Como deve ser realizado o resumo?
Para fazer um bom resumo, é importante ter definido o seu tipo e ter conhecimento do material que será resumido. Além disso, o autor deve estar a par dos elementos essenciais que compõem o texto descritivo. O resumo é um texto impessoal e predominantemente descritivo.Qual é o formato de um resumo?
O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).Quais são os três tipos de resumo?
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.Como deve ser a estrutura de um resumo?
O resumo deve vir no início do manuscrito, logo após o título, comumente abrangendo as seguintes informações: Contexto, Propósito, Metodologia, Resultados, e Conclusão. Uma lista de Palavras-chave escolhidas pelo(s) autor(es) é colocada no final do resumo, precedendo o corpo do artigo.COMO FAZER RESUMO DE TEXTO, TCC, LIVROS (Método Mais Efetivo)
Como se faz um resumo modelo?
Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos
- Fazer uma leitura atenta. ...
- Marcar partes importantes. ...
- Anotar comentários. ...
- Pensar em correlações. ...
- Organizar as informações. ...
- Escrever com as próprias palavras. ...
- Fazer listas ou tópicos. ...
- Ler novamente.
Como fazer um bom resumo?
Como fazer um bom resumo de texto
- Leia o conteúdo original com atenção. Você precisa estudar bastante o assunto sobre o qual escreverá um resumo. ...
- Anote as ideias centrais do texto. ...
- Crie uma lista de perguntas. ...
- Faça um mapa mental. ...
- Crie associações. ...
- Escreva o resumo desse texto.
Como fazer um resumo simples exemplo?
O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.Como iniciar um resumo de um trabalho?
Seu resumo deve começar com uma introdução ou objetivo que afirme claramente porque a pesquisa foi realizada, sua importância para o campo de estudo e quaisquer obstáculos encontrados anteriormente. Deve incluir uma versão muito concisa dos seus métodos, resultados e conclusões, mas sem referências.O que não se deve fazer em um resumo?
Veja abaixo alguns deles:
- Não resumir TODO o seu trabalho. O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. ...
- Incluir MUITO ou NENHUM contexto. ...
- Não incluir palavras-chave. ...
- Dedicar pouco tempo à escrita. ...
- Não seguir as regras do guia para os autores da publicação.
Quais são os elementos obrigatórios de um resumo?
Resumo em Língua Portuguesa – Elemento de uso obrigatório, consiste em explanar acerca das principais ideias abordadas no texto. Esse deve conter no máximo 250 palavras (aproximadamente 15 linhas).Quais itens obrigatoriamente um resumo deve conter?
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos.Como preencher um resumo?
7 passos para escrever um resumo profissional
- #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
- #2. Determine o público-alvo. ...
- #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
- #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
- #5. Adapte-se ao cargo. ...
- #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
- #7. Revise e edite.
Como fazer um resumo de acordo com a ABNT?
Você DEVE:
- Colocar na primeira frase do seu Resumo a explicação sobre o tema principal do trabalho.
- Em seguida mencione o tipo de trabalho: se é por exemplo um Estudo de Caso, Revisão Bibliográfica, Pesquisa Teórica ou Aplicada, etc.
- Ressalte o(s) objetivo(s), a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.
Qual o formato de um resumo?
Estrutura do resumo (simples)Objetivo; Metodologia ou Material e métodos; Resultados (parciais ou concluído); Conclusões ou considerações finais.
Quantas linhas um resumo simples deve ter?
O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.Como fazer um resumo com palavras chaves?
4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.O que devo colocar no resumo?
Ao escrever seu resumo, você pode incluir, por exemplo:
- Cargos e funções anteriores.
- Títulos acadêmicos.
- Premiações recebidas.
- Anos de experiência.
- Certificações.
Como deixar seu resumo mais bonito?
6 dicas para fazer um resumo incrível
- Conheça o texto e, depois, leia com atenção.
- Busque conceitos, definições e palavras-chave. ...
- Escreva o texto com suas palavras.
- Organize as ideias principais. ...
- Deixe espaço para preencher conteúdo.
- Faça exercícios.
Como fazer um bom resumo de um texto?
8 dicas de como fazer um resumo eficiente
- Faça marcações. ...
- Anotações pós-estudo. ...
- Explique aquilo que aprendeu. ...
- Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. ...
- Se preferir, faça um mapa mental. ...
- Se concentre e escreva o resumo. ...
- Priorize a realização das etapas a mão.
O que é um resumo exemplo?
O resumo apresenta de forma breve e objetiva as principais informações de um texto. Por isso, o resumo constitui um gênero textual expositivo, uma vez que sua principal função é conseguir condensar as ideias centrais de um texto, sem especificá-las.Como se faz um resumo de um trabalho?
Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico
- Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
- Defina os Objetivos. ...
- Especifique o Método. ...
- Apresente os Resultados. ...
- Conclusão.