Existem dispositivos que podem ser utilizados para a medição do RPM. Os mais comuns são o tacômetro manual e o multímetro. Com o tacômetro, a medição é feita ao inserir o dispositivo diretamente no eixo do motor. Assim, a rotação é transmitida ao tacômetro por meio de uma embreagem de borracha.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.
A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível.
O RPM do motor está diretamente ligado ao desempenho e vida útil dos veículos da sua frota. Por esse motivo, gestores precisam encontrar uma maneira simples e prática de controlar as rotações.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.
A capacidade máxima de giro do motor varia bastante de um veículo para outro, pois depende de fatores como a disposição dos cilindros, o material usado e o peso. Porém, considerando as particularidades, os cilindros giram, no máximo, entre 6000 e 7000 RPM.
A potência do motor (P) em quilowatts é igual ao torque do motor (T) vezes 0,105 vezes a velocidade dividida por 1000. Para converter o torque em kW, pode ser usada a fórmula: Potência do motor (P) em kW = 0,105*T (Nm)*N (rpm)/1000, ou seja: kW = 0,105 x Nm x rpm/1000.
Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.
Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.