Provoca dor e inchaço nas articulações, principalmente nas do dedão, tornozelo e joelho. A gota provoca dor nas articulações, em especial no dedão do pé, no joelho e no calcanhar. Ouça o texto abaixo! Gota é uma doença inflamatória que ocorre em decorrência do nível aumentado de ácido úrico no sangue.
Gota no pé: Quais são os sintomas? Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, podem surgir as inflamações e consequentemente dor e inchaço acometendo principalmente a articulação do dedão do pé, podendo acometer outras regiões do corpo.
A crise aguda de gota pode ser controlada com o uso de colchicina, antiinflamatórios ou a associação de ambos com alívio em geral após 2 horas da dose inicial. Essas medicações devem ser usadas sempre sob prescrição médica e com cautela em pacientes com insuficiência renal, hipertensão, ulceração péptica ou gastrite.
A doença articular causada por depósito de pirofosfato de cálcio pode ser confundida com a gota por apresentar crises inflamatórias agudas recorrentes, sendo, portanto, denominada de pseudogota.
A gota é causada por níveis altos de ácido úrico no sangue, um quadro clínico chamado hiperuricemia, que frequentemente ocorre em membros da mesma família. Níveis altos de ácido úrico no sangue resultam da baixa eliminação pelos rins ou porque o corpo produz demais.
A colchicina é um remédio muito usado para tratar e prevenir crises de gota, já que diminui a deposição de cristais de urato e a consequente resposta inflamatória, reduzindo assim a dor. Este medicamento pode ser usado diariamente para prevenir as crises, e a dose pode ser aumentada durante uma crise aguda.
Para baixar o ácido úrico rapidamente pode-se tomar remédios de farmácia, como colchicina ou alopurinol, indicados pelo reumatologista, evitar consumir alimentos ricos em purina e bebidas alcoólicas e tomar suco de cereja.
O seu médico pode recomendar um medicamento anti-inflamatório não esteróide com receita médica, como a indometacina. A colchicina também é administrada para reduzir a inflamação durante um ataque agudo de gota. Como todos os medicamentos, a colchicina tem efeitos colaterais que você precisará discutir com seu médico.
Muitas vezes estas dores são associadas à sua fase evolutiva, ou seja, de uma forma geral, as crises ou ataques de Gota duram até 5 dias, mas podem existir casos especiais associados à persistência do ácido úrico elevado por falta de acompanhamento médico e medicação adequada ao momento, um estilo de vida ...
O tratamento da crise de gota pode envolver anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), outros anti-inflamatórios, como a colchicina, e, dependendo, até mesmo algum corticoide.
Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
Sugerimos, neste caso, que recorra sempre ao frio/gelo, uma vez que processos que envolvam o aquecimento ou sobreaquecimento das zonas afetadas, irão potenciar a inflamação e a sensação de dor.
Não há cura para a gota, mas a doença pode ser controlada. Repouso e uso de bolsas de gelo no local afetado são providências bem-vindas para atenuar as dores, normalmente bastante intensas. Também como forma de reduzir o martírio, o médico receita anti-inflamatório e analgésico.
Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
O tratamento para gota normalmente é feito com medicamentos, como colchicina e alopurinol, alterações na alimentação e mudanças no estilo de vida, como diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, para aliviar os sintomas e controlar os níveis de ácido úrico no sangue.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar crises agudas de gota, com sintomas de dor e inchaço nas articulações causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.
Cerejas: A cereja tem propriedades anti-inflamatórias e estudos revelam que o seu consumo regular em jejum ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue, além de ser uma excelente fonte de fibras, ajudando também na diminuição de lipídios no corpo.
Normalmente, o ácido úrico não provoca nenhum problema de saúde, sendo eliminado pelos rins, porém, quando existe alguma dificuldade renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo produz ácido úrico em excesso, pode acumular nas articulações, tendões e rins, causando a gota.
Ácido úrico: exame de sangue faz diagnóstico de gota. O exame de ácido úrico avalia as quantidades dessa substância no sangue. O ácido úrico é um subproduto das purinas, compostos encontrados nas células do corpo, incluindo o DNA. Quando as células envelhecem e morrem, elas se quebram, liberando purinas para o sangue.
Uma crise de gota geralmente desenvolve-se rapidamente e normalmente resolve entre 7 a 10 dias. A colchicina é um fármaco que é utilizado principalmente na gota para tratar uma crise aguda ou para prevenir uma crise enquanto se inicia terapêutica de redução do ácido úrico.
Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; Dificuldade em movimentar a articulação afetada; Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.
A gota é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no organismo, que gera a formação e acúmulo de cristais nas articulações do corpo. Esse ácido é produzido naturalmente pelo corpo a partir da ingestão de purina, uma proteína presente em alimentos como carnes e embutidos.
O paciente que tiver os sintomas deve procurar um clínico geral que irá fazer os primeiros exames e fazer um encaminhamento para um reumatologista. As unidades de saúde que possuem a especialidade são: HBDF, HRAN, HRC, HRPa, HRG, HRS e HRT.