Cozinhar o feijão com louro, erva-doce, funcho ou cominho, ajuda a aliviar os gases porque essas ervas contêm eugenol, metil chavicol e anetol, compostos bioativos que melhoram a digestão e aliviam as cólicas abdominais.
Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera os nutrientes que ficam presos nos fitatos. Essa técnica também evita aquela sensação de gases e mal-estar depois da ingestão do feijão.
Que devo fazer para eliminar o ácido Fitico do feijão?
A fervura pode degradar antinutrientes como lectinas, taninos e inibidores de protease (confira aqui estudos a respeito: 23, 24, 25, 26). Um estudo mostrou que ferver o feijão-guandu por 80 minutos reduziu os inibidores de protease em 70%, lectina em 79% e tanino em 69% ( 12 ).
Pesquisadores perceberam a maior redução de fitatos nos casos em que foi feito o remolho seguido do descarte da água. Apesar do descarte da água do remolho também provocar a perda de parte dos minerais, os estudiosos avaliam que os minerais restantes apresentam maior biodisponibilidade.
“Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a produção dos gases. Somente depois disso é que a água deve ser trocada e o alimento poderá ser preparado”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Desta forma, colocar o feijão de molho com limão permite manter o valor nutricional dos grãos. Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases. Se você sente pouco desconforto ao consumir feijão, procure deixar de molho por 8-12 horas em água quente.
Cozinhar o feijão em água por 30 minutos em uma panela de pressão, ou entre 60 e 90 minutos na panela comum, ajuda a diminuir a quantidade de rafinose, estaquiose e verbascose dessa leguminosa, evitando a formação de gases, cólicas e desconforto abdominal.
Ela conta que a recomendação serve, na realidade, para diminuir a quantidade de fitatos, composto presente nos grãos que dificulta a absolvição de proteínas, minerais e vitaminas pelo corpo. “O uso do vinagre facilita a 'quebra' do ácido fítico”, explica.
Imersão: é necessário deixar deixar legumes, verduras e cereais na água por pelo menos 12 horas para ajudar a reduzir a quantidade de antinutrientes nos alimentos;
Germinação: possibilitar a germinação de sementes, grãos e leguminosas – causa a quebra do fitato;
Embora o remolho tradicional seja o mais recomendado, é possível acelerar o processo de remoção de antinutrientes usando água quente. Tudo o que você deve fazer é deixar o feijão de molho em água quente por pelo menos uma hora. Depois lave os grãos e cozinhe como o habitual.
O remolho é uma técnica simples e muito utilizada para reduzir o teor de fitato dos alimentos. Consiste em hidratar os grãos e sementes até que eles alcancem o peso máximo, assim ocorre redução de componentes solúveis em água, como o fitato, que pode ser reduzido em até 48%.
Quanto tempo tem que deixar o feijão de molho para sair os gases?
O ideal é deixar leguminosas, incluindo todos os tipos de feijão, de molho por 24 horas, mas você pode deixar por pelo menos 12h. A troca de água a cada 8h também é indicada.
O feijão-preto, assim como outras leguminosas (lentilha, grão de bico, soja, ervilha…), pode causar gases. Ele contém naturalmente substâncias como o fitato, que provoca fermentação no intestino e pode gerar desconfortos intestinais; além de taninos e oxalatos.
O processo de molho envolve colocar os grãos secos em água e deixá-los de molho por algumas horas ou durante a noite. O tempo de molho pode variar dependendo do tipo de feijão, mas geralmente varia de 6 a 12 horas.
Nos estudos que avaliaram fitatos, por exemplo, percebeu-se que a maior redução de ácido fítico ocorreu nas amostras que passaram por remolho e foram cozidas sem a água do remolho.
O bicarbonato de sódio pode ser usado no preparo de feijão e isso não faz com que você perca os nutrientes como em outros casos. Algumas pessoas ou estabelecimentos incluem esse ingrediente na receita.
O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.
O feijão é um alimento de origem vegetal e, por isso, contém ferro não-heme em sua composição. A absorção desse ferro pelo organismo é influenciada por alguns componentes da dieta, e a vitamina C, presente no limão, é uma facilitadora, podendo aumentar sua absorção de 3 a 4 vezes.
Uma boa dica para evitar gases causados pelo feijão, é deixa-lo de molho com rodelas de limão por 12 horas antes do cozimento. Abraço! Alimentos que substitui: ervilha, grão de bico, lentilha, soja.... Mas aconselho que sempre faça o procedimento de remolho, para que possa remover as propriedades anti nutricionais.
💡Dica: O ideal é lavar o feijão em água corrente e colocar de molho em uma tigela com água de seis a doze horas. Nesse período, a água deve trocada ao menos uma vez. Além de reduzir o tempo de cozimento, a prática dissolve as substâncias que o corpo tem dificuldade de digerir.
O que fazer se esquecer de deixar o feijão de molho?
Esse truque é ótimo para quando você resolve preparar um prato com esses ingredientes na hora ou quando esqueceu de deixar de molho na noite anterior. O segredo é colocar as leguminosas em uma panela com bastante água e levar ao fogo. Espere a água ferver e depois deixa por até 5 minutos.
Se você esqueceu, não se desespere, também é possível fazer um remolho rápido. Coloque o feijão lavado numa panela comum, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos.
Quanto tempo o feijão fica pronto depois de pegar pressão?
Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa.