2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.
Um banho de gelo é um método rápido e simples de verificar a precisão de qualquer termômetro. Misturar gelo picado e água em uma caneca ou recipiente isolado cria um ambiente onde podem existir gelo e água.
Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.
A calibração de termômetros pode ser realizada de diversos métodos, a maioria desses métodos é referenciada por entidades como a ISO, ABNT, Inmetro, etc. Cada laboratório de calibração possui seu método de medição baseado em alguma referência técnica, seja ela nacional ou internacional.
Segundo Alexandre Kawassaki, Doutor em Pneumologia pela Universidade de São Paulo, o termômetro digital de testa tem uma boa capacidade de medir temperaturas elevadas. Portanto, quando detecta uma temperatura de febre, pode-se confiar.
Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada. Após o tempo necessário para a aferição, o termômetro emite um sinal sonoro e mostra, no visor digital, a temperatura do paciente.
- Primeiramente, pegue um copo vazio e o preencha com água gelada e também com gelo picado. - Feito isso, coloque apenas a ponta do termômetro (que é o sensor térmico - sonda) dentro do copo com água gelada e gelo picado. Mantenha a ponta do termômetro dentro do copo por apenas 15 segundos.
O procedimento usual para graduar um termômetro de mercúrio é mergulhar o termômetro em um recipiente contendo gelo em fusão, aguardar o equilíbrio térmico e fazer a primeira marcação. A segunda marcação será feita após mergulhar o mesmo termômetro em um recipiente com água em ebulição e aguardar o equilíbrio térmico.
Verifique se o termômetro digital apresenta algum dano físico, como rachaduras no visor ou problemas nos botões. Esses danos podem afetar o funcionamento do dispositivo. Caso identifique algum problema, é recomendado procurar assistência técnica especializada.
Para averiguar se o termômetro está de fato medindo corretamente, é realizado o procedimento de calibração. Calibração de termômetro é um processo cujo objetivo é verificar se a temperatura apresentada no aparelho está correta. Pode ser realizada por empresas credenciadas à Rede Brasileira de Calibração.
Ligar o termômetro e verificar a tela até aparecer o número zero. Encostar na testa, na região acima da sobrancelha — para os casos em que o equipamento precisa entrar em contato direto com a pele — ou apontar o termômetro para a região central da testa. O valor da temperatura sai no visor imediatamente.
Quantos minutos deve deixar o termômetro para medir febre?
Antes de utilizá-lo, porém, é preciso verificar se o líquido que demarca a temperatura está próximo do número mais baixo. Em seguida, deve-se colocar a ponta metalizada sob a axila do paciente, que deve manter o braço imóvel e rente ao corpo. O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos.
Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura; Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão.
Qual termômetro é mais preciso, digital ou infravermelho?
O mais recomendado para uso doméstico, portanto, é o termômetro digital, que tem manuseio fácil e permite uma leitura precisa e objetiva. O infravermelho, por conta de sua relação custo-benefício, pode ser um investimento desnecessário para quem só faz uso ocasional do aparelho. Já o de mercúrio é o menos recomendado.
A calibração de termômetro digital deve ser realizada de tempos em tempos. Um desses períodos é antes do termômetro digital ser aplicado pela primeira vez. E isso se aplica independentemente do seu tipo e da finalidade em que será empregado. Isso porque o que está em jogo é a segurança de seu funcionamento.
No caso de medição no ânus, deve-se estar deitado de barriguinha para cima e introduzir apenas a parte metálica do termômetro no ânus; Esperar alguns segundos até ouvir um sinal sonoro; Retirar o termômetro e verificar o valor da temperatura na tela; Limpar a ponta metalizada com algodão ou gaze umedecida em álcool.
para todos os outros erros é necessário reiniciar o termômetro. Para reiniciar, desligue o instrumento, remova a bateria e espere no mínimo um minuto, instale novamente a bateria e ligue o instrumento.
Se aparecer Err significa que o termômetro não está fazendo a leitura corretamente. 3.3 Então aparecerá a temperatura ambiente ou Lo, começando a piscar em seguida no visor o símbolo °C. O termômetro estará pronto para ser utilizado.
Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!
Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
Os médicos estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula ou estado febril: De 37,3ºC a 37,8ºC; Febre: Acima de 37,8ºC. Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39ºC.
A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto. O valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre. Ao realizar a medição, evite ambientes muito quentes.