a manter uma visão clara da estrada. Use produtos de limpeza específicos para vidros.
Esse material tem como característica a absorção de umidade, de modo que é bastante útil para que o vidro do carro não fique embaçado. Coloque os cristais de sílica dentro de um recipiente de pano — uma bolsa simples ou até mesmo meia — e deixe no interior do veículo.
O que passar no vidro do banheiro para não embaçar?
O Cristalizador de vidros é muito simples e fácil de usar que você nem imagina o quanto ele é eficaz na repelência da água e manutenção da limpeza do vidro. De maneira muito simples e rápida, você faz a aplicação do produto e já obtém os ótimos resultados, confira: - Não agride pintura automotiva, não resseca borracha.
Portanto, com os vidros elevados e a consequente falta de circulação do ar (maior temperatura) e com a chuva no ambiente externo (menor temperatura), a água que antes estava em estado gasoso passa para o estado líquido, o que faz com que gotículas de água sejam formadas e transformadas em um embaçamento.
Direcionar o ar quente do sistema de aquecimento interno para o vidro do carro que estiver embaçado também pode forçar a evaporação das partículas que tendem a se condensar. Outra dica importante e simples, mas que nem sempre é observada, é manter o vidro do carro sempre limpo.
1- Comece a limpeza por dentro: com um pano seco, limpo e macio, utilize um limpa-vidros comum ou umedeça o pano com água e vinagre, se estiver muito engordurado higienize com detergente! 2- Se os vidros internos permanecerem engordurados, faça uso de detergente!
Em um recipiente junte uma xícara de vinagre, uma xícara de álcool e uma colher de sopa de detergente neutro. Transfira a mistura para um borrifador. Espirre a mistura no vidro e com uma esponja macia esfregue delicadamente o vidro. Em seguida passe um pano limpo e úmido, depois passe um pano limpo e seco.
Napoleão ensina também a injetar ar externo mais frio, abrir as janelas ou ligar circulação forçada de ar. “Normalmente, para ter uma boa eficiência, o ideal é usar o ar-condicionado, que retira a umidade do interior do veículo e, por isso, o 'desembaçamento' é mais rápido”, diz.
Uma forma de desembaçar o vidro do carro é ligar o ar-condicionado. Coloque na temperatura mais fria e na maior velocidade possível e não esqueça de direcionar o jato para o para-brisa.
O vidro e a tampa podem ser fervidos dentro de uma panela preenchida com água, no fogão, ou então dentro de uma assadeira, também preenchida com água e no forno, a 160/180 ºC. Para retirar os itens da água quente e não se queimar, utilize um pegador.
Vidros podem ser opacados de diversas maneiras. A mais tradicional, e que deu origem ao nome vidro jateado, é a técnica de se “bombardear” com microgrãos (areia ou óxidos metálicos) a superfície do vidro. Com isso uma pequena parte do vidro é removida da superfície do material, criando o aspecto opacado.
Para deixar as janelas limpas e brilhando, como se fossem novas, a dica é usar o papel toalha para o polimento. Assim, depois que aplicar o produto adequado, é só passar uma folha do papel pela superfície. Essa técnica, além de brilho, vai ajudar a remover qualquer resíduo de poeira que tenha permanecido nas janelas.
Aqui estão alguns itens essenciais que você vai precisar: Limpa-vidros: Opte por um produto específico para vidros, que seja eficaz na remoção de manchas e não deixe resíduos, ou faça uma solução caseira misturando partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador.
Ventilação adequada. Uma maneira rápida e eficaz de desembaçar os vidros é ligar o sistema de ventilação do carro. Ao direcionar o ar quente para os vidros, você acelera o processo de evaporação da umidade, desembaçando as superfícies.
Ar quente. As baforadas de ar quente são responsáveis por fazer com que as gotículas que embaçam o vidro evaporem. Assim, é possível desembaçar o para-brisa de uma maneira simples e que não leva muito tempo.
Os saquinhos de sílica são dessecantes, absorvem a umidade de até 40% do seu próprio peso em vapor de água. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade, contribuindo para prolongar a vida útil dos objetos.