O período conhecido como Pré- História teve início cerca de 5,5 milhões de anos atrás, com o surgimento dos primeiros hominídeos (família de primatas ancestrais do homem) e se estendeu até aproximadamente o ano de 4000 a.C., quando a escrita foi inventada e começaram a aparecer as primeiras civilizações.
O primeiro milênio a.C. é o período de formação das religiões clássicas do mundo, com o desenvolvimento do judaísmo e do zoroastrismo no Oriente Próximo; e da religião védica, do jainismo e do budismo na Índia.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
O que aconteceu entre 6.000 e 5.000 antes de Cristo?
Entre 6000 e 5000 a.C., a humanidade vivenciou o período Neolítico, marcado por importantes transformações sociais e tecnológicas. O desenvolvimento da agricultura, com o cultivo de cereais, possibilitou a sedentarização e o surgimento das primeiras aldeias.
Há cerca de 5000 a.C., aconteceram as transformações que definiram o desenvolvimento da revolução neolítica no continente americano. As pesquisas a esse respeito indicam que as primeiras mudanças apareceram em algumas regiões dos Andes, América Central e no México.
PERÍODO ANTEDILUVIANO: COMO ERA O MUNDO PRÉ-DILUVIANO?
O que aconteceu em 4000 anos antes de Cristo?
O Quarto Milênio a.C. abrangeu o período entre os anos 4.000 a.C. e 3.001 a.C., vendo grandes mudanças na cultura humana. Ele marca o início da era do bronze e da escrita. As cidades-estados da Suméria e do Antigo Egito são fundadas e crescem com notoriedade. A agricultura se espalha por toda a Eurásia.
O milênio anterior viu o surgimento de técnicas avançadas, civilizações urbanizadas, a nova metalurgia do bronze, extensão da produtividade do trabalho agrícola e alto desenvolvimento dos meios de comunicação por meio da escrita.
A partir de 10000 a.C., uma revolução transformou o homem das cavernas em nós. Cientistas tentam entender como esse processo começou - e o que fizemos para chegar até aqui.
Também neste período temos o fim das glaciações (períodos em que grandes porções do planeta Terra foram cobertas por gelo) e a Terra começou a adquirir as características que aparenta atualmente, como desertos e florestas densas, nas regiões temperadas.
No oitavo milénio a.C., que abrangeu o período entre os anos 8 000 e 7 001 a.C., estende-se a prática da agricultura no Crescente fértil e Anatólia. A cerâmica difunde-se (havendo, porém, um desenvolvimento isolado na América Central) e a domesticação de animais de pastoreio estende-se para África e Eurásia.
Em “10.000 A.C.” acompanhamos os Yagahl, uma tribo pacífica que mora numa região remota e sobrevive da caça de mamutes. A tribo possui uma líder espiritual, a Velha Mãe, e um caçador, que muda de tempos em tempos, responsável pela Lança Branca. Ele é encarregado de proteger e alimentar seus companheiros.
Tradicionalmente, aprendemos que o nascimento de Jesus teria acontecido no ano 1 d.C., mas os historiadores apontam que ele, provavelmente, nasceu entre os anos 6 a.C. e 4 a.C.
De acordo com Carneiro, Jesus teria nascido por volta do ano 4 a.C e morrido por volta do ano 27 ou 29 d.C. - assim batendo com as figuras históricas da época citadas em passagens bíblicas.
O ano de 2024 será regido por oito salmos da bíblia sagrada, todos eles ligados aos arcanjos, seres místicos que também governarão o período que logo se inicia. O Ano Novo 2024 está chegando e, para recebê-lo de forma ainda mais abençoada, nos questionamos: quais salmos regerão o ano seguinte?
Contamos o ano 2024 porque utilizamos um sistema de calendário baseado no calendário gregoriano, que é amplamente adotado em todo o mundo. Este calendário foi introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582 e é uma reforma do calendário juliano.
Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque. Esse povo recebe o nome da cidade de Sumer, que ficava alguns quilômetros ao sul da moderna cidade de Kut.
Nesse período, especificamente entre 6000 e 5000 a.C., as sociedades humanas passaram por significativas transformações, incluindo o estabelecimento das primeiras aldeias, o início do cultivo sistemático de cereais e o desenvolvimento da cerâmica, que era essencial para armazenar líquidos e alimentos.
2000 a.C.: Chegada dos ancestrais dos latinos na Itália. 2000 a.C.: Presumível fundação da cidade de Mântua. 2000 a.C.: Acredita-se que Stonehenge foi completada. 2000 a.C.: Agricultores e pastores do sul da Etiópia chegam ao Quênia.
500 a.C. - O período Yayoi começa no Japão antigo. c. 500 a.C. - Foi produzida a escrita zapoteca mais velha ate hoje conhecida. 500 a.C. - Os zapotecas fundam Monte Albán, a cidade sagrada, e continuam construindo pirâmides.
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.