Processo. Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidade na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Estação Central: estação de integração com os trens da SuperVia.
Para ter acesso ao benefício da Tarifa Social é preciso ter entre 5 e 64 anos, renda mensal declarada inferior ou igual a R$3.205,20, e um cartão Riocard Mais cadastrado no Bilhete Único Interestadual. O cartão precisa estar vinculado ao próprio CPF do usuário.
Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos, que oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.
Como solicitar a gratuidade na passagem (Passe Livre)?
A gratuidade não será liberada nos casos da impossibilidade de validação do NIS. Para fins de liberação da gratuidade a renda familiar per capita, calculada pelo CadÚnico, deverá ser inferior a 1,5 salários-mínimos.
A Lei 10.741/2003, do Estatuto do Idoso, garante que pessoas 65+ anos tenham direito à gratuidade nos transportes públicos municipais. A gratuidade apenas não é válida nos serviços especiais. Para fazer uso do benefício, o idoso deve apresentar um documento que comprove sua idade.
Desde 01/02/2023, o embarque nas estações da CPTM é gratuito para pessoas a partir de 60 anos com o Bilhete Único ou o Cartão TOP. O embarque com documento só é permitido para quem tiver acima de 65 anos.
Agende uma entrevista em um posto do CadÚnico para obter um NIS (Número de Identificação Social) que contemple uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Importante: após a entrevista, insira o NIS em seu cadastro e aguarde o prazo de análise e validação, que leva até 45 dias.
Tem como reservar passagem gratuita para idoso pela internet 2024?
Como reservar passagem de ônibus gratuita para idoso pela internet? A reserva de passagem de ônibus gratuita para idoso não pode ser feita pela internet. Deve ser solicitada pessoalmente no guichê da empresa de ônibus com antecedência mínima de três horas em relação ao embarque.
Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.
Solicitação via aplicativo: No app do TOP (disponível para Android e iOS), é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão em um dos estabelecimentos parceiros. É preciso levar um documento com foto para a retirada do cartão na data marcada.
Acesse o Site de Atendimento Digital e faça login para imprimir o Formulário de Solicitação. Não consigo imprimir o Formulário, o que devo fazer? O beneficiário pode ir a um dos Postos de Atendimento - Bilhete Único Especial para retirar o Formulário e tirar a foto para o cadastro.
IDOSO (65 anos ou mais) Deve baixar o aplicativo Jaé no celular e seguir todas as instruções em tela após clicar em “Abra sua conta”. Basta informar alguns dados e capturar sua foto, depois acessar novamente o aplicativo com o login e senha e será exibida a opção de solicitar a gratuidade.
Estou desempregado. Tenho direito a algum benefício do governo 2024?
Obs.2: No ano de 2024, o valor do benefício Seguro-Desemprego não será inferior ao valor de R$ 1.412,00 que corresponde ao valor do salário mínimo vigente.
Quem está desempregado tem direito a transporte gratuito?
Credencial para Trabalhadores Desempregados tem validade de até 90 dias para uso na CPTM e no Metrô Pessoas desempregadas em São Paulo têm direito à viagens gratuitas nos serviços de transporte público da cidade.
Estou desempregada. Tenho direito ao passe livre.?
Quem estiver nessa situação pode contar com até três meses de gratuidade na CPTM e no Metrô de São Paulo. O benefício é destinado a quem está sem emprego há, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses.
Os trabalhadores desempregados têm direito à gratuidade no metrô e na CPTM. Neste caso, o benefício é válido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias.
O atendimento aos interessados em requerer o benefício será somente no posto da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.
A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.
A Carteira da Pessoa Idosa, conhecida como Carteira do Idoso, pode ser emitida pela internet, pelo site: https://carteiraidoso.cidadania.gov.br. A Carteira da Pessoa Idosa é destinada a pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até dois salários mínimos e com cadastro atualizado.
§ 3º A reserva de 3 (três) vagas gratuitas em cada aeronave para idosos acima de 60 anos; (NR); I – A gratuidade será concedida aos idosos com renda de até dois salários mínimos; (NR);