Como saber que a trombose está subindo?
Uma ultrassonografia Doppler e exames de sangue são feitos para detectar a existência de trombose venosa profunda. Anticoagulantes são administrados para prevenir o aumento do coágulo e a embolia pulmonar.Qual a chance da trombose voltar?
Infelizmente um paciente com trombose venosa profunda tem uma chance aumentada para novos eventos trombóticos, em comparação a uma pessoa que nunca teve. Por essas razões, é importante um acompanhamento periódico com um angiologista ou Cirurgião Vascular.É possível ter trombose mais de uma vez?
A trombose é tratada em um período de 3 a 6 meses, na maioria dos casos, mas para pacientes que tiveram a trombose mais de uma vez, é possível prolongar o tratamento e ser, até, para a vida toda. “A propósito, essa é uma das características da trombose venosa para alguns pacientes, ela pode se repetir”, diz Dr. Naves.Quando sei que estou curada da trombose?
Após iniciar o tratamento o paciente já sente sinais de melhora, diminuindo a vermelhidão e a dor na região atingida. Caso ocorra inchaço na região da perna ela pode demorar algumas semanas para reduzir.Quanto tempo leva para a perna voltar ao normal depois de uma trombose? Como é a recuperação?
Como saber se minha trombose está voltando?
Ultrassom. O ultrassom é o método padrão para diagnosticar a presença de trombose venosa profunda. O técnico de ultrassom pode ser capaz de determinar se existe um coágulo, onde está localizado na perna ou no braço e qual é o tamanho dele. Também pode é possível saber se o coágulo de sangue é novo ou crônico.Como eu sei que a trombose está melhorando?
Sinais de melhora ou pioraQuando o tratamento é eficaz podem ser observados sinais de melhora da trombose, como diminuição da vermelhidão e da dor, que surgem alguns dias após o início do tratamento.
Quem tem trombose precisa tomar anticoagulante para o resto da vida?
Pacientes com TVP idiopática (ou espontânea) sem fatores de risco conhecidos ou TVP recorrente devem tomar anticoagulantes por pelo menos 6 meses e, em pacientes selecionados, provavelmente por toda a vida, a menos haja alto risco de complicações por sangramento.Como é a vida depois da trombose?
Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais. A trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.Como deve ser o repouso para quem tem trombose?
O Repouso na Trombose e Risco de Novos CoágulosReserve a sua Consulta Vascular. Ao contrário de outras doenças, o repouso absoluto para pacientes de trombose não é recomendado. No entanto, em casos onde ele se torna necessário, é preciso reduzir os riscos de coagulação do sangue.
Quais são as sequelas de uma trombose?
A principal complicação da trombose venosa profunda é a embolia pulmonar, enquanto a sequela mais importante, a longo prazo, é a insuficiência venosa. Cerca de 5 a 15% das pessoas com trombose venosa profunda não tratada podem morrer de embolia pulmonar (2).Quem está tomando anticoagulante pode ter trombose?
Embora raro, existem relatos de casos de tromboses mesmo em uso de anticoagulação. Determinante saber qual o seu tipo de trombofilia, se heterozigoto ou homozigoto, número de casos semelhantes na família para avaliar aproximadamente seu risco de ter outro evento.Quem teve trombose vive menos?
Depende de cada caso. A presença de sequelas da trombose depende do quão extensa ela foi, do tipo e duração do tratamento, se o paciente encontra-se sedentário, dentre outros fatores.Qual a fase mais perigosa da trombose?
Como comentamos acima, a trombose se caracteriza como uma formação de um trombo em uma parede venosa ou arterial. Sendo assim, a complicação mais grave da trombose é a embolia pulmonar, quando o coágulo se desprende da parede do vaso seguindo pela corrente sanguínea.Quais as três fases da trombose?
Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação; Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre; Fase de esgotamento: organismo sem defesa, com possíveis novos trombos.Quando a trombose está piorando?
Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.Estou curada da trombose?
Sim, a trombose tem cura na maioria dos casos. Com o tratamento adequado, a maioria dos pacientes com trombose pode alcançar a cura e retornar às suas atividades normais após o tratamento. O tratamento é orientado por um médico especialista, como um cirurgião vascular ou um cardiologista.Quais os cuidados de uma pessoa que já teve trombose deve ter?
Entre as ações que uma pessoa pode fazer após apresentar um quadro de trombose e devidamente tratá-lo estão:
- Alongar os membros, principalmente os inferiores, que são comumente atingidos pela TVP;
- Consultar-se com a sua médica em caso de mal-estar ou persistência dos sintomas típicos da trombose;
Quem teve trombose o que não pode fazer?
Evitar exercícios extremos como academia é recomendado a fim de evitar algum tipo de dano às veias superficiais afetadas. O quadro clínico é típico e consiste em dor, edema, eritema, hipersensibilidade e endurecimento da veia afetada.Como saber se a trombose está subindo?
Sintomas de trombose venosa profunda
- Inchaço em uma das pernas;
- Dor latejante na região afetada;
- Vermelhidão na perna;
- Calor no local;
- Dificuldade para apoiar sobre perna afetada;
- Dor ao toque da região;
- Endurecimento da pele sobre a área envolvida.