Em qual era surgiu o conceito dos 4 Ps do marketing?
Entretanto, foi em 1960,que Jerome E. McCarthy (1978), na primeira edição do seu livro Basic Marketing: a managerial approach, apresentou uma estrutura inovadora, usando a classificação do marketing mix, que ele chamou de 4Ps, popularizando produto, praça, promoção e preço, como os seus quatro elementos.
São eles: preço, praça, produto e promoção. Cada um desses fatores possui desdobramentos profundos e que devem ser analisados, tendo por intuito o sucesso do empreendimento. Nos tópicos seguintes, explicamos detalhadamente o assunto. Apresentamos a relevância, os 4 Ps do marketing e como adotá-los ao longo do trabalho.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.
Qual o conceito dos 4Ps e de que forma ele auxilia na construção da estratégia de marketing da empresa?
Os 4 Ps do Marketing representam os quatro pilares de uma estratégia — Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
Podemos dizer que o Marketing Digital surgiu com a popularização da Internet por volta da década de 1990. No início — período que ficou conhecido como Web 1.0 —, existiam poucos sites e eles eram muito diferentes do que são hoje.
Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
O Mix de Marketing é uma técnica que serve para influenciar o público a consumir um produto, serviço ou proposta de uma determinada marca. O conceito surgiu na década de 1960, a partir da definição dos 4Ps do Marketing – os quatro pilares que iriam desenvolver a técnica.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
O conceito de mix de marketing está ligado aos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Ele foi difundido por Philip Kotler, que afirma que esses 4 pilares são essenciais para qualquer estratégia de marketing. E se essas peças não estiverem bem encaixadas, o seu castelo de cartas pode desmoronar.
Para colocar em prática os 4 Ps do marketing, você precisa estudar e detalhar cada um de seus elementos com atenção. Portanto, defina o seu produto, praça e preço. Em seguida, parta para a criação da promoção. Com todos os itens claros em seu planejamento, ficará mais fácil colocar o conceito em prática.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Philip Kotler, um dos autores mais influentes do assunto Marketing, defende que existem 4 fases principais do marketing que são: pesquisa de mercado, planejamento de produtos, comunicação de marketing e vendas.
Como era o marketing em 1970? Havia mais atenção para itens como preço e qualidade dos produtos. O marketing deixou de ser uma opção e passou a ser essencial para a sobrevivência. Nessa década surgiram definições de público-alvo e segmentação de mercado.
Qual o fato histórico que marcou o início do marketing no Brasil?
Quando a pioneira Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, introduziu o conceito de marketing, o fez, segundo o professor Dílson Gabriel dos Santos, aportuguesando a expressão para “mercadologia”, fato que logo foi acompanhado pela Faculdade de Economia e ...
Aproveitando-se dessa expressão, outro professor de Harvard, chamado Neil Borden, colega de Culliton, desenvolveu em 1949 o conceito de “Marketing Mix” ou Composto de Marketing.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Como surgiu o Marketing Digital? O Marketing Digital surgiu quando grandes empresas aderiram ao universo digital, como Amazon, Yahoo! e o próprio Google, além de outros novos meios de comunicação que nasceram com grande força na web, como o blog, sites, e-mail, entre outros.
O marketing no Brasil teve início na década de 1950. Esse momento histórico foi marcado pelo processo de industrialização e mudanças tecnológicas profundas durante o governo de Juscelino Kubistchek. A televisão chegou ao país promovendo uma verdadeira revolução.