Na Inglaterra, é grande o número de fans da "Transporter", nome da Kombi na Europa, e por lá a montadora lançou uma versão luxuosa para a Caravelle, nome dado ao modelo de passageiros.
O mundo de língua inglesa, especialmente na Grã-Bretanha e nos EUA, conhece muitos apelidos mais: “Vee-Dub” (que é uma gíria para Volkswagen), “Hippie Mobile”, “Hippie Bus”, “Hippie Van”, “Combie”, “Microbus”, “Transporter”, “Splitty”, “Split Screen” ou “Split-Window” para todos os modelos produzidos antes de 1967, em ...
A palavra kombi, usada no Brasil e no México, é derivada de “Kombinationfarhzeug” que significa veículo de uso combinado, em alemão. Em Portugal, a kombi é chamada de “pão de forma”.
Buzz foi oficialmente revelada nesta sexta-feira (2). A van foi projetada para lembrar o Volkswagen T1, ou Transporter. Esse modelo icônico foi lançado em 1949 e é mais conhecido como Microbus, ou apenas VW Bus, batizado no Brasil de Kombi.
1. Volkswagen Kombi "pão de forma" Também conhecida como "Velha Senhora", a saudosa van da Volkswagen recebeu o carinhoso apelido de pão de forma, claro, por seu formato de... pão de forma.
Quando e onde nasceu a Kombi? Na Alemanha, os primeiros esboços aconteceram na caderneta de Ben Pon, em 1947. Depois de 2 anos, a fabricação começou. Sua carroceria era do tipo monobloco, com uma suspensão reforçada e o motor era de 1.1, com 25cv de potência, com sistema de refrigeração movida a ar.
Uma das kombis mais raras do planeta avaliada hoje mais de Meio Milhão de Euros!! Fabricada por uma empresa Suíça esta é uma das 22 unidades fabricadas de apenas 3 sobreviventes no mundo. A proposta do projeto era um carro que favorecesse a visitação aos Alpes suíços com maior visibilidade aos turistas.
Na matéria de hoje vamos falar sobre esta Kombi 1980 que passou por uma leve customização. Esse modelo chamado de Clipper traz uma ampla área envidraçada e era usada para o transporte de passageiros. Sem dúvida foi uma das mais comuns na década de 80 e fez parte da vida de muitas pessoas no Brasil.
A palavra Kombi vem do alemão Kombinationfarhzeug, que significa veículo de uso combinado. Esse nome é usado apenas no Brasil e no México (lá a palavra se escreve com C, Combi). Em Portugal, a perua é chamada de Pão de Forma. Na Alemanha, é Bulli.
Para a Exportação de Kombi são necessários alguns documentos como: Laudos do DETRAN, consulta de documentos, verificação do estado do veículo e demais burocracias exigidas nos procedimentos como cotação de seguros, desembaraço aduaneiro, verificação de peças e restauração (se houver), etc.
A nova VW ID. Buzz chegará ao Brasil ainda em 2023. Em alusão aos 70 anos da montadora no país, mas também por conta do volume de produção limitado, serão apenas 70 unidades da nova Kombi elétrica para o mercado brasileiro. Não foram divulgados valores e nem mesmo quando acontecerá o lançamento oficial.
percebemos também, pela pintura do interior das portas, da parte interna das caixas de rodas e por debaixo do assoalho, que originalmente ela era uma kombi pintada na cor branco geada (código de carroceria 021), disponível no catálogo de cores da carat, cor que permaneceu na parte superior desta unidade personalizada.
O nome Kombi é uma abreviação, adotada no Brasil, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português significa “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.
Os preços variam entre R$ 12.900 e R$ 17.890. Apenas 70 unidades serão disponibilizadas em alusão aos 70 anos da Volkswagen do Brasil. O valor inclui os serviços de manutenção, seguro (com franquia de R4 20.000), documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
O motor é o mesmo das demais Kombis fabricadas naquele momento, o 1.4 refrigerado a àgua, conhecido como o EA-111, que pode ser abastecido com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção.
Para quem não conhece a origem de seu nome, Kombi é uma abreviação adotada aqui no Brasil para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que segundo a fabricante significa em português “veículo combinado” ou “combinação do espaço para carga e passeio”.
O bocal de abastecimento localizado do lado direito era um tanque de combustível comum, para álcool, e, do lado esquerdo, havia um bocal para gasolina, com o objetivo de auxiliar na partida a frio.
A Kombi foi idealizada pelo importador holandês Ben Pon, que imaginou um veículo leve de carga usando o conjunto mecânico do Fusca. O primeiro esboço do carro foi desenhado em sua caderneta de anotações em abril de 1947. Seu lançamento mundial ocorreu no Salão de Frankfurt de 1951.