Em quais situações o cidadão pode procurar a Ouvidoria do SUS?

- Quando o usuário presenciou irregularidades ou indícios de irregularidades no atendimento de uma entidade pública ou privada de saúde. Por exemplo: Cobrança de procedimento, negligência médica, entre outros; - Casos de mau atendimento, insatisfação em relação aos serviços de saúde.
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Qual a atuação da Ouvidoria na Saúde pública?

Promover e apoiar a promoção da transparência, do acesso a informação e da participação social. Estimular e promover a avaliação dos serviços públicos prestados pelo SUS.
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O que posso reclamar na Ouvidoria?

O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
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Como acionar a Ouvidoria do SUS?

Fale com a Ouvidoria
  1. Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
  2. Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita - 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo.
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Quais são os cinco tipos de manifestação tratadas na Ouvidoria?

Ouvidoria - Tipos de Manifestação
  • Sugestão. Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal.
  • Elogio. Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
  • Solicitação. ...
  • Reclamação. ...
  • Denúncia.
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Reclamar com a ouvidoria do SUS funciona?

Quais seriam as ações da ouvidoria?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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Qual dos casos não é tratado pela ouvidoria?

Portanto, não serão tratados casos de competência municipal, federal ou dos Poderes Legislativo e Judiciário, ou ainda de outros Estados, por exemplo.
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O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
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Quais os públicos são atendidos pela Ouvidoria?

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
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Quando um usuário do SUS e mal atendido a quem ele pode recorrer?

Se você foi mal atendido, é um direito seu denunciar! Você pode ligar tanto para a ouvidoria do SUS, discando 136, como para o disque denúncia, discando 100. Relate o que aconteceu nessas ligações e elas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.
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Quando recorrer à Ouvidoria?

Todos os clientes poderão recorrer à Ouvidoria sempre que suas necessidades não tenham sido atendidas ou que não tenham se sentido satisfeitos com a solução apresentada nos canais de primeira instância.
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Qual função Ouvidoria?

Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.
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O que falar em uma Ouvidoria?

A ouvidoria é a última instância de atendimento. Ela não é usada para tirar dúvidas ou resolver problemas pontuais. Em geral, é um canal para solução de problemas de nível mais alto e conflitos constantes que geram problemas para os clientes de maneira mais coletiva do que individual.
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Qual a Lei que regulamenta a Ouvidoria do SUS?

- Portaria 166/2021 - Estabelece a estrutura da Rede de Ouvidoria dos SUS da Cidade de São Paulo e seus macroprocessos de trabalho, os procedimentos de acesso à informação no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde e dá outras providências. - Portaria 1878/16 - Determina que os ouvidores devem ser designados.
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Quais são as regras básicas de atuação da Ouvidoria?

O exercício da atividade de Ouvidoria deve estar pautado pelos princípios básicos da transparência, imparcialidade, senso crítico e discrição em defesa dos interesses do cidadão, observando-se as normas e os regulamentos que possibilitam o equilíbrio nas relações de consumo de produtos e serviços e, ainda, garantindo ...
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Quem é o Ouvidor-geral do SUS?

O Ouvidor do SUS é um servidor com perfil técnico-político, com competências e habilidades pessoais e comportamentais que envolvam capacidade de liderança, de articulação, de coordenação, entre outras.
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Qual é a missão da Ouvidoria?

Seu papel institucional é zelar pelo direito à manifestação e à informação do cidadão.
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Como fazer uma denúncia na Ouvidoria do SUS?

Telefônico: Central SP156. Presencial: Ouvidorias das Supervisões Técnicas de Saúde e Ouvidorias dos Hospitais Municipais - clique aqui para ver os endereços (link direciona para portal externo).
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O que denunciar na Ouvidoria?

Fale com a Ouvidoria Geral do Município
  • Denunciar assédio sexual - Acesse.
  • Denunciar assédio moral - Acesse.
  • Denunciar conduta inadequada de funcionário(a) público(a) - Acesse.
  • Denunciar ilegalidade na gestão pública - Acesse.
  • Denunciar irregularidade na contratação e/ou gestão de serviço público - Acesse.
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Quando acionar a Ouvidoria?

Uma reclamação pode ser feita quando um pedido não é atendido ou a solução apresentada é considerada insatisfatória pelo demandante. Deve ser registrada pelos canais tradicionais de atendimento, como o Fale Conosco do site ou Central 0800.
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Quais os tipos de manifestações a Ouvidoria recebe?

Tipos de Manifestações
  • RECLAMAÇÃO. Manifestação de desagrado, uma queixa ou crítica sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou do servidor público, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.
  • DENÚNCIA. ...
  • ELOGIO. ...
  • SUGESTÃO. ...
  • INFORMAÇÃO.
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Quanto tempo a Ouvidoria tem para resolver?

No mesmo período de 2022, o tempo médio foi de 8,3 dias, ou seja, houve uma redução de 15,6% no tempo de resposta. O prazo legal é de 30 dias a contar do recebimento da manifestação. “O tempo de resposta é um dos indicadores que medimos para avaliar o desempenho da ouvidoria.
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Quais ações o cidadão pode realizar nos canais de ouvidoria?

É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos.
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O que compete à ouvidoria?

Cabe à ouvidoria prestar atendimento de última instância às demandas do público que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário, assim considerados o atendimento habitual realizado nos pontos ou canais de atendimento iniciais, incluídos os correspondentes no país e o Serviço de Atendimento ao ...
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Qual a principal atribuição da ouvidoria?

A rede de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual tem como atribuições, dentro do princípio de Ouvidoria Pública, a recepção, tratamento e fornecimento de resposta ao cidadão e a sociedade em relação aos registros das denúncias, reclamações, solicitações, elogios, sugestões e informações realizadas junto aos canais de ...
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