O livro foi escrito para fortalecer a fé de todos os crentes e para reagir aos ataques dos incrédulos. Foi apresentado para substituir relatórios desconexos e infundados a respeito de Jesus. Lucas queria demonstrar que o lugar ocupado pelo gentio convertido no reino de Deus basei-se nos ensinos de Jesus.
Quando e Onde Ele Foi Escrito? Embora não se saiba exatamente quando Lucas escreveu esse evangelho, provavelmente foi escrito na segunda metade do primeiro século d.C. As fontes de Lucas eram pessoas que “presenciaram desde o princípio” (Lucas 1:2) o ministério mortal e a Ressurreição do Salvador.
Lucas é o terceiro Evangelho do NT e foi escrito numa comunidade profundamente grega, por volta do ano 85 d.C. O autor conheceu o Evangelho de Marcos e o usou como base, mas também adicionou algumas memórias próprias e destacou diferentes aspectos de Marcos.
Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
Quem escreveu o livro de Lucas no Novo Testamento?
De acordo com a opinião da maioria, o autor é simplesmente desconhecido. Os estudiosos da Bíblia estão em amplo consenso de que o autor do Evangelho de Lucas também escreveu o Atos dos Apóstolos.
Lucas explica a Teófilo em 1:4 que está escrevendo a ele para que tenha “plena certeza das verdades em que foste instruído”. Embora não saibamos muito sobre Teófilo, os estudiosos acreditam que ele provavelmente era um gentio que se converteu ao judaísmo e, mais adiante, ao cristianismo.
São Marcos, Evangelista, não era um dos 12 Apóstolos: então quem era ele? Assim como São Lucas, ele não fez parte dos 12 primeiros discípulos chamados por JesusDos quatro evangelistas, dois eram discípulos diretos de Jesus, escolhidos por Ele próprio para serem Seus 12 Apóstolos: São Mateus e São João.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
A atenção de Jesus dada, principalmente, aos pobres e pecadores. Aos refugiados e sofredores. Os milagres como manifestações de amor e compaixão. Outro aspecto relevante deste Evangelho é a presença fiel de Maria, sobretudo nos relatos sobre a infância do Menino Jesus.
Qual a diferença do Evangelho de Lucas para os outros?
2 – Em que o Evangelho de São Lucas difere dos outros? O Evangelho de Lucas é o mais extenso dos evangelhos. Uma peculiaridade desse Evangelho é que ele é a primeira metade da grande obra lucana, que inclui também Atos dos Apóstolos. Se somarmos essas duas obras, teremos mais de um quarto de todo o Novo Testamento!
Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo».
O Evangelho de Lucas é uma proclamação do acontecido com Cristo Jesus e da salvação realizada por ele no mistério de sua encarnação, morte e ressurreição. É um manual de catequese, que ajuda no processo de iniciação e de reiniciação à fé.
A cristologia de Lucas revela Jesus como eminentemente compassivo-misericordioso (Lc 7,13; 10,33; 15,20), Salvador de todos (Lc 2,32), curador de todas as doenças (Lc 19,5; 15,2); acolhedor dos samaritanos (Lc 10,29-37; 17,11-19); acolhedor amoroso das mulheres (Lc 8,2-3; 23,49) e praticamente da “comunhão de mesa” com ...
Principalmente os livros de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como sinóticos, pois utilizam grande quantidade de histórias em comum, a mesma sequência para contá-las, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e até as mesmas palavras.
Paulo de Tarso, por mais que não tenha convivido com Jesus, é considerado o maior de todos os apóstolos. Nascido em Tarso, capital da Cilícia, inicialmente recebeu o nome de Saulo (nome em hebraíco).
Visão tradicional. Tradicionalmente, o evangelho de Mateus é entendido como o primeiro evangelho escrito. O evangelho de Marcos foi escrito depois do de Mateus, incorporando partes deste; finalmente, o evangelho de Lucas foi escrito com base nos outros dois, também baseados em outras testemunhas oculares.
Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ― Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes disse: ― Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o dedo onde estavam os pregos e não puser a mão no seu lado, não crerei.
Embora nada se saiba a respeito de sua morte ou de outros detalhes ou circunstâncias de sua vida, pode-se afirmar que era bispo de Antioquia (169-170). Também parece que sua produção literária foi bastante vasta, embora pouca coisa tenha sido registrada pelos historiadores.
Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.
Por que Lucas era chamado assim? O que fez ele ser tão querido e amado? Lucas era um médico atencioso, dedicado ao seu serviço, e não abandonava sua equipe e missão. Ele acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, provavelmente cuidando de pessoas e levando o evangelho de Jesus.