O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.
Um apicultor que se preocupa e se atenta às boas práticas de manejo e produção apícola está cumprindo um papel importante: ele está ajudando na manutenção e preservação da vida de milhares de abelhas.
O profissional especialista em Apicultura e Meliponicultura possui os conhecimentos necessários para atuar com a criação de abelhas e produção de mel, podendo atuar de forma autônoma como produtor ou apicultor independente ou mesmo em empresas e fazendas que produzem mel e derivados para comercialização.
A palavra apicultura é a arte de criar abelhas sendo os principais produtos obtidos e comercializados desta atividade o mel, a cera, a própolis, a geléia real e o veneno (apitoxina), além do serviço de polinização e a profissão de apicultor, somente pode ser exercida pela pessoa portadora da carteira nacional do ...
As operárias – Realizam todo o tra- balho da colméia: coletam alimento (néctar e pólen) e água, cuidam das crias e da rainha, limpam a colméia e defendem o enxame. Na falta da rainha, algumas operárias podem pôr ovos, mas desses ovos só nas- cerão zangões.
O apicultor é o profissional responsável pela criação e manejo de colmeias de abelhas, contribuindo para a produção de mel, própolis, cera e outros produtos apícolas.
A orientação é contratar um apicultor para fazer a remoção dos insetos. “Para que os marimbondos e vespas não ataquem é necessário isolar o local para evitar barulho ou som alto para não alvoroçar os insetos.
O apicultor cria abelhas. Essa atividade profissional garante, assim, a produção de mel, e os seus subprodutos, como própolis, cera, pólen apícola, geleia real e apitoxina para o consumo humano.
Além da criação das abelhas, os apicultores devem planejar também a implantação de uma "casa de mel", ou entreposto, destinado à manipulação e industrialização de mel e demais produtos apícolas, de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Qual o salário de um Apicultor? O salário médio de um Apicultor no Brasil é de R$ 2.054,73. As especialidades com os melhores salários são Trabalhador na Apicultura, Trabalhador na Minhocultura e Trabalhador na Sericicultura.
Melgueiras (ou sobrecaixas) são destinadas apenas à produção de mel, para que os seus quadros não contenham também crias e pólen. Geralmente são mais baixas que os ninhos e formam os andares mais altos do “prédio”.
O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.
“Não basta ter algumas colmeias para ser apicultor. É preciso dominar o manejo, entender o comportamento social das abelhas, sua biologia e estar sempre se atualizando sobre as técnicas de apicultura.
Com isso, o apicultor passou a receber, em média, um valor três vezes maior do que recebia. O negócio apícola apresenta ainda, como vantagem, baixo volume de investimento, pois não é preciso ser proprietário de terras para iniciar uma pequena produção.
Também produzida pelas abelhas, a cera é fundamental para o desenvolvimento das colmeias e criação dos favos. Nós a utilizamos em medicamentos e cosméticos.
Responsável pela postura dos ovos, a abelha rainha é a principal personagem das colmeias, responsável pela reprodução e pela sobrevivência das colônias. O ciclo de vida das abelhas operárias é curto e, por isso, as rainhas se responsabilizam pela produção de ovos que se tornarão novas rainhas, operárias ou zangões.