Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
Se o açaí está bem amargo, sua essência foi preservada. “Muitas vezes, esses xaropes estão ali para disfarçar o amargo típico da fruta. Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa, mais indícios de que se trata de um açaí saudável.
– Para descobrir se há substâncias que adulteram o açaí, como amido de milho ou trigo, é só colocar um pouco de açaí no fogo baixo e mexer até ferver. Se a consistência ficar parecida com um mingau, está adulterado.
Qual é a principal hipótese da contaminação do açaí?
O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. "Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados", conta.
Novo surto da doença de chagas assusta os fãs do açaí
Como saber se o açaí foi pasteurizado?
Para ter mais segurança e não deixar de usufruir dos inúmeros benefícios desse rico alimento, compre açaí em locais de confiança. E prefira marcas com selo da vigilância sanitária, um sinal de que foi pasteurizado – isto é, passou pelo tal branqueamento.
Quem tiver consumido açaí e apresentar sintomas como "febre prolongada há mais de sete dias, acompanhada de dores de cabeça e no corpo, fraqueza intensa, aparecimento de nódulos, diarreia, vômito, irritabilidade da pele e inchaço (principalmente no rosto e nas pernas)", deve procurar uma unidade de saúde.
Conservar por 30 dias no congelador ou 2 dias na geladeira. Descongelar na geladeira, por cerca de 12 horas, ou fora, por 2 horas. Após descongelar, mexer com uma colher para ter a consistência e sabor originais do açaí.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
O mais saudável é o açaí puro. Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
Cor. O açaí em pó puro é rico em antocianina, um potente corante natural. Por isso, a cor deve ser bem forte, em tom roxo escuro. Se for clara, pode ter sido misturada a outras substâncias.
Se o açaí é marrom, é sinal que a fruta oxidou e perdeu os nutrientes. E pode ter certeza que ele está cheio de mistura que compromete a sua qualidade.
O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância, além disso a forma de conservar a polpa de açaí também é muito importante para a qualidade do produto.
Para desinfecção dos frutos de açaí deve ser utilizada água clorada a 150 ppm, devendo os frutos ficarem totalmente submersos na água durante 15 minutos.
O pesquisador também faz investigações além do mar, e já descreveu, em colaboração com a Universidade Federal do ABC, uma molécula encontrada na planta brasileira canela-amarela (Nectandra barbellata) que eliminou o Trypanosoma cruzi em testes in vitro.
O açaí fresco tem um aroma suave e adocicado. Se você sentir um cheiro azedo, fermentado ou desagradável, é provável que o açaí esteja estragado e não deve ser consumido.
Quem só conhece o fruto do açaizeiro por foto pode pensar que ele parece um mirtilo ou uma jabuticaba. Na verdade, ele se assemelha bem mais a um caroço – duro e impossível de mastigar. Por isso é que a fruta só é consumida em líquido ou pasta, depois de batida com água.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
De longe, só com o olhar, Nazareno sabe se um açaí é de qualidade ou não. “Um bom açaí tem que estar 'tuíra', que é maduro. Este tem uma cor mais acinzentada, opaca”. Sobre a variação de preços entre safra e entressafra, o empresário diz ser grande.
Como devo congelar o açaí em casa? Para o consumidor final, o ideal é que seja mantido o congelamento, retirando a polpa somente quando houver o consumo.
Alguns estudos realizados recentemente apontam presenças de Salmonella, Escherichia coli, coliformes fecais, bolores, leveduras e pelos de roedores em polpas de açaí congeladas que eram comercializadas em grandes centros. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) representam um grande risco para população.
Uma trend que circula no TikTok e no Kwai causou polêmica ao sugerir a proibição da venda de açaí no Brasil em 2024. O Ministério da Agricultura informou, por meio de nota à Itatiaia, que se trata de uma informação falsa e que não existe nenhuma previsão de alterações na regulamentação do açaí no país.
As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, seja pasteurizado ou esterilizado acima de no mínimo 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.