Pra calcular a TMA, você deve somar o custo de oportunidade, a inflação e um prêmio de risco adequado ao perfil do investimento. Por exemplo, se o custo de oportunidade é de 2%, a inflação de 3% e você deseja adicionar um prêmio de risco de 4%, a TMA seria de 9% (2% + 3% + 4%).
Para calcular o TMA, você precisa dividir o tempo total gasto em todos os atendimentos pelo número total de atendimentos realizados em um período específico. Fórmula: TMA = Tempo Total de Atendimentos / Número Total de Atendimentos.
Não existe uma fórmula para calcular a taxa mínima de atratividade. Normalmente, os investidores tomam como base a taxa Selic, já que ela é a taxa básica de juros. A lógica é a seguinte: O Tesouro Selic é o ativo mais seguro do Brasil e oferece, normalmente, uma boa rentabilidade.
Para calcular o tempo médio de atendimento, é necessário considerar desde o momento em que um agente atende a ligação do cliente até o momento em que a chamada é encerrada, incluindo os momentos de espera para pesquisas e etc.
VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). Porém para se obter um resultado correto é preciso considerar o fluxo de caixa em determinado período, o investimento inicial, o retorno que este investimento trará no futuro e a taxa de desconto.
Como Calcular a Taxa Mínima de Atratividade de um Projeto 🤑
O que é TMA e VPL?
O que é Taxa de Desconto do VPL ou TMA (Taxa Mínima de Atratividade)? A Taxa de Desconto do VPL (Valor Presente Líquido) ou TMA (Taxa Mínima de Atratividade) é a taxa de rendimento que indica o mínimo que um investidor aceitaria ganhar quando faz um investimento.
A Taxa Mínima de Atratividade é um conceito muito importante aplicado na análise de investimentos. Trata-se de uma taxa de juros que representa o mínimo que o investidor se propõe a ganhar quando aplica seus recursos, ou o máximo que uma entidade está disposta a pagar quando faz um financiamento.
O que significa tme em call center? O Tempo Médio de Espera (TME) é o tempo que os clientes passam aguardando para serem atendidos por um agente. É um indicador crítico, pois afeta diretamente a experiência do cliente.
O que é TMA e TMO? Para garantir o melhor desempenho possível, é essencial entender e medir indicadores-chave, como o Tempo Médio de Atendimento (TMA), o Tempo Médio de Espera (TME) e o Tempo Médio de Ocupação (TMO).
O TMA significa tempo médio de atendimento. É o termo que define o tempo que o seu cliente fica em contato com o seu time de suporte, a partir do momento em que o atendimento inicia – ou seja, quando o operador começa a falar. Com os dados de TMA é possível analisar a produtividade da sua equipe.
O IBC é muito utilizado e sua interpretação é relativamente fácil. É calculado dividindo os benefícios descontados pelos custos descontados do PI (Junkes et al., 2012).
O TMO (Tempo Médio Operacional) é um indicador de performance de call center gerado por meio da soma do tempo total falado durante o atendimento e o tempo de pós-atendimento. O tempo médio operacional é utilizado com mais frequência em operações de vendas, atendimento ao consumidor (SAC) ou na cobrança.
Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.
Para saber o Tempo Médio de Espera, é só calcular todos os momentos em que um cliente ficou aguardando por um retorno da empresa e depois fazer a média entre todos eles.
O TMO pode ser calculado facilmente com uma fórmula bastante simples: TMO = tempo total de atendimento + tempo total de espera + tempo total de follow up ÷ nº total de chamadas, chats, etc.
No transplante de medula óssea (TMO) são transplantadas células-tronco do sangue para o paciente. Essas células serão responsáveis pela produção de sangue novo. Antes do transplante, o paciente passa por um procedimento chamado condicionamento.
A média móvel é um indicador importante que suaviza os dados dos preços das ações para formar um indicador que segue a tendência. Neste indicador, são utilizadas médias de períodos diferentes, geralmente uma de curto prazo e outra de longo prazo.
6. Contato com a Pessoa Certa (CPC) Este indicador mostra, dentre as chamadas ativas, o percentual que o atendente do call center conseguiu realizar ao falar com a pessoa que procurava.
A taxa mínima de atratividade (TMA) é um indicador que revela o valor mínimo que se espera obter em relação a um investimento. Geralmente, calcula-se com base em um período específico, como mês ou ano.
Para facilitar as suas análises, considere: payback simples = aporte inicial / projeção de ganho com o investimento. No entanto, como dito anteriormente, é importante considerar o valuation da empresa, já que no cálculo do payback não considera fatores importantes, como o custo de capital da empresa.
O que ocorre com o VPL quando a TMA aumenta? Ou seja, quanto maior for a TMA, menos interessante será o investimento. Uma dica para verificar essa questão e analisar a curva futura de juros. Ela representa exatamente a relação inversa de TMA e VPL.
Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética, calculada a partir de uma projeção de fluxo de caixa (previsão de receitas geradas por um investimento ao longo de determinado período) quando consideramos que seu Valor Presente Líquido (VPL) é igual a zero.
Porque a TIR zera o VPL? Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.