Veja a seguir: desligue o sistema para evitar choque elétrico; não use produtos abrasivos ou metálicos (arranhões no painel reduzirão a eficiência dos módulos), nem detergentes, pós abrasivos, soluções de limpeza ácidas, alcalinas ou corrosivas.
Desligue o sistema solar: Antes de qualquer trabalho de limpeza, desligue seu sistema solar fotovoltaico. Isso é importante para evitar choques elétricos e garantir sua segurança.
Qual o melhor horário para lavar as placas solares?
O ideal é que seja realizada de manhã cedinho, quando os painéis solares estão menos quentes. Isso evita não apenas acidentes, mas também, o choque térmico nas placas. A limpeza também pode ser feita no final da tarde.
Os manuais de diversas fabricantes, entre elas a JA Solar, a LONGi, a Jinko, a Risen e a Trina, recomendam que os painéis devem ser limpos anualmente, porém afirmam que em locais com muita poeira e poluição, a limpeza é recomendada a cada seis meses.
Na maioria das vezes, é possível limpar as placas solares apenas com água corrente. Caso haja acúmulo de resíduos mais difíceis de remover, vale ter cuidado com a escolha do produto usado durante o serviço.
Veja a seguir: desligue o sistema para evitar choque elétrico; não use produtos abrasivos ou metálicos (arranhões no painel reduzirão a eficiência dos módulos), nem detergentes, pós abrasivos, soluções de limpeza ácidas, alcalinas ou corrosivas.
Pelo menos uma vez ao ano é o ideal para limpar os painéis solares, porém em lugares em que os índices de chuva são muito escassos aconselha-se limpá-los de 6 em 6 meses.
Painéis solares que não passam por limpeza adequada da superfície e manutenção técnica podem sofrer queda de eficiência, impactando diretamente na economia que a energia solar pode gerar mensalmente na fatura de luz.
Quais produtos podem ser utilizados na limpeza de placas solares? No geral, a regra das fabricantes é que a limpeza das placas solares seja feita apenas com água limpa corrente, que deve ser jogada de cima para baixo, no sentido de inclinação das placas.
Limpeza Suave: A limpeza das placas solares deve ser feita com cuidado para evitar danos às células solares. Geralmente, água limpa e uma escova macia são suficientes para remover sujeira e detritos. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de detergente suave para remover manchas persistentes.
Pode usar detergente neutro para lavar placas solares?
Para sujeiras mais difíceis, pode-se usar uma esponja ou pano macio com detergente neutro, esfregando delicadamente. É importante evitar o uso de produtos abrasivos ou metálicos, pois estes podem danificar a superfície das placas .
O custo da manutenção do sistema fotovoltaico é de cerca de 0,5% ao ano em relação ao investimento inicial. Ao contratar profissionais para realizar a manutenção, o preço pode ir de R$350 (apenas limpeza das placas) até R$1500, dependendo dos serviços a serem prestados e de outros fatores variáveis.
O painel solar fica exposto aos eventos da natureza, como sol, chuva, granizo, raios, poeira e muito mais, há fatores que podem influenciar e danificar as placas, por isso, toda a manutenção e cuidado devem ser pensados e organizados.
Evite limpar as placas quando estiverem quentes ou sob forte luz solar direta, pois a água pode secar rapidamente e deixar manchas. Use água e sabão suave: Encha um balde com água limpa e adicione uma pequena quantidade de sabão suave ou detergente não abrasivo.
Os painéis solares são à prova d'água e podem suportar grandes quantidades de água devido à sua construção cuidadosa. Os sistemas de rack de painéis solares e os próprios painéis são mais do que duráveis o suficiente para resistir até mesmo às tempestades mais fortes sem sofrer danos.
A limpeza dos módulos solares deve ser feita anualmente ou a cada seis meses, dependendo das condições climáticas e atmosféricas do local. Áreas com menos chuvas ou alta poluição podem necessitar de limpezas mais frequentes para manter a eficiência dos painéis.
Além disso, se estiver ligada, os produtos químicos usados na limpeza podem danificar as células fotovoltaicas, reduzindo a eficiência, em alguns casos, permanentemente. Os riscos de trabalhar com uma placa solar ligada durante a limpeza incluem o choque elétrico, fatal em casos extremos.
Qual produto pode ser usado para lavar placa solar?
O Deoline Limpa Placa Solar – É ideal para a remoção da sujidade acumulada nos painéis solares. Desenvolvido com tensoativo biodegradável e fórmula não abrasiva, não mancha as placas e inibe a corrosão, permitindo uma limpeza eficiente e sem esforço.
O painel solar, por ficar diretamente exposto aos raios solares, fica muito quente, jogar água fria pode causar choque térmico e trincar o vidro da superfície, além disso, a limpeza sob a luz solar intensa pode causar manchas nos painéis.
Poluição, poeira, folhas e até mesmo “cocô-de-passarinho” contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares. O quão mais sujo, menos energia a placa fotovoltaica vai produzir.
Assim como qualquer instalação elétrica, o sistema solar fotovoltaico também está sujeito a falhas de equipamentos que podem ocasionar incêndios. A depender da distância que o raio cai, ele pode induzir uma corrente pelo solo ou até mesmo pela linha elétrica, colocando em risco tanto os painéis quanto as pessoas.
As substâncias petrolíferas podem ser removidas limpando a água misturada com álcool e raspando-a com uma escova. Se necessário, o módulo pode ser limpo com detergente de limpeza de vidro, juntamente com tecido-não-tecido ou limpadores de vidro.
A manutenção do sistema de energia solar consiste em um conjunto de ações que podem ser conduzidas para verificar se ele está funcionando corretamente ou para promover algum reparo que seja necessário. Geralmente, ela é feita buscando corrigir falhas apresentadas ou substituir peças que estejam com irregularidades.