Ou seja, usar perfume vencido não apresenta riscos à saúde - exceto os que se encaixam em algum fator como exposto anteriormente. "Caso tenham sido armazenados de forma correta longe da luz e umidade, excesso de temperatura e, de preferência, na embalagem original pode ser utilizado normalmente.
Eles tendem a ficar mais amarelados, justamente por causa do processo oxidativo. Se o perfume estiver bem vedado, o oxigênio não entra, o que garantirá que ele dure mais. QUAIS OS PERIGOS EM SE USAR PERFUME VENCIDO? Eles podem provocar alergias na pele e manchas.
Você já deve ter percebido que depois de algum tempo seu perfume preferido vai perdendo o aroma. Isso acontece porque os componentes químicos de certas fragrâncias tendem a se degradar em menos de seis meses devido a diversos fatores, já outros tipos podem durar até 5 anos.
Alteração no cheiro: Um perfume que cheira diferente, especialmente se desenvolveu um cheiro rançoso ou avinagrado, provavelmente estragou. Textura alterada: Se o líquido parece mais espesso ou grudento, é um indício de deterioração.
Anote: o padrão esperado é que os perfumes tenham a validade de 3 anos, mas a depender da tecnologia envolvida e as notas escolhidas, é possível que muitos perfumes durem até mesmo 5 anos - se bem cuidados, claro.
Perfume vence ? Tudo que você precisa saber sobre validade de perfumes
É verdade que quanto mais velho o perfume melhor ficar?
Jan Ahlgren, fundador da grife de perfumes Vilhelm Parfumerie, acredita que a qualidade da essência é semelhante ao vinho, quanto mais velho, melhor fica.
Cada vez mais intenso. Perfumes orientais ou gourmand, com notas de base de baunilha ou de especiarias, duram mais tempo e podem ficar mais intensos com o passar dos anos.
Não é difícil identificar um perfume “estragado”. Isso acontece quando o líquido oxida, ou seja, quando sua cor e cheiro se diferem do original. “Geralmente, o perfume fica espesso e se sente um odor resinoso ao abrir o frasco”, conta Renata Aschar, especialista em perfumes.
Nesse sentido, existe uma resolução recente, de 2019, a qual estabelece o prazo de 10 anos para a validade do registro de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.
Uso tranquilamente, não vai fazer mal não. O único risco é que essa validade tem a ver com a "estabilidade" da mistura, que pode ser da fragrância porque alguns compostos podem decair antes de outros, então o perfume pode ficar com um cheiro esquisito.
Faça uma mistura de água morna com vinagre e deixe agir por alguns minutos. Finalize com água e CIF Lava Louças para evitar resquícios da mistura e deixe o frasco secar aberto para acelerar o processo.
Todos os tipos de fragrância podem sofrer essas modificações, principalmente quando são expostas à luz, artificial ou natural, e também ao calor e à umidade. Mas a especialista explica que o processo de oxidação é mais intenso nos perfumes e colônias frescas, que pertencem à família dos cítricos.
Caso o produto tenha vencido e/ou estragado, o melhor é jogar no lixo comum o que sobrou. Para os produtos em creme ou mais sólidos, é só colocar no lixo mesmo.
Guardar perfumes no banheiro é extremamente comum, mas o que muitos não sabem é que a prática pode prejudicar o produto. Devido às constantes mudanças de temperatura e umidade, o ambiente não é um lugar adequado para armazenar perfumes, segundo informações do UOL.
Tal como a luz solar, o calor interfere com a ligação química do perfume. Mesmo o calor relativamente suave poderá ter um impacto negativo a longo prazo, por isso o melhor é não guardar o perfume perto de radiadores ou de outras fontes de calor.
“Você pode guardar o perfume dentro de um guarda-roupa, por exemplo. O importante é que seja um local onde ele fique protegido do calor, da umidade e da luz. Além disso, manter o produto dentro da caixa original também pode ajudar”, finaliza Isaac.
Para saber se seus perfumes estão estragados, preste atenção na coloração do líquido: se ele escureceu e a fragrância sofreu alteração não tem mais jeito, agora a melhor coisa a fazer é jogá-lo fora.
Se guardado adequadamente, seu perfume poderá reter as qualidades encantadoras que atraíram você até ele. Ao mesmo tempo em que é tentador exibir aquele frasco lindo em cima de sua cômoda, você pode expor seu perfume à luz do sol. Com o tempo, a luz irá alterar a fragrância e escurecer o perfume.
Ou seja, usar perfume vencido não apresenta riscos à saúde - exceto os que se encaixam em algum fator como exposto anteriormente. "Caso tenham sido armazenados de forma correta longe da luz e umidade, excesso de temperatura e, de preferência, na embalagem original pode ser utilizado normalmente.
Você não sente seu perfume depois de um tempo que aplica pelo mesmo motivo que só sente o cheiro da sua casa assim que entra nela. É o que chamam de acomodação olfativa. É um jeito de liberar o olfato daquele estímulo, para sentir novos cheiros e perceber coisas novas no ambiente.
Além disso, o CDC prevê que é proibida a venda de produtos com prazo de validade vencido. Caso o consumidor compre um produto com prazo de validade vencido, ele tem o direito de exigir a troca por um produto dentro do prazo de validade ou, se preferir, a devolução do valor pago.