Dá para declarar IPTU no Imposto de Renda?

No meio disso, muitos contribuintes podem acabar se perguntando: é possível deduzir gastos com IPTU e IPVA do Imposto de Renda (IR)? A resposta é não, a menos que você seja locador de uma casa ou apartamento e pague o imposto sobre o imóvel.
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Precisa declarar pagamento de IPTU?

Qual a importância de declarar corretamente o IPTU? A correta declaração do IPTU garante que não haverá problemas futuros com a Receita Federal, além de maximizar as possíveis deduções legais no Imposto de Renda.
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Onde lançar o IPTU no IR?

Para declarar o imóvel adquirido na planta, é preciso abrir a aba “Bens e Direitos”, grupo, “grupo “01 – Bens Imóveis”, código “11 – Apartamento” ou “12 – Casa”. Em seguida indicar em “Situação em 31/12/2023” o valor efetivamente pago.
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É necessário declarar IPTU?

Essas despesas devem ser declaradas apenas pelo proprietário do imóvel, caso ele seja o responsável pelo pagamento.
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Como declarar condomínio e IPTU no Imposto de Renda?

Não, como inquilino, você não pode declarar despesas de condomínio no seu Imposto de Renda (IR). Isso ocorre porque essas despesas são consideradas gastos ordinários relacionados à habitação e não são dedutíveis do Imposto de Renda para as pessoas físicas.
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Como transferir IPTU para meu nome?

Como declarar IPTU no Imposto de Renda 2024?

A resposta é não, a menos que você seja locador de uma casa ou apartamento e pague o imposto sobre o imóvel. No caso do tributo sobre veículos, a regra diz que não é possível inserir esse gastos no IR 2024.
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Quais despesas podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Dedução do Imposto de Renda: o que está incluso
  • Consultas;
  • Planos de saúde;
  • Internações;
  • Psicólogos;
  • Dentistas (exceto clareamento dental);
  • Fisioterapia;
  • Exames;
  • Tratamento de saúde no exterior;
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Pode deduzir IPTU no IR?

É possível deduzir outras despesas de imóveis alugados do IR? Sim, além do IPTU, despesas como taxas de condomínio e reparos necessários para a manutenção do imóvel podem ser deduzidas, desde que esses custos sejam integralmente arcados pelo locador e devidamente documentados.
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O que acontece se não declarar imóvel no Imposto de Renda?

Penalidade. Caso a Receita identifique a omissão antes das correções, o contribuinte fica sujeito a multa. A depender da incoerência, a penalidade pode alcançar até 150% sobre a diferença do imposto, caso seja comprovada uma eventual fraude.
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Como declarar IPTU aluguel?

Use o código “70 – Aluguéis de Imóveis”. Declare apenas os aluguéis pagos. IPTU e taxa de condomínio não devem ser incluídos no valor. Na ficha, também inclua o nome e o CPF do locador.
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Como comprovar o pagamento do IPTU?

A fonte segura para obter a informação sobre o IPTU é o site da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde o contribuinte pode efetuar a Consulta aos Débitos existentes, e, também, emitir a Certidão Negativa (que comprova a inexistência de débitos).
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Quais despesas posso acrescentar ao valor do imóvel no Imposto de Renda?

Você deve escolher o seu e adicionar os respectivos dados da sua opção, como IPTU, endereço, logradouro e outras informações. Ao final, adicione o valor do imóvel em 31/12/2022 e o valor atual (em 31/12/2023), caso tenha mudado.
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Quem tem imóvel abaixo de 300 mil precisa declarar?

Para imóveis com valor inferior a R$ 800 mil, a declaração é necessária apenas se o contribuinte se encaixar em algum dos outros critérios de obrigatoriedade do preenchimento.
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O que pode ser deduzido no Imposto de Renda 2024?

A Receita Federal permite dedução de despesas com dependentes, saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa. Legalmente, uma despesa dedutível é aquela em que o valor pode ser reduzido dos rendimentos, diminuindo a base de cálculo e o imposto devido.
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Quais despesas podem ser deduzidas do aluguel no Imposto de Renda?

Conforme a Receita, os gastos com o imóvel alugado pagos pelo proprietário podem ser deduzidos na declaração, como manutenção, IPTU e condomínio. Nesse caso, é preciso informar os valores e as despesas na ficha "Pagamentos Efetuados". Vale destacar a importância de ter esses comprovantes em mãos.
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O que acontece se o inquilino não declarar o aluguel no Imposto de Renda?

A omissão dos pagamentos do aluguel na declaração do imposto de renda pode resultar em um problemão. Ao deixar de declarar os valores pagos com a locação do imóvel, o contribuinte pode receber uma multa de 20% do valor não declarado e ainda pode responder por um processo criminal.
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É obrigatório declarar imóvel no IR?

Na Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), o contribuinte deve apresentar informações da sua renda e patrimônio. Isso inclui a posse de imóveis que ele tenha em seu nome, especialmente se o valor for superior a R$ 800 mil — indicando uma obrigatoriedade direta de declaração.
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Qual o valor do imóvel que fica isento de Imposto de Renda?

Venda, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel.
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Qual valor do imóvel devo declarar no Imposto de Renda?

Contudo, a partir do ano-calendário 2023, a Receita Federal reajustou o valor para R$ 800.000,00, ou seja, valores de bens em geral, o que inclui imóveis, cuja a soma possível da posse em 31 de dezembro de 2023 considere R$ 800.000,00 ou mais, torna o contribuinte obrigado a entregar a DIRPF com essa informação.
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Quais são os gastos dedutíveis do Imposto de Renda?

"Os gastos dedutíveis estão previstos na Lei nº 9.250/1995 e incluem despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, ortopédicos e próteses.
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Sou obrigado a declarar pagamento de aluguel?

Tanto quem aluga quanto quem mora em um imóvel alugado precisa estar atento à declaração do aluguel no Imposto de Renda 2024. É assim que a Receita Federal cruza os dados para garantir que os valores declarados como renda pelo locador e o que é pago pelo locatário são compatíveis.
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Precisa declarar o mesmo imóvel todo ano?

A regra do Imposto de Renda é usar o preço de compra. Quem não teve alteração em um imóvel que já era declarado deve apenas repetir o saldo do ano anterior. O valor só deve ser alterado se você fizer reformas, acrescentando quanto gastou nas obras.
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Pode colocar conta de luz no Imposto de Renda?

Também podem ser declarados sob o código 99 (Outros) as despesas registradas no livro-caixa em decorrência do exercício da atividade não assalariada (autônoma), desde que essenciais para a realização do trabalho, como aluguel, conta de água, luz, telefone e outros.
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O que ajuda a aumentar a restituição do Imposto de Renda?

Para aumentar sua restituição, é fundamental declarar corretamente todas as despesas e deduções permitidas. Isso inclui gastos com saúde, educação, previdência privada, entre outros. Quanto mais detalhada e precisa for sua declaração, maiores são as chances de obter uma restituição mais generosa.
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Como restituir 100% do Imposto de Renda?

Para maximizar a possibilidade de restituir 100% do imposto, o contribuinte deve manter um registro preciso de todas as despesas dedutíveis ao longo do ano e declará-las corretamente.
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