Com base em informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, listamos oito sinais de que você está bebendo menos água do que deveria:
A cor da sua urina pode ser um indicador útil do seu nível de hidratação. Urina clara e transparente geralmente indica que você está bem hidratado, enquanto urina de cor amarelo-escuro pode ser um sinal de desidratação.
Como saber se está bebendo a quantidade certa de água?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia.
Outra dica é tomar água 30 minutos antes das refeições. Além de hidratar, o consumo aumenta a sensação de saciedade, ajudando a reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante o café da manhã ou almoço, segundo alguns estudos feitos com obesos e idosos.
Nosso cérebro é um dos órgãos que mais demanda água e a desidratação pode causar dor de cabeça e tontura. Isso acontece por várias razões. A explicação mais comum é que, quando há pouco líquido, ocorre uma contração dos vasos do cérebro, que gera uma sensação dolorosa.
São sinais mais comuns da desidratação leve e moderada, a sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.
É importante que o volume de água seja dividido durante todo o dia — orienta a nutricionista. Além disso, não é recomendado tomar água durante as refeições, já que o excesso do líquido pode atrapalhar a digestão. O ideal é que o consumo seja feito longe das refeições, principalmente almoço e jantar.
Embora a vontade de urinar toda hora pareça uma situação normal (principalmente após a ingestão de líquidos), esse sintoma também pode indicar uma alteração no sistema urinário. Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa.
- Não existe uma hora especificamente ideal. Devemos nos hidratar ao longo de todo o dia, sempre que possível ou quando sentirmos sede. Entretanto, recomenda-se beber água em alguns momentos: pela manhã, antes das refeições, quando sentir fome, antes e depois de se exercitar e quando se sentir doente ou cansado.
Causas. Além do eventual esquecimento de beber água, uma das possíveis causas para a ausência de sede é a idade avançada. “A sede diminui a percepção por reguladores homeostáticos do organismo - os centros reguladores da sede no sistema nervoso central.
A transparência indica hidratação em excesso, que pode ser prejudicial quando o corpo mais absorve do que elimina o líquido. A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.
A falta de água no organismo faz com que seja reduzida a secreção de sucos digestivos, e isso provoca sérios problemas estomacais, como a gastrite e a úlcera. A água é importantíssima para termos um sistema imunológico forte, capaz de prevenir as doenças respiratórias.
Se a sua urina é escura ou com cheiro forte, é provável que você esteja bebendo pouca água. Urina clara ou de cor amarela clara é um sinal de hidratação adequado. Boca seca: A falta de salivação e a sensação de boca seca podem ser sinais de desidratação.
Urina de cor escura Xixi amarelo escuro ou amarronzado é indicativo de que hidratação está aquém do saudável. Mal-estar Situações como dor de cabeça, tontura, sonolência, fadiga, fraqueza e diminuição do apetite podem estar associadas à desidratação.
Segundo Raj, deve-se usar o polegar e o dedo indicador de uma das mãos. Em seguida, belisque a pele enrugada do dedo da outra mão. “Se a região tocada se recuperar logo depois de ser beliscada, você se encontra adequadamente hidratado.
É de se imaginar que beber pouca água compromete o pleno funcionamento do órgão mais importante do sistema nervoso. A desidratação limita as atividades do cérebro e pode causar dificuldades cognitivas como perda de concentração e problemas de memorização.
Os principais sinais de alerta são fraqueza, sonolência, prostração, diminuição da quantidade de urina e urina concentrada ou choros sem lágrimas. “É importante ressaltar que, em crianças e idosos, a desidratação podem ser mais grave ou até fatal.
Resumindo, beber 500 ml de água de uma só vez geralmente não é prejudicial para a maioria das pessoas, mas é importante estar ciente da própria capacidade de ingestão e considerar a distribuição adequada ao longo do dia. Se houver preocupações específicas de saúde, é sempre melhor consultar um médico.
— Não chega a ser gelada, mas a água fria tem um poder de absorção maior e melhor que auxilia na hidratação — afirma a nutricionista de São Paulo Priscilla Primi. A especialista ainda afirma que a única “sensação ruim” ao beber água gelada pode ser aquela dor de cabeça fraca, como um leve soco.
A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e aumentam o volume da urina para eliminar esse excesso.