Correu a ladeira de baixo a cima. O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso.
Cair com alguma rapidez nos seus propósitos. Exemplo: o Manel queria fazer um restaurante em Avelãs de Cima. Como não tinha dinheiro foi pedir um empréstimo ao banco. Mas o banco achou que não havia clientes suficientes em Avelãs de Cima, e lá "se foi tudo pela ladeira abaixo".
As duas palavras estão corretas e devem ser usadas de acordo com o contexto da frase. Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que expressam sentido de posição. Contudo, quando a palavra é escrita sem separação admite valor de advérbio de lugar, cujo sinônimo é de “embaixo”.
Ouça o texto abaixo! O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
Murilo Couto na Red Bull Ladeira Abaixo 2022 | The Noite (21/10/22)
É ladeira abaixo ou abaixo?
Observação: O termo "abaixo-assinado" leva hífen quando se trata da petição que reúne diversas assinaturas. Já a expressão "a baixo", é sinônima de "de baixo", "para baixo" ou "até embaixo" e antônima de "do alto" ou "de cima". Esse termo é formado pela preposição "a" mais o adjetivo "baixo".
Se o sujeito estiver no plural (as férias, as informações, as atividades), o verbo também deve ficar no plural (chegarem, seguem, encerraram-se). Da mesma forma, se o sujeito estiver no singular, o verbo deve acompanhá-lo e também ficar no singular: Segue a informação para a elaboração do relatório.
Abaixo-assinado é escrito com hífen quando se refere a documento assinado por várias pessoas. Plural: abaixo-assinados. Na reunião com representantes do setor produtivo, Anibal Diniz vai receber abaixo-assinado, que já conta com 10 mil assinaturas, favorável ao horário atual.
“Debaixo” e “embaixo” são sinônimos e indicam que algo ou alguém está sob algo ou alguém. A expressão “em baixo” indica o modo como algo acontece, apesar de “baixo”, nesse caso, ser um adjetivo e não um advérbio.
Qual é o correto: abaixou o preço ou baixou o preço?
BAIXAR e ABAIXAR são sinônimos, quando indicam "movimento para baixo" — só um detalhe: de acordo com a norma-padrão, "abaixar" só é usado como transitivo direto, e "baixar" pode ser usado como intransitivo ou transitivo direto.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima.
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
Escrito junto, o termo “abaixo” é um advérbio de lugar. Carrega o significado de posição inferior, como algo localizado em lugar menos elevado que outro, ou para algo em situação de menos importância. Sinônimo de “embaixo”, pode também ser usada como uma interjeição, via expressão de protesto.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
Qual a diferença? Obrigado. Segundo o Dicionário da Porto Editora, baixar significa «pôr baixo ou em baixo; fazer descer; arriar; apear; abater; diminuir; inclinar; fazer pender». O mesmo dicionário considera abaixar «tornar mais baixo; fazer descer; baixar; submeter; humilhar».
“Segue em anexo” ou “segue anexo”: qual o certo? As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é “segue anexo”, evitando o uso da preposição “em” na linguagem jurídica.