Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.
Apesar de gostarem, sim, de seus humanos, eles mostram-se indiferentes quanto a necessidade de demonstrar qualquer tipo afeto. Ao contrário dos gatos, os cães não enxergam seus donos como seres da mesma espécie, porém grandes, menos graciosos e menos caninos.
Devido a formação ocular, os cachorros conseguem enxergar, principalmente, os tons azulados e os amarelados acinzentados. Para eles, fica mais difícil assimilar tons de verde e vermelho, por exemplo. Muitos tons que nós humanos enxergamos são resultado da combinação das cores primárias (amarelo, vermelho e azul).
Se você percebe o pet olhando fixo nos seus olhos, esse é um sinal do cachorro demonstrando carinho. Ele pode ficar por vários minutos olhando profundamente o tutor, sem se movimentar.
A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .
Para o cachorro, essa frequência teria que ser 80 hertz. Então, na verdade, o que ele enxerga é um monte de imagens ao mesmo tempo e que não formam um vídeo contínuo – é como se fossem fotos sobrepostas, passando em uma super velocidade”, diz Chamone.
Em comparação com nós, os cães enxergam bem menos cores, apenas o amarelo, azul e tons de cinza. Bem diferente de uma visão “preta e branca”, que é o que muitas pessoas imaginam. Se quando falamos de cores, nossa visão é superior à dos cachorros, o “jogo vira” ao falarmos da visão na escuridão.
Quando seu cachorro se aproxima e balança o rabo, ele quer dizer que está feliz em te ver. 2 – Lamber: a lambida é uma forma de demonstração de carinho. Os cães lambem as pessoas que amam para mostrar que se importam. 3 – Roçar: é outra forma de demonstrar afeto.
Os olhos de um cachorro dizem muito e você pode se comunicar da mesma forma. Quando um cão te olha de forma fixa, é uma maneira de dizer 'Eu te amo'. A oxitocina, o 'hormônio do amor', aumenta tanto em cães quanto em humanos quando eles compartilham um olhar gentil.
Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro. Esse é um dos motivos que explicam por que o cachorro reconhece seu dono depois de muito tempo.
Esse vínculo é construído por meio do carinho, da confiança e do tempo que passamos juntos. Em outras palavras, quando você cuida do seu cachorro, ele sente uma profunda ligação emocional com você. Além disso, os cães leem nossas expressões faciais, entonação de voz e linguagem corporal.
“Meu cachorro fica me olhando ?” – faz parte da socialização
Se os cães pudessem aprender as profissões humanas, a maioria dos peludinhos poderia seguir o caminho da psicologia, afinal, os caninos são referência em analisar o nosso comportamento e são capazes também de decifrar o nosso estado emocional.
Os cães enxergam em cores, sim. A diferença é que eles não conseguem distinguir todas elas. Isso porque os cachorros possuem apenas dois tipos cones, os receptores de cor, enquanto nós possuímos três. Se você se recorda das aulas de artes, deve lembrar que há três cores primárias: vermelho, verde e azul.
Diversos médicos veterinários concordam que os cachorros acabam reconhecendo os nomes porque algo acontece após eles ouvirem. Em outras palavras, pode ser que o nome para eles seja mais um comando do que algo que os identifique como indivíduos.
Ou seja: depois de quanto tempo o cachorro esquece do dono? Se a relação entre cachorro e tutor tiver sido boa e levemente duradoura (de 6 meses adiante), é bem provável que ele nunca esqueça o antigo dono. O cheiro, voz e trejeitos vão fazer com que o cãozinho sempre lembre do antigo dono, mesmo após anos separados.
Qual a distância que o cachorro sente o cheiro do dono?
Os cães têm mais de 200 células olfativas. Cães caçadores podem dobrar esse número de células olfativas, já que possuem o faro treinado e especialmente apurado. O cachorro pode sentir o cheiro do dono a até 2km de distância.
Certamente, em mais de uma ocasião, seu cachorro o lambeu depois de você acariciá-lo, lhe dar comida ou brincar com ele. Pois bem. Saiba que dar esses 'lambeijos' é uma das formas que os cães têm de agradecer. É a maneira deles de demonstrar afeto e, geralmente, o fazem no rosto ou nas mãos.
Claro, muito do encarar também é uma expressão de amor. Assim como os humanos encaram os olhos de alguém que eles amam, os cães vão encarar seus donos para expressar afeto. Na verdade, o encarar mútuo entre humanos e cães libera ocitocina, conhecida como o hormônio do amor.
É uma forma de confirmação de vínculo entre os cães, ou entre o cachorro e o ser humano. A lambida pode acontecer também como uma forma de “cheirar melhor” algum cão, pessoa ou superfície. No céu da boca do cachorro existe um órgão específico para auxiliar na captação de moléculas de cheiro.
Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.
O que significa quando o cachorro deita no seu pé?
Quando o tutor não está muito presente no dia a dia, o cão pode deitar em cima dele para tentar chamar a atenção ou suprir sua necessidade de atenção, que não foi sanada ao longo do dia.
Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.
Existem duas formas básicas de comunicação: a não verbal e a comunicação verbal. A esses sinais corporais damos o nome de comunicação não verbal que são utilizados pelos cães como prioridade na sua comunicação, auxiliadas pelos sinais corporais e olfativos.
Não importa a raça ou tamanho, o aconselhável é ficar de olho se o cachorro está sentindo frio em temperaturas abaixo de 10ºC — principalmente à noite e se tiver ventos fortes. De modo geral, os cães podem se sentir incomodados com o frio quando os termômetros marcam temperaturas iguais ou abaixo de 7º C.