Mantenha os hábitos de higiene. Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.
O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Quantos dias dura uma virose? Na maioria dos casos, as viroses costumam ter uma evolução benigna e se resolver de forma espontânea em cerca de sete dias, especialmente em crianças maiores e adultos jovens.
Quais os sintomas da virose? Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.
Em 2024, os casos já superam o total registrado ao longo de todo o ano de 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes. Entre 2022 e 2023, a mpox já havia figurado como emergência global em meio à propagação do vírus em diversos países.
A principal forma de prevenção para as viroses respiratórias e gastrointestinais são os cuidados de higiene, principalmente a lavagem das mãos. Não dividir objetos pessoais como toalhas, talheres e copos.
Apesar de comuns, não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Eles são considerados autolimitados, ou seja, têm um período de sobrevivência no organismo que pode variar de três a sete dias. O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação.
Quem já teve gripe sabe o quanto a virose pode afetar a disposição. Diferente do resfriado, essa infecção pode causar uma prostração mais longa e dificultar a recuperação. Para adiantar a melhora da doença, alguns hábitos podem ser adotados, como é o caso da reposição de nutrientes, entre eles a vitamina D.
Durante a virose é recomendado não consumir frutas e verduras cruas e alimentos picantes, doces ou gordurosos, já que podem piorar os sintomas e atrasar a recuperação.
Esse período pode variar dependendo da doença de 24h a 72 horas. Passado o período de incubação do vírus e iniciados os primeiros sintomas da doença, consideramos o período de transmissão médio entre o 3º e o 5ª dia dos sintomas.
“Para colaborar com a prevenção e buscar melhorar os sintomas mais leves, o ideal é ter uma boa hidratação, ingerir bastante líquido como água, suco, água de coco e frutas. Evitar refrigerantes, frituras e derivados lácteos, também são importantes“, orienta o médico.
Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.
O motivo foi sua rapidíssima disseminação. Dados globais da OMS são de que 3% das infecções por SARS-CoV-2 eram atribuídos à variante JN. 1 no início de novembro de 2023, e 27% em meados de dezembro [2]. No início de janeiro de 2024, a variante JN.
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: Febre.
Contato com objetos contaminados, como roupas de cama, toalhas ou utensílios; Contato com animais silvestres, como roedores, que podem ser portadores do vírus.
A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente infectados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente.
O tratamento para a virose envolve aliviar os sintomas e evitar as complicações. Desse modo, caso o indivíduo seja acometido com um quadro virótico, o ideal é hidratar-se com líquidos (água, chás ou sucos de frutas) ou mesmo chupar gelo³. É importante, também, atentar-se à dieta.