- Barulhos no escapamento; - Colisão da peça contra o assoalho; - Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido.
Se o motor do veículo estiver perdendo potência, pode ser sinal de que o catalisador não está funcionando corretamente. Isso acontece porque a peça pode estar obstruída. Como resultado, o motor não consegue receber a quantidade necessária de ar para funcionar de forma correta e, consequentemente, perde potência.
Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Outros riscos incluem desregular o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento, causando perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos.
Luz do Motor Acesa: Uma das maneiras mais comuns de identificar um problema com o catalisador é através da luz de advertência do motor acesa no painel de instrumentos.
A sua remoção desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento. Poderá haver perda de rendimento do motor, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos. Isso acontece pois a maioria dos carros modernos possuem dois sensores de sonda Lambda no escapamento.
Devido a isso, um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para alguns carros, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custar uma verdadeira fortuna.
Qual a diferença do carro com catalisador e sem catalisador?
O catalisador consiste em uma cápsula que contém um substrato, cerâmico ou metálico, com elementos ativos que transformam gases nocivos em água, gás carbônico e nitrogênio. Ou seja, a peça é essencial para o controle de emissões de poluentes e a sua retirada não resulta em aumento de potência do motor, por exemplo.
Se houver danos internos no catalisador, você poderá escutar ruídos no sistema de escapamento. Mas a alteração do barulho também pode indicar que a peça está entupida. É possível perceber, ainda, um aumento do consumo de combustível por causa da sobrecarga do motor, e pode ser que a luz de injeção acenda no painel.
O catalisador é uma peça essencial para reduzir a emissão de gases poluentes pelos veículos. Além disso, desde 1997, é um componente obrigatório dos automóveis e rodar sem ele, ou com a peça apresentando problemas, pode causar multa e dores de cabeça ao motorista e ao gestor de frotas.
O que acontece com o carro quando o catalisador não está bom?
Além de prejudicar o desempenho do motor, o derretimento do catalisador também provoca um acréscimo no consumo de combustível. Isso ocorre devido ao aumento de pressão e das inconsistências no fluxo de gases, que fazem com que o motor precise trabalhar mais.
1) Primeiramente, retirar o catalisador aumenta sim a potência, mas esse aumento é mínimo e, na maioria das vezes, nem mesmo é notado pelo condutor. Retirá-lo e colocar um chip de potência ou trocar o filtro vai resultar em um aumento de potência entre 5 e 15 cavalos, dependendo do modelo.
Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica.
Os principais sintomas de um catalisador entupido são: Superaquecimento do motor, Queda no desempenho do carro, Luz de injeção acesa no painel, Ruídos no sistema de escapamento do carro, Aumento no consumo de combustível, entre outros.
Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.
- Aumento da rotação do motor em marcha lenta. Ademais, o motor pode parar de funcionar em pouco tempo se o catalisador estiver completamente entupido. Ainda em relação ao consumo de combustível, tal sintoma pode vir acompanhado de engasgos ou falhas.
Pode andar com o carro com problema no catalisador?
Embora seja fisicamente possível circular com um veículo cujo catalisador está estragado, isso não é indicado, uma vez que podem ocorrer danos a longo prazo. Além disso, há o fato de que a função principal do catalisador não estará sendo cumprida, o que impactará negativamente a atmosfera.
Qual o preço do catalisador? O preço do catalisador automotivo pode variar bastante de acordo com o modelo. Em grandes e-commerces como o Magazine Luiza, o catalisador do Gol 1.0 G5 é encontrado por R$ 765,31, enquanto o do Fiat Ducato 2.3 chega a custar R$ 5.200,00.
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
“As principais causas de dano ao catalisador são falhas no sistema de ignição”, esclarece. O especialista explica que, como o componente trabalha em altíssimas temperaturas, o contato com combustível não-queimado pode ser fatal.
Um componente que fica no escapamento para eliminar a nocividade dos gases de combustão. E o catalisador é valioso, pois contém elementos químicos nobres, como o ródio, platina, paládio, que podem valer até seis mil reais o quilo.
Na maioria das vezes, ele está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor. Com isso, o catalisador consegue aproveitar a temperatura da combustão da unidade para o próprio funcionamento.