Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.
O mineirês, com suas raízes profundas e sua rica história, é um dialeto vibrante e cheio de vida que contribui para a diversidade cultural do Brasil. Preservá-lo e valorizá-lo é essencial para manter viva a identidade do povo mineiro e garantir que essa tradição continue a florescer por muitas gerações.
A tão famosa expressão do dialeto mineiro – uai – tem sido alvo de investigações acadêmicas nos últimos anos. Embora essa partícula seja considerada um emblema do falar dos mineiros, há polêmicas sobre sua origem.
Além de diferentes palavras, o mineiro também utiliza muito o diminutivo. Quem nunca escutou um 'cafézin', 'rapidin,'docin'? E não podemos esquecer a famosa junção de palavras, 'Sápassado', 'Lidileite', 'Denduforno', dentre outras que precisam de uma atenção maior para compreender.
– “Uai” é indispensável. Uai significa nada e tudo ao mesmo tempo. Tudo depende do contexto e da entonação. “Mas comus mineir gosta de falá, uai é uai, uai….”
Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.
O nosso sotaque é um dos sotaques mais inconfundíveis do Brasil e também é chamado de “mineirês”, com o intuito de ajudar os forasteiros, nós trouxemos um guia para ocês de algumas expressões e formas de falar dos mineiros.
Aprenda de uma vez por todas o significado da famosa expressão mineira! Espanto, surpresa, dúvida, impaciência, admiração e até susto… O significado de uai — expressão mais simbólica e representativa de Minas Gerais — é bem amplo e dá pano pra manga!
Como o mineiro começou a falar trem? O mineiro começou a falar trem de tanto ouvir os franceses falando a palavra “train”, que no antigo francês se referia a trazer, ou seja quando queriam que trouxessem algo para eles dizia “train”. Em meados de 1816 os ingleses adotaram a palavra “train” para mencionar a locomotiva.
Há controvérsias quanto à origem desse típico dialeto caipira, muito falado em Minas Gerais e em Goiás. Para o filólogo Amadeu Amaral (1875-1929), essa expressão, que indica surpresa ou dúvida, teria surgido da mudança da palavra “olhai” (com o sentido de “preste atenção”).
Mas como, quando e porque o mineiro passou a falar Uai, é uma incógnita. Explicações existem como a versão atribuída a Sílvio Carneiro e Dorália Galesso, num estudo encomendado pelo ex presidente Juscelino Kubistchek, relata que UAI são as iniciais de União, Amor e Independência.
"A palavra 'uai' é um dos símbolos do vocabulário mineiro. Ela é usada para expressar surpresa, espanto, questionamento ou até mesmo como uma interjeição sem um significado específico. É uma marca registrada dos mineiros e faz parte da identidade linguística de Minas Gerais. 😉
Dizem que quando os mineiros chegaram em Goiás, os goianos já usavam o famoso UAI. Para ele o goianês é algo curioso, pois o sotaque e o estilo de falar se difere de outras regiões do Brasil. “ A diferença é notável dos sotaques pelo país.
Fazer com que a União Internacional dos Arquitetos (UIA) promova um trabalho mais inclusivo e útil para as secções nacionais é, segundo o novo secretário-geral da organização Rui Leão, um dos objetivos da nova diretoria eleita no último Congresso Internacional da UIA que aconteceu Copenhagen no início de julho.
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância. Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado, é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.