Como saber se os batentes do amortecedor estão ruins?
O que acontece quando o batente do amortecedor está ruim?
Ruídos excessivos. Barulhos anormais provenientes da suspensão, como batidas ou rangidos ao transitar por lombadas ou enfrentar buracos, sinalizam frequentemente o desgaste dos batentes. ...
Como identificar problema no batente do amortecedor?
Mau desempenho do sistema de suspensão, ruídos, impactos bruscos ao trafegar por lombadas e buracos podem apontar problemas no batente do amortecedor. Outra dica que a Nakata apresenta que pode indicar desgaste do batente é a deterioração do polímero.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
A substituição de itens como coxins, batentes e coifas pode até ser necessária. Contudo, vários componentes como buchas de suspensão e de subchassi e terminais de bandeja são importantes na revisão, mas normalmente são projetados para durar 60.000 km.
O principal sintoma de coxim desgastado é o ruído, especialmente, ao trafegar por pisos irregulares. A recomendação é que o usuário fique atento a esses sinais e se notar qualquer irregularidade como as descritas acima procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico e correção do problema.
O que acontece se o coxim do amortecedor estiver ruim?
Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam e aumenta o desgaste nos pneus. Além disso o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.
Como saber se precisa trocar o batente do amortecedor?
O que acontece quando o batente do amortecedor está ruim?
Ruídos excessivos. Barulhos anormais provenientes da suspensão, como batidas ou rangidos ao transitar por lombadas ou enfrentar buracos, sinalizam frequentemente o desgaste dos batentes. ...
Juliano explica: “O ideal, é optar pela troca do conjunto todo, mesmo que os demais amortecedores ainda estejam em condições de uso. Assim, o usuário terá a certeza de que todos os amortecedores estão trabalhando nas mesmas condições e dentro dos mesmos prazos de troca”, diz.
O que acontece se estourar o batente do amortecedor?
Isso porque, como mencionamos, o batente tem a função de proteger o amortecedor de impactos bruscos. Dessa forma, quando ele está danificado, não consegue exercer sua função com eficiência, o que pode provocar problemas no amortecedor e gerar o vazamento.
Já o batente, é a peça que limita o final de curso do amortecedor na hora do encolhimento da suspensão, e a coifa, é responsável por recobrir a haste do amortecedor, protegendo-o de impurezas, aumentando a sua duração e vida útil, além de que ajuda a prevenir o rompimento do retentor da haste do amortecedor.
Depois de muito tempo rodando com as mesmas peças, o coxim pode vir a se desgastar, provocando ruído na suspensão. O ideal é que a cada 10 mil quilômetros rodados seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...
O carro mais baixo que o normal ocorre porque os amortecedores danificam as molas do veículo, deixando ele mais próximo do solo. Se você notar que o seu carro está mais baixo ou há desconforto na hora de passar por lombadas e buracos, é hora de levar o veículo para uma revisão mais detalhada.
Alguns sinais de que pode ser hora de trocar o kit de batente do amortecedor incluem: Ruídos incomuns: Se você ouvir barulhos de batidas, rangidos ou estalos ao passar por irregularidades na estrada, pode ser um sinal de que os batentes do amortecedor estão desgastados.
O kit é composto por batentes, coxins e coifas, itens que são responsáveis por absorver os impactos e vibrações do amortecedor, reduzindo o desgaste e prolongando sua vida útil.
Sobre o produto: O Kit Batente do Amortecedor é composto por um conjunto de peças técnicas que têm como função absorver as vibrações e impactos causados pela movimentação do veículo. Ele é instalado na parte superior do amortecedor e ajuda a distribuir melhor a carga e a estabilizar a suspensão.
Quanto custa a mão de obra para trocar amortecedor?
Mão de obra. Além do custo dos amortecedores em si, você também precisa considerar a mão de obra para a substituição. Os valores da mão de obra variam de acordo com a oficina e a região, mas geralmente, você pode esperar pagar de R$ 300,00 a R$ 600,00 pela instalação.
Se você encontrar vestígios claros de óleo em um amortecedor, a causa geralmente é o desgaste das vedações da haste do pistão. Há vários motivos para esse desgaste: Longo tempo de operação. Alto estresse.
Como saber se está na hora de trocar os amortecedores?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.
A folga lateral acontece quando ocorre o desgaste do pistão do amortecedor. Quando isso acontece, a folga do pistão passa diretamente para a haste, e consequentemente este barulho reflete diretamente no barulho que você escuta ao passar em buracos ou desníveis das ruas..
Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.