É correto falar "vou estar fazendo"?

Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugueselegal.com.br

É correto falar "vou estar"?

“Vou estar” é uma forma perifrástica; é uma locução verbal construída com o verbo IR + INFINITIVO. Não há erro nessa construção. “Vou estar” (forma perifrástica) cumpre a mesma função de “estarei” (futuro do presente).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em recantodasletras.com.br

É correto dizer "vou estar enviando"?

Veja os exemplos abaixo: Vou estar enviando uma mensagem para ela. Correto → Enviarei uma mensagem para ela ou vou enviar uma mensagem para ela. Vamos estar nos encontrando amanhã à tarde.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cocpiracicaba.com.br

É errado usar gerundismo?

Gerundismo foi um termo criado para designar a prática de utilizar o gerúndio em demasia, de forma a se tornar um vício de linguagem, um modismo vocabular. É um hábito que o falante adquire e que perante a linguagem padrão é considerado errôneo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É errado falar "estaremos fazendo"?

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugueselegal.com.br

GERÚNDIO: COMO USAR CORRETAMENTE - Profa. Pamba

Estou a fazer ou estou fazendo?

(4) «Ele está a fazer o que pode para resolver a situação (ou está fazendo).» Em Portugal, usa-se o verbo no infinitivo (estava a dormir, está a fazer), mas no Brasil usa-se no gerúndio (estava dormindo, está fazendo).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Porque o gerundismo é inadequado?

O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infoescola.com

Porque não usar gerúndio?

Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unitauvest.com.br

Qual frase está correta e sem apresentar gerundismo?

A frase correta e sem apresentar gerundismo é: "Vou verificar no sistema, aguarde por favor." O gerundismo é evitado, e a mensagem é direta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brainly.com.br

Pode estar fazendo é errado?

Afinal, quem nunca ouviu as frases "eu vou estar enviando" ou "eu vou estar fazendo"? Entretanto, este tipo de frase se trata de um vício de linguagem. O professor Pasquale Cipro Neto explica no livro "Inculta e Bela", da Publifolha, por que o uso do gerundismo é errado e dá sugestões para construir melhor uma frase.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.folha.uol.com.br

É correto dizer estarei verificando?

EVITE GERUNDISMO

No gerúndio os verbos ganham a terminação “ndo”, indicando uma continuidade na ação, são frases como; estarei verificando, você pode estar aguardando, estarei encaminhando sua solicitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bellunotec.com.br

É errado começar uma frase com gerúndio?

Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em corrijame.com.br

Quando eu devo usar estar?

Estar: significado

Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos. Geralmente, a dúvida está na utilização do verbo nas locuções ou em frases com preposições.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Como vou estar ou está?

Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Irá estar ou estará?

Na dúvida, em vez de "vou estar" ou de "vai estar", use estarei ou estará . É muito melhor, mais objetivo e você não vai errar. Mas, preste atenção, pois existem inúmeros verbos auxiliares, o importante é que você entenda que é ele que indica a pessoa e o tempo nas locuções verbais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguesdigital.com.br

É correto dizer "vamos"?

O verbo ir está flexionado no plural (“vamos”), mas o pronome oblíquo está escrito no singular (marcar de “se” ver). Desta forma, o correto seria: VAMOS marcar de NOS ver?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Porque evitar o gerundismo?

Evitar o gerundismo na redação é fundamental para garantir a clareza, a objetividade e a formalidade do texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cria.net.br

É correto dizer estarei presente?

As duas frases estão correctas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Fazem 2 meses ou faz 2 meses?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Foi dois meses ou foram dois meses?

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Estou verificando é correto.?

Nesta construção emprega-se erradamente o gerúndio "vou estar verificando" para uma ação que indica um processo que se finaliza imediatamente ao momento da fala. Logo, o correto é: ''Um minuto, vou verificar seu cadastro."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

É correto falar para eu fazer?

→ “Para eu fazer” ou “para mim fazer”? Em geral, se a expressão antecede um verbo no infinitivo (nesse caso, o verbo “fazer”), provavelmente trata-se do sujeito do verbo. Portanto, o recomendado é “para eu fazer”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Faz anos ou faz anos?

A construção correta é faz dez anos.

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt