A elevação de determinada igreja ao título de Santuário é de responsabilidade da autoridade diocesana, que o faz por Decreto próprio. Isso depende da dignidade do templo, da piedade popular local e das peregrinações ali realizadas. O título de Basílica é de autoria papal, dando ao espaço uma dimensão de universalidade.
“Nasce na experiência de fé do povo de algo que aconteceu, de um sinal especial de Deus em um determinado local, onde os fieis começam ali buscar um sinal da experiência de fé”, explica ele. É a partir desta peregrinação, na busca dos sinais da experiencia de fé que o lugar passa a se chamar Santuário.
Para a Igreja Católica, o reconhecimento enquanto oficialidade, mas para o campo científico geográfico, são os critérios de definição de santuário, com ênfase no critério de peregrinação, que garantem que a função religiosa de um determinado santuário está sendo cumprida e, assim, identificam aquele complexo como ...
Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no conceito religioso, é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões. Geralmente possui objetos simbólicos usados no culto. Em algumas denominações religiosas, estes objetos são imagens ou relíquias.
A catedral é a principal igreja de uma diocese (conjunto de paróquias), de onde o bispo repassa aos padres as instruções do papa. Ou seja, só há catedral com bispo. Por fim, a basílica é uma igreja pomposa, com relíquias e estrutura para receber o papa. Para uma catedral virar basílica, só com aprovação do papa.
Conheça o significado e diferenças entre Basílica, Santuário, Igrejas e Capelas
Quando uma igreja vira basílica?
A basílica é uma igreja que possui características e estrutura para receber o papa, cardeal ou patriarca. Nesse ponto, as basílicas são submetidas à jurisdição eclesiástica do Vaticano e não à jurisdição local.
A basílica é mais importante ainda. Segundo o Houaiss, trata-se de uma “igreja católica que goza, conforme o direito canônico, de certos privilégios: dispor de altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetida à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere status internacional”.
Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).
O que significa uma igreja ser elevada a santuário?
A elevação ao status de Santuário representa um reconhecimento formal do Vaticano e reforça a importância da Igreja como um espaço de peregrinação e devoção na Arquidiocese de Brasília.
Uma igreja ou outro local sagrado se torna santuário quando os fiéis, em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações, com aprovação da autoridade da Igreja local (bispo ou arcebispo).
Atualmente, o Brasil possui 71 basílicas, sendo que duas delas estão localizadas em Aparecida. O último templo brasileiro a receber este título foi a Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto (SP). A determinação do Vaticano foi expedida em março deste ano.
Por que Deus ordenou a construção de um santuário?
Deus pediu para que Moisés construísse um santuário para os povos pagãos. Um santuário deveria ser construído por Moisés. Deus desejava demonstrar Sua presença e habitar no meio do Seu povo. O santuário foi criado apenas para uma festa.
As igrejas são os templos principais das paróquias sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical. As restantes pequenas igrejas são denominadas de capelas onde habitualmente não existe culto religioso diário ou dominical, ou existe apenas por alturas de festividades.
Os santuários são construídos para servir à tradição religiosa xintoísta e são caracterizados por um portão torii em suas entradas. Os templos são construídos para servir à tradição religiosa budista e são caracterizados por um portão sanmon em suas entradas.
Santuários são locais sem fins lucrativos onde animais são reabilitados após serem vítimas de maus-tratos e exploração em circos ou no tráfico. Eles são tratados e, na maioria dos casos, reintroduzidos na natureza.
O Santuário é uma Igreja ou paróquia com muitas relíquias, devido ao grande movimento de devotos peregrinos e romarias, na busca dos sinais da fé. Quando o local atende a esses atributos, normalmente solicita-se ao bispo e ele concede o título de Santuário.
O “santuário” nasce da experiência de fé do povo, marcado por um sinal especial de Deus em determinado local. É onde os fiéis buscam vivenciar essa experiência de fé. Após peregrinações, o Bispo pode declarar o local como santuário, com a missão de reavivar a fé e a caminhada dos peregrinos.
Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo. O termo é empregado para alguns templos católicos, ortodoxos, anglicanos, protestantes e pentecostais.