A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre.
A Lua não deveria executar uma órbita descendente e colidir com a Terra? Não. Na verdade, as marés fazem com que a velocidade de rotação da Terra diminua e a Lua se afaste dela. As marés são causadas pelo fato de várias partes da Terra serem 'puxadas' pela Lua com intensidades diferentes.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
À medida que a lua se aproxima da terra, a primeira coisa que notaríamos seria. uma mudança dramática nas marés. As cidades costeiras seriam consumidas pelos oceanos.
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre. O valor de sua velocidade é suficientemente grande para que ela permaneça em órbita acompanhando a curvatura da Terra.
Mas há um tempo a astronomia descobriu uma coisa: um fenômeno chamado recessão lunar. Em outras palavras, ele significa que a Lua está gradativamente se afastando da Terra. Segundo reportagem da BBC, o satélite se distancia de nós a cerca de 3,8 centímetros, ou 1,5 polegadas, por ano.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega. Por lá se chamava Selene, mas esse nome não pegou.
O que acontece com a Terra se a Lua for destruída?
"A Terra seria um mundo muito diferente se não tivesse uma Lua. A gravidade da Lua evita que nosso planeta balance demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima. A Lua também desempenha um papel importante na criação das marés oceânicas da Terra", conclui a agência espacial norte-americana.
Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra. Outra função que Lua exerce naturalmente é servir de escudo para nós. Muitos pequenos corpos celestes colidem com nosso satélite em vez de nos atingirem.
Dois, rotação da terra, a lua ajuda a estabilizar a rotação da terra, evitando que o planeta balance demais. Sua destruição poderia levar a mudanças. dos padrões climáticos e no clima, além do aumento da atividade sísmica. Em cinco mil anos, os polos mudariam tanto que estariam voltados para o.
A gravidade na Lua funciona do mesmo jeito que na Terra. Mas sua “força” é menor, porque o satélite natural é menor que o nosso planeta. É por isso que os astronautas quase flutuam na sua superfície. Responsável por definir o peso de um corpo, a gravidade é a força vertical e para baixo que nos mantém unidos à Terra.
Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.
A Lua não chegaria a impactar diretamente com a Terra devido ao limite de Roche: a força gravitacional exercida pela Terra sobre a Lua seria tão grande que a "despedaçaria". Fragmentos da Lua iriam então orbitar a Terra e, com o tempo, cair, bombardeando todo o planeta. Seria o fim.
Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.
Existem alguns vídeos publicados em diversos sites e redes sociais contendo animações que trazem a resposta para essa pergunta – que poderia até ser uma questão de prova. E todos são unânimes em dizer que caberiam cerca de 50 Luas dentro da Terra.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
Buraco lunar tem ao menos cem metros de profundidade e poderia proteger astronautas da radiação, das temperaturas extremas e do clima espacial. Os cientistas descobriram, pela primeira vez, uma caverna na Lua.
A atmosfera da Lua é tão rarefeita que pode praticamente ser considerada vácuo, sendo a sua massa total inferior a 10 toneladas. A pressão à superfície desta pequena massa é de cerca de 3 x 10−15 atm (0,3 nPa) e varia ao longo do dia lunar.
Embora a lua não tenha atmosfera, na verdade o lar de pequenas quantidades de oxigênio. E esse oxigênio. vem da atmosfera exterior do nosso planeta terra, que vai até a lua. E embora ferrugem tenha sido encontrada longe.
O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA na sigla em inglês) confirmou recentemente a presença de água na superfície lunar, concretamente na zona iluminada pelo sol.
Ainda segundo essa dinâmica, o impacto de um sumiço da Lua também seria sentido pelos animais e ecossistemas que dependem das marés para retirar matéria orgânica do fundo do mar. No entanto, para além do ambiente marinho, o problema seria observado também pelos terrestres, que poderiam entrar em extinção.