Em 3 de março de 2008, o Grupo Volkswagen anunciou a compra de participação acionária adicional na Scania que elevou os seus direitos de voto para 68,60%, passando desta forma a ser o acionista controlador da empresa.
A Volvo, fabricante sueca de caminhões pesados, anunciou ontem um acordo para comprar a sua maior rival, a Scania, do mesmo país, por US$ 7,5 bilhões. O negócio cria a segunda maior montadora de veículos pesados do mundo.
Na Europa Ocidental, o maior mercado mundial de automóveis, quase um a cada cinco carros novos são do Grupo Volkswagen. O grupo é formado por 12 marcas de países europeus: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.
Planeta Responde #39 - A Scania pertence ao Grupo Volkswagen
Quem comprou a Volkswagen?
A Volkswagen comprou quase 5% da fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng por US$ 700 milhões (R$ 3,3 bilhões) e fechou uma parceria estratégica para desenvolver dois novos modelos enquanto tenta reverter a queda nas vendas no maior mercado automotivo do mundo.
Hoje, a Volkswagen é parte do Volkswagen AG (Volkswagen Aktiengesellschaft), que inclui as marcas: Audi—antiga Auto Union/DKW—comprada da Daimler-Benz em 1964–1966; NSU Motorenwerke AG—comprada em 1969 pela divisão Audi.
A Volkswagen, maior montadora da Europa, acertou ontem a compra de 34% dos votos e 18,70% do capital da fabricante sueca de caminhões Scania. O negócio é avaliado em US$ 1,6 bilhão. Segundo analistas, o acordo permite à montadora alemã concretizar o antigo projeto de entrar no mercado de veículos pesados.
A Scania Latin America está localizada em São Bernardo do Campo, com uma área de cerca de 400mil m², e é a única planta fora da matriz a produzir o produto completo.
16 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura. A venda de caminhões em janeiro começou bem para a Scania. Afinal, a marca é a que tem mais representantes entre os 10 mais vendidos, com quatro modelos.
A Amaggi, maior empresa brasileira de grãos e fibras, anunciou a compra de 350 novos caminhões da Scania. Os veículos são do modelo 500 R 6×4 Super e serão entregues a partir de maio de 2024.
O nome Scania veio do antigo nome latino da província de Skane e o símbolo do Grifo foi emprestado do brasão da região do século 15. Aliás, segundo escritos, trata-se de um mítico animal de quatro patas e cauda de leão, cabeça e asas de águia, que teve origem 3 mil anos antes de Cristo.
Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.
Atualmente, a Volkswagen faz parte do conglomerado cujas ações são divididas entre a Porsche (quase 51% de participação), o governo do estado da Baixa Saxônia (20%), um fundo estatal de investimentos do Catar (17%), entre outras empresas e acionistas.
A empresa é de propriedade do Grupo Volkswagen, cujo controle acionário pertence à Porsche SE. A linha atual da Porsche inclui o 718, 911, Panamera, Macan, Cayenne e Taycan.
A Toyota Motor manteve pelo quarto ano consecutivo a coroa de maior montadora do mundo após recorde de vendas anuais de 11,2 milhões de veículos em 2023. A montadora japonesa teve alta de 7,2% nas vendas globais no ano passado, incluindo a fabricante de microcarros Daihatsu e a unidade de caminhões Hino Motors.
A empresa é dona ainda das marcas Daihatsu, Hino e Lexus. A Toyota Motor Corporation também possui participação significativa na Subaru, Mazda e Isuzu, além de contar com acordos de joint-venture na China com os fabricantes locais GAC e FAW. Vamos contar agora um pouco da história das quatro marcas Toyota.
Volvo Cars Corporation ou Volvo Cars – fabricante de automóveis de propriedade do Zhejiang Geely Holding Group, anteriormente pertencente à Ford Motor Company.
A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, anunciou nesta quarta-feira, 6, o investimento de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030 para a América do Sul. Com o aporte, ela promete o lançamento de 40 novos modelos no mercado, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias “Bio-Hybrid”.